Objetivo do evento foi de chamar a atenção dos participantes para a saúde do homem/Texto de Paulo Sava, com reportagem de Rodrigo Fernando Kowaski
A cooperativa de crédito Sicredi Centro Sul promoveu palestras alusivas à campanha “Novembro Azul” na última quinta-feira, 22, em Prudentópolis. O objetivo do evento foi de chamar a atenção do público para os cuidados com a saúde do homem, tema central da campanha.
O evento, que está em sua 8ª edição, contou com a participação do ator Marcos Zanchetta e do médico e apresentador de televisão Jairo Bauer, que apresentaram palestras motivacionais para cerca de 400 pessoas. Em entrevista ao repórter Rodrigo Fernando Kowaski, o gerente da agência centro de Irati, Emerson de Lara, falou sobre a importância deste evento, que vem sendo realizado há vários anos pela cooperativa.
“Além da motivação, procuramos trazer a conscientização para os participantes, que vem de cidades do Paraná e Santa Catarina, onde a nossa regional tem a área de atuação. São associados e não associados, para os homens terem um dia e um momento para reflexão com estas palestras motivacionais, importantes para a saúde masculina, tanto física quanto emocional. É um momento bem descontraído e muito bacana que já é realizado há vários anos pela nossa cooperativa”, frisou.
Santo Capellari, presidente da Cooperativa Sicredi Centro Sul, exaltou que os eventos, que vêm sendo realizados há aproximadamente 10 anos, visam atender as pessoas dentro e fora das agências, através do envolvimento com a comunidade onde a cooperativa está inserida. Entre os trabalhos realizados, estão serviços ligados à educação financeira, o “Dia C”, que é o dia do voluntariado, de ajudar pessoas e participar de jantares e almoços. Além disso, existe o programa “A união faz a vida”, presente em 13 municípios, e é voltado para a educação.
Na área da saúde, a exemplo da campanha “Outubro Rosa”, que trata sobre a saúde da mulher, as palestras alusivas ao “Novembro Azul” reúnem associados e não-associados para falar sobre a saúde do homem, ressaltou Santo Capellari. “Outubro é o mês em que trabalhamos a prevenção do câncer de mama, e no Novembro Azul, trabalhamos a prevenção e os cuidados para que os homens possam se cuidar e não terem problemas com a próstata. Dentro desta linha, criamos estes movimentos aqui no Paraná e no Rio de Janeiro também, e com isso temos a oportunidade de repassarmos boas informações para que as pessoas e, no caso, os homens, possam estar se cuidando”, frisou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Resistência – O médico Jairo Bauer retornou a Prudentópolis na última semana para falar sobre a saúde do homem e a prevenção ao câncer de próstata. Ele exaltou a parceria com a cooperativa para falar sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar, mesmo que a maioria dos homens tenham uma certa resistência em se cuidar e procurar atendimento médico preventivo.
“Nós, homens, temos uma dificuldade e uma resistência em cuidar da saúde, mas cada vez mais as evidências e as pesquisas mostram a importância do cuidado e de estar atento à nossa saúde e qualidade de vida. Então, é fundamental que nos cuidemos. Novembro Azul é mês de cuidado com a saúde do homem, prevenção, e é importante vencermos preconceitos, estigmas e tabus conosco mesmos e com a nossa saúde, para podermos nos cuidar para vivermos mais e melhor”, destacou.
Palestra lúdica – Em entrevista à Najuá, o ator e palestrante Marcos Zanchetta destacou que seu trabalho é realizado em um formato totalmente lúdico, voltado para uma conversa séria sobre a questão da saúde. “Então, através de analogias e de ações com a mágica, conseguimos levar o conteúdo e a informação de uma forma muito simples, para que as pessoas não somente entendam, mas se sintam parte deste movimento tão importante que é o Novembro Azul”, pontuou.
Zanchetta, que também atua como mágico, diz que sua atuação nesta área tem muita semelhança com a vida das pessoas. “Semelhança porque, afinal de contas, somos protagonistas deste grande palco, que é a saúde. Ser protagonista e mágico é cuidar da saúde, porque um pequeno detalhe pode transformar e faz a diferença. Então, trazemos insights através destas metáforas, mostrando que todos nós realmente podemos encantar e fazer algo diferente através da nossa saúde, pois são pequenos detalhes que fazem a diferença”, frisou.
Novas agências – A cooperativa Sicredi Centro Sul, que tem 30 agências no Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, deve inaugurar novas agências na região e no estado fluminense em 2024, segundo Santo Capellari.
“Aqui em Prudentópolis mesmo, vamos inaugurar a terceira agência na Rua Osório Guimarães, estamos trabalhando em Irati também para termos a terceira agência. Temos municípios aqui no Paraná que ainda não têm e vamos abrir agências no ano que vem, em Paula Freitas e General Carneiro. No Rio de Janeiro, estamos trabalhando em quatro municípios para que, no segundo semestre do ano que vem, possamos ter agências do Sicredi nestes locais também”, finalizou.