Colégio João XXIII está com inscrições abertas para cursos técnicos

18 de outubro de 2023 às 22h22m

Esta é a última semana para se inscrever para os cursos técnicos de enfermagem, estética e administração; Prazo final é dia 23 de outubro/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava

Da esquerda para direita: Ernani Pedro de Ramos (diretor) e os professores do Colégio João XXIII, Rosicleia Oliveira (Cléia), Ninfa Voigt, Bruna Sydor e Fabiana de Godoy Rocha. Foto: Paulo Sava

Termina na próxima segunda-feira (23) o prazo para as inscrições nos cursos técnicos do Colégio João XXIII, em Irati. Há vagas para os cursos de enfermagem, estética e administração. As aulas iniciam em fevereiro de 2024.

O curso de administração é o único que ocorre junto com o Ensino Médio, com aulas de manhã. Para cursar, é preciso que o aluno tenha terminado o Ensino Fundamental e curse o Ensino Médio. “Esse curso é integrado ao Ensino Médio. É para os alunos que irão concluir esse ano, o nono ano. Nessa modalidade, o aluno faz o Ensino Médio e o curso técnico ao mesmo tempo. Eles vão ter as disciplinas do Ensino Médio regular de forma integrada juntamente com a parte técnica”, explica a coordenadora do curso de administração, Rosicleia Oliveira (Cléia).

O curso possibilita que o aluno saia da escola já com uma profissão. “É para quem procura um crescimento profissional. O estudante se forma com uma qualificação a mais e isso vai trazer muitos benefícios como qualificação, capacitação, a mais em seu currículo. Isso é importantíssimo nos dias de hoje, onde o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo. O curso também oferece muitas oportunidades de estágio remunerado. É um curso totalmente gratuito, podendo atuar tanto em empresas públicas e privadas”, conta a coordenadora.

A duração do curso de Administração é de três anos, como o Ensino Médio. As disciplinas incluem teoria e prática. “Nós temos também a nossa parte técnica. Nós temos a disciplina que é a teoria geral da administração, a parte de contabilidade, a área financeira. Importante para quem vai atuar na área e até mesmo para o seu pessoal. Acaba vendo o quanto que você tem de dinheiro, quanto que você recebe, a verba que tem a tua família no mês para você não ultrapassar, as suas finanças, guardar um dinheirinho, já pensar numa poupança futuramente, para poder investir. Temos a área de RH, recursos humanos”, explica Cléia.

O curso ainda inclui formação com workshops e palestras sobre entrevistas, currículos, educação financeira, empreendedorismo e outros assuntos da área administrativa.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Já o curso de estética é voltado para quem já terminou o Ensino Médio. As aulas acontecem no período noturno. Neste curso, o aluno também recebe orientações de como montar o próprio negócio. “Nossas ex-alunas já tem seu negócio próprio, já tem uma clínica de estética, já estão atuando na área. Hoje voltam para compartilhar um pouco, tanto do ganho financeiro, quanto do seu dia a dia, trabalhando na área da estética e demonstrando como é uma área extremamente lucrativa, como tem mercado de trabalho para todos, e refutando também a questão, que o pessoal fica com um pouco de medo de sair do emprego fixo, empreender na área, então demonstrando que a estética abre essa possibilidade”, conta a coordenadora do curso de estética, Bruna Sydor.

Durante o curso, o aluno aprende diversos procedimentos estéticos. “Nós temos diversas disciplinas direcionadas tanto para a área da estética, como para a parte de fisiologia, anatomia, mas frisando técnicas faciais, onde aprendemos a limpeza de pele, peeling facial, tratamentos, rejuvenescimento, clareamento de pele. Temos a matéria corporal, com técnicas corporais, modeladora, drenagem linfática, protocolos de emagrecimento, redução de celulite. Temos a parte de massoterapia, que entra mais para parte terapêutica. Temos também a parte de elétron, que é uma matéria extremamente legal, onde vemos aparelhos da atualidade, depilação a laser e frisamos que tentamos na ementa sempre trazer o que de fato tem um retorno financeiro positivo para as alunas”, explica Bruna.

