Dia D de Vacinação: Postos de saúde da região atenderão no sábado

19 de outubro de 2023 às 19h58m

Campanha de vacinação do estado do Paraná busca aumentar os índices de imunização. Confira os postos de saúde que estarão abertos no sábado (21) na região/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava

Em entrevista à Najuá, a responsável pelo setor de vacinação da 4ª Regional de Saúde, Paola de Moraes, e a chefe da 4ª Regional, Larissa Mazepa, comentaram sobre as ações que serão realizadas em Irati e região durante o Dia D no sábado. Foto: Paulo Sava

Os postos de saúde em todo o Paraná estarão abertos no sábado (21) para que as pessoas possam ter a oportunidade de colocar em dia a sua vacinação. O Dia D de Vacinação faz parte de uma campanha que busca aumentar os índices de vacinação no estado.

O objetivo da campanha estadual é alcançar 80 mil crianças e adolescentes, de 0 anos a 15 anos. Na região, a meta é vacinar cerca de 8 mil a 10 mil crianças e adolescentes. Porém, a campanha também quer atingir um público adulto. “Nós estamos focando de zero a 15 anos. Porém, todas as pessoas podem se vacinar. É a primeira campanha aonde todas as faixas etárias podem estar se vacinando, com aquilo que ela precisa logicamente. Leva a sua carteirinha, vê com a pessoa responsável quais são as vacinas que você ainda precisa tomar, precisa tomar mais alguma outra coisa, que lá para frente vai fazer falta para você. Você já pode estar pondo em dia e pode fazer com que a sua carteirinha fique em dia, mas principalmente, fazer com que a sua saúde fique em dia”, explica a chefe da 4ª Regional de Saúde, a médica Larissa Mazepa.

Com a campanha, o estado busca ampliar a vacinação no Paraná. De acordo com chefe da 4ª Regional de Saúde, as doenças erradicadas estão voltando por causa dos índices de vacinação baixos. “Estamos tendo uma baixa muito grande de adesão às vacinas e, com isso, infelizmente, doenças que nós não ouvíamos mais falar, estão voltando à nossa população e o pior, ceifando a vida de pessoas da nossa população, de crianças da nossa população. Existiu um movimento contra a vacina, que infelizmente foi um movimento político, porque A ou B não queriam que a vacina fosse realidade ou não. Porém, hoje nós estamos todos de um mesmo lado. Do lado da saúde, da população”, disse.

O sarampo é uma das doenças que voltou após ser erradicada. “Por conta desse movimento antivacina, infelizmente, nós tivermos vários casos de sarampo na nossa região, em todo o Paraná e também em algumas regiões do Brasil. O sarampo era uma doença erradicada há muitos anos que, infelizmente, veio novamente para o Brasil, depois que as mães deixaram de vacinar os seus filhos por causa desse movimento. A partir de agora, temos que fazer um movimento, todos juntos, para erradicar novamente essa e muitas outras doenças como, por exemplo, a varicela, que podemos erradicar com a vacina”, conta.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Na região, a vacinação da varicela estará disponível apenas até sexta-feira. A chefe da 4ª Regional de saúde alerta para que as pessoas se vacinem ainda nesta semana, já que até o fim do ano irá diminuir a quantidade de doses disponíveis nos postos de saúde. “Tivemos uma baixa em algumas vacinas, que não estavam totalmente prontas. O Ministério da Saúde tirou de circulação e, com isso, acaba tirando muitas vacinas de circulação. Nós vamos ter vacinação contra varicela no mês de outubro, novembro e dezembro, uma quantidade de 500 mil doses para o Brasil. Nós estamos ainda tendo algumas doses nas nossas unidades de saúde, que vencem até sexta-feira. A população que precisa tomar vacina da varicela, as crianças que precisam, as mães olhem as cadernetas. Vamos estar aplicando a vacina da varicela até na sexta-feira”, explica.

As demais vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde com salas de vacinação. Além da vacina contra o Covid-19, estão disponíveis as vacinas de BCG, Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente, Pneumo 10, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP-Gotinha), vacina do rotavírus, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP (difteria, tétano e coqueluche), HPV, DT Adulta (difteria e tétano), dTpa (Vacina Tríplice Bacteriana Acelular Adulto) e Meningocócica ACWY.

