Presidente da Câmara deve permanecer afastado do cargo enquanto durar o período de tratamento contra a doença/Paulo Sava
O presidente da Câmara de Irati, José Ronaldo Ferreira, o Ronaldão (PSDB) foi diagnosticado novamente com câncer no estômago nesta semana. Por este motivo, durante a sessão da última terça-feira, 21, ele solicitou afastamento do cargo para fazer tratamento contra a doença.
“A partir de amanhã (quarta-feira, 22), eu vou me dedicar 100% ao tratamento de saúde. Ontem (segunda-feira, 20), eu estive no Erasto e recebi a notícia do médico de que o câncer de estômago voltou com vontade. Isto que são os sintomas que estão acontecendo, ele voltou com pressão. Eu vou me internar no dia 29, próxima quarta-feira, é caso de emergência, e operar na quinta-feira, 30. Vai ser retirado 100% do estômago, vamos ter que viver assim, mas é minha luta e minha cruz que estou carregando sem me queixar. A minha fé vai me salvar”, afirmou.
Com o afastamento de Ronaldão, o vice-presidente João Henrique Sabag Duarte assume a presidência da Câmara a partir da próxima sessão, que será na terça-feira, 28. Durante seu discurso, Ronaldão solicitou que os vereadores assumam o compromisso de representar a Câmara nos diversos eventos do município, como a 43ª Festa do Pêssego e a programação natalina, entre outros.
“Fica na mão de vocês, o doutor João vai assumir a presidência e conduzir as sessões. Vocês vão se dividindo em representar a Câmara. Vemos que em toda sessão tem uma porção de convites. Quero fazer este pedido que vocês não deixem de participar dos compromissos, vão, alguém de vocês nos represente. Pode ser o doutor João como presidente ou qualquer um, que vocês entrem em acordo no grupo e nos representem. É bonito quando você vê qualquer evento que tiver e tem um representante do Legislativo”, frisou.
Os próprios médicos do hospital Erasto Gaertner solicitaram que o vereador se afastasse para fazer a 5ª cirurgia e cuidar da saúde. “Vim até onde eu pude, não tem mais condições. Os próprios médicos me falaram para fazer a cirurgia e me recuperar. Vou entrar em uma nova fase da minha vida: para quem gostava tanto de comer, agora vai ser muito pouquinho, isto correndo tudo bem. A situação é bastante delicada, vai ser uma luta doída, mas vai ser a 5ª cirurgia e vamos enfrentá-la de cabeça erguida”, comentou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
O presidente da Câmara disse estar consciente sobre o que pode acontecer com ele durante a cirurgia, que será muito delicada, e aproveitou para pedir perdão por eventuais erros que tenha cometido.
“Todos nós teremos um fim, este mundo não é nosso, mas é um mundo emprestado no qual vivemos. Estou muito consciente sobre o que pode acontecer comigo, por isso eu peço perdão a algum de vocês porque posso ter errado, pois a situação é muito delicada. Vamos firmes, como sempre entramos no centro cirúrgico, sorrindo, calmo, pressão boa, com todos os médicos, médicas e enfermeiros e com nosso pai celestial guiando a mão deles para que dê tudo certo”, solicitou.
Prestação de contas – Ronaldão apresentou a prestação de contas da partilha de 50% do seu subsídio com diversas instituições do município. No total, em três anos, foram destinados próximo de R$ 96 mil, contando com o mês de dezembro de 2023. “Adiantei fechando porque sei que a minha situação é delicada e não sei o que vou enfrentar pela frente”, desabafou.