O curso de técnico em enfermagem também é voltado para quem já concluiu o Ensino Médio e tem aulas à noite. A coordenadora do curso de enfermagem, Ninfa Voigt, explica que o curso é uma oportunidade para ter uma formação na área de saúde. “Eles conseguem uma profissão dentro da área técnica, porque muitos dos nossos alunos são aqueles alunos que não conseguem entrar numa graduação de enfermagem. Esse curso traz uma condição para conseguir trabalhar como técnico em enfermagem, uma profissão dentro da área de saúde”, conta.

Todos alunos acima de 18 anos podem se matricular no curso, que também recebe inscrições de pessoas mais velhas. “Nós temos todos os alunos acima de 18 anos e até 50 anos, nós temos alunos procurando para fazer a inscrição e fazer o curso. O curso tem duração de dois anos. Desde o início, no primeiro semestre, eles também, juntamente com a teoria, já seguem com o estágio. São quatro semestres. Hoje nós temos, turmas do primeiro, segundo e terceiro semestre fazendo o curso, de duração de dois anos, que dá em torno de 130 alunos. A maioria deles já estão trabalhando, na área da saúde, como estagiários remunerados”, explica Ninfa.

Os alunos podem ser efetivados logo após o término do curso. “O mais importante disso tudo que a maioria deles, quem vai para o estágio remunerado, já em seguida do término do curso, já são contratados como técnicos em enfermagem. Essa é uma vantagem que eles têm, além de serem estagiários remunerados, posteriormente serem técnicos contratados pelas instituições, tanto no Santa Casa, como nos laboratórios. Os que estão na área da secretaria de saúde, a maioria deles vão também para um concurso público e como sabemos, a maioria deles sempre ficam em boa classificação, alguns até em primeiro lugar”, disse a coordenadora do curso de enfermagem.

Durante o curso, o aluno adquire uma formação em várias áreas da saúde. “Nós temos várias disciplinas. No primeiro estágio, já entra como a disciplina de introdução à enfermagem, que vai dar todo o esboço que o aluno precisa para todos os dois anos de curso. Temos as disciplinas de criança e adolescente, saúde da mulher, urgência e emergência, a disciplina de UTI. Todas essas disciplinas são disciplinas que também tem os estágios junto com a teoria”, conta.

As inscrições para os cursos são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente no Colégio João XXIII, durante os períodos da manhã e da tarde. No caso de menores de idade, é preciso que os pais ou responsáveis façam a inscrição.

O diretor Ernani Pedro de Ramos conta que as inscrições são abertas para alunos de toda a região. “Nós temos alunos de toda a região. Não são apenas alunos de Irati. Em torno de 50% dos nossos alunos de enfermagem vem de outras cidades. Rio Azul, Rebouças, Mallet, Palmeira. A nossa região toda desemboca aqui, vem para o Colégio Estadual João XXIII”.

O curso de administração oferece 35 vagas. Para fazer a inscrição, é necessário levar cópia e documento original do RG e CPF, talão de luz da Copel, histórico escolar até o 8º ano do Ensino Fundamental e o boletim do 9º ano.

Já nos cursos de estética e enfermagem o aluno precisa ter 18 anos completos no ato da matrícula (meados de janeiro de 2024). Os documentos exigidos são cópia e original do RG e CPF, certidão de nascimento e/ou casamento, tarifa de luz atualizada, comprovante de recebimento de benefício do governo (como o Bolsa Família), declaração de aluno bolsista (caso necessário) e histórico escolar do Ensino Médio.

O processo seletivo dos cursos técnicos é feito por meio de avaliação de notas das disciplinas. No curso de estética, por exemplo, são incluídas na avaliação as notas de matemática, português, biologia e química.

No caso do curso de enfermagem, além da avaliação das notas, também há entrevistas. “Esse aluno também passará por uma entrevista. Isso não quer dizer que desclassifica ele, mas ajuda na pontuação para também obter a classificação. Nós sempre passamos além das vagas, que são 42 vagas por turma. Tem que haver um tipo de classificação para que os melhores se classificam e a turma fecha com 42. Os demais ficam aguardando para a segunda chamada”, conta a coordenadora do curso de enfermagem.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42)-3422-3542 ou nas redes sociais, nos perfis no Instagram: @colegiojoao.xxiii, @administracaojoaoxxiii e @esteticajoaoxxiii, e também na página no Facebook: Colégio Estadual João XXIII EFMP. O Colégio João XXIII está localizado na rua Santa Catarina, 260, Vila São João, em Irati.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.