Reencontro aconteceu durante o show da dupla em Fernandes Pinheiro no último sábado, 09, durante o 1º Rodeio Crioulo do CTG Potro Caborteiro, no Parque da Prainha/Paulo Sava
O último fim de semana foi de festa no município de Fernandes Pinheiro, que foi palco da 1ª edição do Rodeio Crioulo do CTG Potro Caborteiro, realizado no Parque da Prainha entre sexta-feira, 08, e domingo, 10. Entretanto, a emoção maior estava reservada para o senhor José Maria Vieira, mineiro que reencontrou a dupla Gilberto e Gilmar depois de 58 anos.
José, que nasceu em Minas Gerais, tem 86 anos e residiu por um tempo na cidade de Nossa Senhora das Graças, no Paraná, onde conheceu a dupla no ano de 1965. Ele fez as primeiras apresentações dos cantores, que na época eram crianças. O aposentado, que hoje vive na localidade de Virá, em Teixeira Soares, contou essa história para a nossa reportagem. Na época, José levava os cantores para casa de jipe.
“Em 1965, na campanha a prefeito de Zico Marco Antônio, em Nossa Senhora das Graças, eu cuidava do alto falante, era uma coisa bem rústica. Eu anunciava os candidatos e as pessoas que queriam falar, os vereadores, etc. O show de Gilberto e Gilmar era o ponto alto do comício: dois garotinhos de cabecinha raspada com um cavaquinho bem pequenininho, subiam no caminhão e faziam campanha para o prefeito. Algumas vezes eu levava eles na roça, onde eles moravam”, contou.
A emoção pelo reencontro era tanta que José disse que estava ficando sem voz. “Estou tão emocionado que até estou sem voz e com pressão alta. Eu tenho dois discos deles, e é a primeira vez que estou vendo eles desde 1965 anos. Eu tenho 86 anos e eles também estão velhinhos (risos). Agora vou comprar ainda mais discos deles”, afirmou.
Nossa reportagem também conversou com a dupla Gilberto e Gilmar antes do show. Gilberto contou que eles começaram a cantar ainda meninos e têm muito carinho pelos fãs, como o seu José. “Começamos a cantar desde crianças e temos o maior carinho pelo povo que gosta da nossa música. Ficamos muito felizes em saber que o pessoal curte o nosso trabalho, é bacana”, frisou Gilberto.
Lançamentos – Em breve, a dupla vai apresentar uma regravação da música “A lista”, de Oswaldo Montenegro, e deve lançar um DVD que será gravado no dia 06 de dezembro em Goiânia, com participação de Gusttavo Lima, João Bosco e Vinícius e Naiara Azevedo, entre outros artistas. Este DVD representa uma mescla da experiência de Gilberto e Gilmar com a juventude sertaneja. Gilberto ressaltou o respeito da nova geração para com o trabalho da dupla.
“É bacana, todo mundo respeita o nosso trabalho, somos dinossauros da música sertaneja. Não existem os dinossauros do rock? Nós somos da música sertaneja, a dupla mais velha é a nossa”, brincou Gilberto.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Outras apresentações – Além dos shows de Gilberto e Gilmar e Bia Soczek e das apresentações de artistas locais, como Luan de Góes, Gilson Rocha, Andressa e Priscila, Zé Belém, Taiok, entre outros, teve também a apresentação do Crioulo Batista, que fechou a programação de domingo. Ele contou que o principal destaque do seu repertório são os versos feitos de improviso no palco.
“O que leva normalmente o Crioulo Batista e o Portal da História por toda parte é o show de versos de improviso, saudando as cidades, as comunidades, os patrocinadores, as visitas, mexendo com os times de futebol, tudo de improviso, e o pessoal gosta bastante. Quem não gosta de ouvir falar na sua comunidade ou no seu time de futebol? E isto eu faço bem”, comentou.
Provas de laço e vaquinha parada – O rodeio também teve as provas de laço e a vaquinha parada para crianças. Isabelly, de 7 anos, campeã brasileira por equipes no 20º Rodeio Nacional, realizado em Irati no mês de julho, foi a vencedora na categoria prendinha, depois de disputar 5 armadas. Ela representou o CTG Rancho da Amizade, de São João do Triunfo. A mãe dela, Emiliane, detalhou como foi a conquista em Fernandes Pinheiro. “Disputaram 5 armadas e ela conseguiu hoje o primeiro lugar. Ela está iniciando no cavalo, mas está se dedicando na vaquinha parada”, frisou.
Diogo Dombroski Lewandowski, de 8 anos, também venceu a prova da vaquinha parada. O pai, Wenceslau, demonstrou orgulho por ter o filho participando deste esporte. “O Diogo é um menino que vem despontando, já esteve na seleção parananense no ano passado, foi o armadinha do ano, e este ano não está diferente. Temos que agradecer a mãe, que nos incentiva, e agradecer à prefeita pelo trabalho que vem fazendo”, frisou.
Silvana, mãe de Diogo, contou como ela incentiva o filho a participar das provas. “Sempre estou incentivando, ajudando nos treinos. O Diogo demonstrou interesse no laço desde os 2 anos de idade, e sempre esteve com o lacinho e a corda na mão. Com 4 anos, ele já começou a ganhar seus troféus na Vaca Parada. No ano passado, ele foi participar do Encontro de Seleções, onde a equipe ficou em 2º lugar. Ele já começou a laçar no gado também, e eu estou sempre incentivando, estando com ele nos treinos e no cavalo”, comentou.
Agradecimentos – O prefeito de Irati e presidente da Amcespar, Jorge Derbli, enalteceu a coragem da prefeita Cleonice e da organização do CTG Potro Caborteiro em promover um evento deste porte.
“Realmente esta mulher é diferenciada, ela faz as coisas acontecerem. Eu venho aqui parabeniza-la em nome da AMCESPAR e dizer que festas como estas devem acontecer em todos os municípios da AMCESPAR. O rodeio se tornou uma das maiores festas da nossa região, não só em Irati, mas em todos os municípios”, comentou.
A prefeita Cleonice Schuck avaliou o evento de forma positiva e agradeceu aos patrocinadores, equipe e todos que, de alguma forma, contribuíram para o evento e prestigiaram o rodeio. Ela ressaltou que o evento ocorreu de forma tranquila durante os três dias. “Estamos felizes porque o evento ocorreu sem nenhuma anormalidade, tudo dentro da melhor forma possível, com muita paz, respeito e alegria. Uma real festa de família, uma confraternização de amigos”, comentou.