IAT fará ação pelo Dia da Árvore nesta terça-feira

Haverá distribuição de mudas de diversas espécies na sede do órgão, em frente ao Parque…

18 de setembro de 2023 às 11h39m

Haverá distribuição de mudas de diversas espécies na sede do órgão, em frente ao Parque Aquático, das 10 às 17 horas/Paulo Sava

Karina Gonçalves Cavilha e Mariane Viviurka Fernandes, técnicas do IAT de Irati. Foto: Paulo Sava

O Instituto Água e Terra (IAT) está promovendo em todo o Paraná uma série de eventos para celebrar o Dia da Árvore, comemorado na próxima quinta-feira, 21. Em Irati, haverá distribuição de mudas nativas nesta terça-feira, 19, das 10h às 17 horas, na sede do escritório regional do IAT, localizado em frente ao Parque Aquático, no bairro Rio Bonito.

A ação faz parte do programa “Paraná Mais Verde” do Governo do Estado, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SEDEST), que irá distribuir 70 mil mudas de espécies nativas em todo o Paraná. Em entrevista à Najuá, a técnica Mariane Viviurka Fernandes explicou qual é o objetivo do evento. “O intuito é de fazer a doação de mudas para plantio, que as pessoas tenham acesso a elas e façam o plantio nas suas casas ou em áreas de recuperação”, frisou.

Mariane detalhou quais tipos de mudas serão doadas. “A princípio, algumas frutíferas, todas nativas, ipês, árvores mais bonitas e jacarandá”, comentou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

A ação representa um incentivo para que a população tenha acesso às mudas e faça o plantio das árvores. Isto deve fazer com que as pessoas tenham consciência sobre a importância da preservação ambiental, conta Mariane. “Elas passam a ser protagonistas da preservação ambiental e da recuperação”, pontuou.

As pessoas poderão levar até 20 mudas, no máximo. Caso alguém queira levar 100 mudas ou mais, poderá fazer um cadastro no local ou pelo WhatsApp (41) 99554-0434. Depois, a pessoa deverá enviar a localização da área em que as mudas serão plantadas para ser inclusa no processo. Neste caso, o requerimento será encaminhado para análise e aprovação de um técnico do IAT. Depois, disso, o interessado poderá retirar as mudas gratuitamente no viveiro selecionado.

O pedido de mudas também pode ser feito através do aplicativo “Paraná Mais Verde”, disponível para celulares com sistemas Android e IOS. Mariane contou como funciona o sistema. “Você pode entrar lá e solicitar, tem as espécies e você coloca os motivos, se é para recuperação de área ou plantio urbano. Aí você vai solicitar pelo aplicativo, disponível nas plataformas”, comentou.

Em caso de áreas de recuperação, existe um protocolo de quantidade de espécies necessárias para cumprir a função ambiental. Já no que diz respeito à arborização urbana, existem espécies que não podem ser plantadas em determinados locais, como por exemplo, em calçadas e debaixo da rede elétrica.
Os pedidos de mudas nativas também podem ser feitos através do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), pelo site sga.pr.gov.br. Após a solicitação, o pedido será analisado por um técnico do IAT. Se for aprovado, a pessoa receberá um e-mail com as informações para retirada das mudas.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.