Unidade da Vila São João está fechada temporariamente para reformas

Atendimentos foram transferidos para a unidade François Abib, no conjunto Joaquim Zarpellon; Previsão é que…

08 de outubro de 2023 às 12h56m

Atendimentos foram transferidos para a unidade François Abib, no conjunto Joaquim Zarpellon; Previsão é que unidade da Vila São João volte a funcionar em cerca de 60 dias/Texto de Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Obras de ampliação e reforma da unidade de saúde da Vila São João devem ser concluído em até 60 dias, segundo o secretário de Saúde, João Almeida Junior. Foto: Paulo Henrique Sava

Os pacientes da unidade básica de saúde da Vila São João, em Irati, passaram a ser atendidos na unidade François Abib, no conjunto Joaquim Zarpellon. A unidade da Vila São João está fechada para reformas e ampliação. A previsão é que a obra dure cerca de 60 dias.

O secretário municipal de Saúde, João Almeida Júnior, explica que a opção de fechar temporariamente ocorre para dar mais segurança aos pacientes e dar velocidade à reforma. “Nós vamos precisar mexer na entrada do prédio, tanto a recepção quanto a fachada vão receber essa mudança. Nós não teríamos por onde fazer o fluxo do atendimento dos pacientes e também para nós acelerarmos essa reforma. Essa empresa fazia uma sala, começava e terminava, começava e terminava. Com todos os atendentes e a população saindo do prédio, além de dar mais segurança para a população que está ali, como junta muita poeira e nós tratamos muitas pessoas idosas, o risco de um escorregão, de uma queda dentro estava sendo eminente. Nós vamos acelerar isso porque como todo mundo saiu, a empresa vai fazer todo o lixamento, toda pintura, tudo em uma vez só”, disse.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

A reforma na unidade está sendo custeada a partir de uma emenda parlamentar de R$ 250 mil, indicada pela deputada estadual Mabel Canto (PSB). O município de Irati investiu uma contrapartida de aproximadamente 20 mil.

A unidade será ampliada, com aumento da sala de espera para atendimento, a construção de uma sala de apoio e de um acesso coberto. Os banheiros serão reformados e a cozinha ampliada. Também será feita a pintura das áreas interna e externa. “Nesta ampliação, nós vamos aumentar em duas a três salas a mais. Vamos fazer na frente uma cobertura para que os pacientes que chegam antes do horário da unidade abrir eles tenham um abrigo contra a chuva ou calor no verão, serem protegidos. E também para num segundo momento, nós colocarmos mais uma equipe de saúde da família. Nós queremos dobrar o atendimento porque é uma região que demandou muito do nosso trabalho de saúde. É uma região que a população nos pede e merece essa reforma muito tempo”, explica o secretário.

Com a mudança de atendimento, a equipe de profissionais da unidade da Vila São João foi transferida para a unidade François Abib. São 28 profissionais que irão se dividir para realizar os atendimentos até que a reforme termine.

Os pacientes que chegam na unidade são orientados para qual lado buscar o atendimento. De acordo com João Almeida, houve adaptações na unidade para receber os novos pacientes. “Nós estamos instalando tendas na frente para ampliar a área de recepção dos pacientes. Será feito duas entradas separadas. Uma para quem é da unidade François Abib, em torno do Joaquim, Zarpellon, e uma entrada é separada para os pacientes que estão vindo da Vila São João. As duas equipes vão trabalhar no mesmo prédio. Nós fizemos algumas mudanças de logística para adaptar a sala de vacinação, aumentar o número de consultórios para que todos os atendimentos que nós tínhamos na Vila São João, possam ser feitos no François Abib juntamente com o fluxo normal que a unidade já tem”, disse.

Unidade François Abib (em destaque) está recebendo pacientes da UBS da Vila São João. Foto: Paulo Henrique Sava

Após o término da reforma, a unidade da Vila São João receberá novos equipamentos. A licitação já está sendo elaborada. “Como nós vamos dobrar a capacidade de atendimento, nós vamos precisar de novos equipamentos também. Nós já estamos com a nossa equipe da Administração, da Secretaria [de saúde], fazendo as licitações para que ela tenha agilidade de terminou a reforma, nós já tenhamos os equipamentos comprados”, conta.

Não há previsão de aumento de médicos, mas caso seja preciso devido à demanda, a prefeitura de Irati contratará os profissionais aprovados no concurso realizado em 2022, que ainda está em aberto. “Como nós temos o concurso em aberto, nós temos o do concurso. Nós temos alguns médicos chegando ainda do programa Mais Médicos. Nós estamos com seis médicos deste programa. Até o final do ano é para chegar mais um ou dois médicos”, explica o secretário de Saúde.

João Almeida reconhece que algumas unidades de Irati precisam de mais médicos, devido à demanda. No entanto, ele destaca que o município está com número suficiente de médicos em quase todas as unidades. “Nós colocamos um médico exclusivo, por exemplo, para a linha de Gonçalves Júnior, Rio do Couro. Outro médico exclusivo para região do Guamirim. Na Lagoa, nós temos médicos. Na unidade do Rio Bonito, nós temos médicos. Nós estamos com médicos em número suficiente. Nós queremos, no próximo mês, colocarmos um exclusivo para a região do Alto da Lagoa, para que nós tenhamos essa capilaridade de profissionais e para um segundo momento, nós terminarmos e colocarmos as equipes”, conta.

Confira mais imagens das unidades François Abib e da Vila São João. Fotos: Paulo Henrique Sava

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.