Empresas têm até o dia 11 de dezembro para enviar suas propostas para o Governo do Estado/Paulo Sava
O Governo do Paraná lançou um novo edital de licitação para a conclusão das obras do Condomínio do Idoso, que fica nas proximidades do Parque da Vila São João e do Conjunto Joaquim Zarpellon, em Irati.
As empresas interessadas em participar da licitação devem enviar suas propostas de preços até o dia 11 de dezembro. A abertura das propostas será feita no mesmo dia. A partir da homologação do resultado da licitação, a empresa vencedora terá um prazo de 12 a 15 meses para a conclusão da obra. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail licitacao@cohapar.pr.gov.br ou pelos telefones (41) 3312-5684 ou (41) 3312-5685.
Segundo Ricardo Maia, representante da Secretaria das Cidades que participou do projeto Paraná em Ação na última semana, o principal entrave jurídico para a paralisação da obra foi a falência da empresa que iniciou os trabalhos. Por conta disso, o contrato foi rescindido. Na sequência, foram reiniciados os trâmites da licitação, uma vez que a legislação exige este procedimento. Além disso, muitas obras públicas, a exemplo do Condomínio do Idoso, foram paralisadas por conta de um reajuste nos preços dos materiais, conforme Ricardo.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
“O valor e o custo dos materiais descontrolou estas obras. Algumas construtoras tiveram até problemas de falência e isto nos deu um transtorno muito grande e, como tem que se cumprir a lei, tudo isto é demorado. Existe um compromisso da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, do Governo do Estado e da Secretaria das Cidades, que é a retomada, no menor espaço de tempo possível, da obra. Alguns entraves jurídicos retardam e atrasam a obra”, comentou.
De acordo com Ricardo, o Condomínio do Idoso de Irati será o maior de todo o Paraná. “Será um modelo para todos os municípios do Paraná, e a esperança é de que, nos próximos dias, tenhamos a retomada e a conclusão no menor espaço de tempo possível, pois aquele que precisa, o idoso carente e sua família que precisa, Irati terá seu espaço para prevalecer aquele que precisa”, comentou.
Outros programas habitacionais – Em relação a outros programas habitacionais, o representante do governo do Estado contou que eles não tiveram início antes porque não havia condições do financiamento da casa própria cobrir os custos das construções. Porém, as políticas de financiamento do governo federal foram alteradas recentemente, o que proporcionará a construção de novas casas populares no estado. Irati, Palmeira e região também devem receber novas moradias. “O Governo vai cumprindo a sua parte: casas populares para aqueles que precisam, pois isso dá dignidade e uma estabilidade para a família, com a moradia popular”, frisou.