Na região, os municípios farão programações especiais durante todo o sábado com distribuição de doces para as crianças. Segundo a responsável pelo setor de vacinação da 4ª Regional de Saúde, Paola de Moraes, o Governo Federal repassou recursos para o treinamento dos profissionais e aquisição de doces. “Houve um repasse de verba do Governo Federal que fizemos um microplanejamento. Sentou todos os municípios para conversar e planejou. Fizemos uma fase em Curitiba, fizemos outra fase em Guarapuava e isso veio um valor para que eles pudessem usar, não só para comprar pipoca e pirulito, mas que pudesse capacitar as nossas equipes para que elas tivessem essa vacinação segura, com qualidade, um atendimento muito bom para a população”, conta.

A campanha continua até o dia 28 de outubro nos postos de saúde. “Serão 15 dias de campanha, mas as vacinas estarão disponíveis após esse período também. Nós temos as duas semanas como uma forma de incentivo, principalmente o Dia D, para que possamos abrir a unidade fora do horário que as pessoas estão trabalhando, para que elas tenham acesso à unidade no sábado e vão, bem tranquilamente, levar suas crianças para vacinar”, explica Paola.

Confira os postos de saúde que estarão abertos no sábado (21):
Fernandes Pinheiro

Postos de saúde: Sede e Angaí
Horário de atendimento: 9 até às 16 h. No posto do Angaí, se não houver procura, atendimento pode ser finalizado até às 13 horas.
Programação: Distribuição de doces, pirulitos e bala.
Guamiranga
Postos de saúde: Todas as unidades terão atendimento, exceto a unidade da comunidade do Tigre que estará fechada.
Horário de atendimento: 8 às 16 h.
Programação: Pirulito e balões para crianças.
Imbituva
Postos de saúde: Todas as unidades estarão abertas, inclusive as do interior.
Programação: Pirulito e balas.
Inácio Martins
Postos de saúde: Na cidade, todas as unidades estarão abertas. No interior, as unidades do Góes Artigas e Santa Rita estarão abertas.
Horário de atendimento: 8 às 17 h.
Programação: Doces, pipocas, algodão-doce serão distribuídos para as crianças.
Irati
Postos de saúde: Os atendimentos do posto de saúde da Vila São João estão sendo feitos na unidade do François Abib, até o fim da reforma. Ainda estarão abertas as unidades de Rio Bonito, Adhemar Vieira de Araújo (na entrada da cidade), do bairro Lagoa, Alto da Lagoa, Guamirim, Pirapó, Gonçalves Júnior, Engenheiro Gutierrez, Riozinho e Pinho de Baixo.
Horário de atendimento: 8 às 17 h.
Programação: Distribuição de doces.
Mallet
Postos de saúde: Todas as unidades estarão abertas.
Horário de atendimento: 8 às 17 h.
Programação: Haverá brinquedos para as crianças como pula-pula e distribuição de pirulito. Evento terá programação do Outubro Rosa, com disponibilização de consulta médica, coleta de preventivo, solicitação e agendamento de mamografia, solicitação de exames de rotina e preventivos, eletrocardiograma, planejamento familiar, testes rápidos para Doença Sexualmente Transmissíveis (DSTs), verificação da situação vacinal, marcadores de consumo alimentar, orientação de promoção e prevenção.
Rebouças
Postos de saúde: Todas as unidades estarão abertas. As quatro unidades centrais estarão centralizadas e uma no interior.
Horário de atendimento: 8 às 16 h.
Programação: Haverá pipoca, pirulito, balas e quem tomar vacinas vai ganhar um ticket para passear de trenzinho.
Rio Azul
Postos de saúde: Todas as unidades estarão abertas pela manhã. Após o meio-dia, estarão abertas apenas as que estão na cidade.
Horário de atendimento: Até o meio-dia. Na cidade, o atendimento vai até à tarde.
Programação: Distribuição de pipocas e doce.
Teixeira Soares
Postos de saúde: Todas as unidades estarão abertas.
Horário de atendimento: 8 às 16 h.
Programação: Distribuição de balas e pirulitos.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.