Instituição apresentou eventos que serão realizados e possibilidades de parcerias oferecidas pela universidade para a comunidade iratiense/Paulo Sava
O Centro Universitário Campo Real realizou na manhã desta quarta-feira, 20, um café da manhã especial para empresários e parceiros dos setores público e privado no auditório do campus de Irati da instituição. Na oportunidade, foram apresentados eventos a serem realizados nos próximos dias e possibilidades de parcerias oferecidas pela instituição para a comunidade iratiense.
Um dos eventos destacado pela instituição é o Smart Day, que será realizado nos dias 18 e 19 de outubro no Centro de Eventos Italiano. A diretora do Campus Irati, Patrícia Melhem Rosas, destacou que o evento será realizado em parceria entre o Centro Universitário, o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati e o Centro de Eventos Italiano.
“É uma parceria entre nós, o Centro de Eventos Italiano e o NRE, na qual poderemos mostrar um pouco dos nossos cursos, mas principalmente mostrar perspectivas de futuro para os jovens e adolescentes, para que pensem na importância de concluir o Ensino Médio, seja para vir estudar conosco aqui na Campo Real ou em outras opções, mas chegando até o final do Ensino Médio pensando no seu futuro e em possibilidades de carreira”, frisou.
Empresas e órgãos públicos que queiram expor oportunidades para os jovens, como estágios e a possibilidade de serem jovens aprendizes, poderão entrar em contato com a Campo Real através das redes sociais Campo Real no Facebook e @camporealirati no Instagram.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Parcerias – O Centro Universitário Campo Real também oferece outros tipos de parcerias com empresas e entidades, através da cessão do auditório para palestras, contribuição dos profissionais da instituição nas semanas de prevenção a acidentes de trabalho, além dos incentivos financeiros para estudos, contou Patrícia.
“Eventualmente a empresa pode fazer um convênio conosco para os seus próprios funcionários e familiares terem desconto, temos a possibilidade de bolsas com característica social para pessoas vítimas de violência. Então, a questão financeira não é um impeditivo para vir estudar conosco”, frisou.
Atualmente, menos de 20% dos jovens brasileiros de 18 a 24 anos estão no Ensino Superior. Este percentual representa cerca de 4 milhões de estudantes. A meta do Ministério da Educação é de que este percentual chegue a 33%, ou seja, 7 milhões de acadêmicos em 2024. Por este motivo, Patrícia acredita que todo incentivo que a Campo Real possa oferecer é importante para ingresso do estudante na universidade. “Nós estamos à disposição, venham conversar conosco para encontrarmos possibilidades”, comentou.
Alunos – Atualmente, a instituição conta com quase 700 alunos e também oferece parcerias em atendimento à saúde em eventos para a comunidade. “Hoje, temos o nosso curso de fisioterapia, biomedicina e farmácia, com alunos capacitados para oferecer exames e pequenas orientações. Temos feitos eventos em locais públicos, em festas e organizações da sociedade oferecendo o atendimento dos nossos alunos. A empresa e a comunidade que queira a nossa presença, estamos à disposição para oferecer estes atendimentos”, comentou.
“Voz Delas” – Além das opções já citadas, a instituição também realiza o programa “Voz Delas”, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Ele reúne iniciativas no sentido de promover a equidade para as mulheres, trabalhando com grupo de justiça restaurativa e homens agressores. Dentro deste programa, as mulheres vítimas de violência têm a possibilidade de conquistar bolsas de estudo. As matrículas são mantidas em absoluto sigilo. Patrícia detalhou como é feita a seleção das bolsistas.
“Estas pessoas, vindo referenciadas pela Secretaria de Assistência Social, passarão por uma triagem socioeconômica para saberem se a bolsa de estudos seria integral ou parcial, de forma sigilosa, pois não são situações abertas, mas com a possibilidade de sair do círculo de violência a partir do acesso ao Ensino Superior. São oferecidas novas possibilidades, outras perspectivas e o exercício da autonomia para que a violência possa, eu não vou dizer, ser rompida, mas pelo menos amenizada”, destacou.
Semana de Cultura – A instituição fará também uma semana da cultura, no começo de outubro, que terá apresentações culturais no campus, um concurso de fotografia, que vai envolver fotos antigas e atuais do prédio da instituição e de Irati, que farão parte de um painel. Na opinião de Patrícia, as parcerias são importantes para que a história da comunidade seja registrada.
“Queremos deixar nossas portas sempre abertas, sabemos do carinho da comunidade. O nosso prédio está à disposição de quem queira vir visitar. Ainda nesta semana, tivemos uma missa celebrada pelo Padre Ezequiel Hul, para abrir as portas para quem queira conviver conosco, inclusive outras representações religiosas que queiram participar conosco. Sempre buscamos formas de abrir para a comunidade estar conosco”, afirmou.”
ExpoIrati – A Campo Real também estará presente na 2ª ExpoIrati, que vai acontecer entre os dias 26 e 29 de outubro no CT Willy Laars, divulgando seus cursos e oferecendo serviços de saúde à população.
“Teremos aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, algumas orientações estéticas. A comunidade poderá contar conosco no evento também com informações sobre os cursos, mensalidades, descontos e parcerias. Estaremos o tempo todo presentes na ExpoIrati”, comentou.
Novos cursos – Há uma grande expectativa para a autorização e abertura dos cursos de Direito e Enfermagem. Uma comissão do MEC visitou a unidade no final de 2021, que deu um parecer favorável naquele momento. “Só está pendente a publicação da portaria de autorização. Assim que ela for publicada, abriremos vestibular e temos a expectativa de abertura dos cursos de Direito e Enfermagem no ano que vem”, finalizou.