São Mateus do Sul decreta estado de emergência

Medida foi tomada no último sábado, 14, pela prefeita Fernanda Sardanha em virtude das chuvas…

16 de outubro de 2023 às 11h18m

Medida foi tomada no último sábado, 14, pela prefeita Fernanda Sardanha em virtude das chuvas que atingiram a região e provocaram enchente no Rio Iguaçu, que chegou a 5,95 metros acima do nível normal no município nesta segunda-feira, 16/Paulo Sava, com informações do Portal RDX

São Mateus do Sul decretou estado de emergência no último sábado, 14, por conta das chuvas e da enchente do Rio Iguaçu, que chegou a 5,95 metros acima do nível normal na manhã desta segunda-feira, 16, no município. Foto: Portal RDX

O município de São Mateus do Sul decretou estado de emergência no último sábado, 14, em virtude das chuvas que atingiram a região na última semana e provocaram enchente no Rio Iguaçu, que atingiu 5,95 metros acima do nível normal na manhã de hoje, 16, no município.

O decreto nº 107/2023, assinado no sábado pela prefeita Fernanda Sardanha, considerou o acúmulo de chuvas no município, que desde o dia 1º de outubro atingiu 351,2 mm, e também o nível do Rio Iguaçu e seus afluentes, que subiu muito rápido. O estado de emergência possibilita ao município receber recursos dos governos estadual e federal para auxiliar as famílias atingidas pela enchente.

Segundo a Defesa Civil do município, até a noite de ontem, 15, São Mateus do Sul tinha 64 pessoas desabrigadas e 720 desalojadas. No total, até ontem 2200 habitantes haviam sido afetados pela inundação nos bairros Vila Amaral, Usina Velha e Jardim Dona Hermínia, e nas comunidades rurais de Fluviópolis, Manduri, Turvo e Divisa. Há famílias isoladas nas comunidades de Manduri e Turvo.
O município também registrou danos em uma ponte na área urbana, que sofreu colapso total por conta da força das águas, e em 78 bueiros nas estradas rurais.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Atendimentos – As famílias afetadas pela enchente estão sendo atendidas no Centro de Convivência de Idosos, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Olívio Wolf do Amaral (Polacão), onde podem ser entregues doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza e roupas. A Defesa Civil solicita que sejam priorizadas entregas de produtos de limpeza para as famílias.

“A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil e a Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul agradece imensamente a todas as doações que foram destinadas às famílias afetadas e ao trabalho voluntário de toda a população são-mateuense no atendimento às regiões afetadas pelas inundações”, diz um trecho da nota enviada à Najuá pelo coordenador da Defesa Civil do município, Tiago Huk.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.