Vacinação contra gripe será realizada nas unidades de saúde do município e numa tenda no Parque Aquático. Já imunização contra Covid-19 será no pavilhão João Wasilewski
Até a manhã desta quinta-feira, município de Irati havia aplicado 11.234 vacinas contra o coronavírus. Foto: Divulgação |
Na segunda etapa do cronograma de vacinação podem ser imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos ou mais e professores ativos até 54 anos. No Parque Aquático, haverá tendas montadas ao lado do pavilhão de exposições João Wasilewski. Com isso, as pessoas recebem a vacina dentro dos carros, ou seja, no sistema drive-thru.
Também no sábado, 15, haverá vacinação contra o coronavírus no pavilhão do Parque Aquático. Podem receber a primeira dose do imunizante, os trabalhadores da educação do Ensino Básico (Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que estejam vinculados a uma escola, ou seja, os que têm contato direto com os alunos) com idade de 58 e 59 anos. Irati recebeu 175 doses para atender esse público.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica ressalta que a quantidade de pessoas que devem ser vacinadas neste grupo de profissionais é superior ao número de doses recebidas. Por isso, a vacinação será aberta para outras idades a medida que novas doses chegarem. No sábado, 15, também será aplicada a primeira dose da vacina contra o coronavírus em pessoas com 60 anos ou mais que ainda não foram imunizadas, em iratienses com deficiência permanente cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), que constam na lista fornecida pela Secretaria de Assistência Social, pessoas com Síndrome de Down, doença renal crônica em diálise e que tenham comorbidades entre 55 e 59 anos completos.
A secretaria de Saúde de Irati solicita que as pessoas que forem aos locais de vacinação levem a carteirinha de vacina e documento (CPF e RG). As outras recomendações são:
– Não estar com sintomas gripais;
– Pessoas que tiveram coronavírus podem ser vacinadas somente 30 dias após o início dos sintomas;
– Contatos próximos a pessoa com Covid-19- a pessoa deve aguardar 14 dias, a contar do último contato (se for contato fora da residência) ou 14 dias, a contar da data do início dos sintomas quando reside na mesma casa.
– Intervalo mínimo entre a vacina da Covid-19 com qualquer outra vacina, inclusive da gripe, é de 14 dias (antes e depois).