Unicentro promove projeto “Biblioteca na literatura do Vestibular”

Projeto terá aulas abertas e gratuitas sobre as 13 obras selecionadas para as provas do…

22 de agosto de 2023 às 17h31m

Projeto terá aulas abertas e gratuitas sobre as 13 obras selecionadas para as provas do Vestibular 2024 da Unicentro, que está com inscrições abertas/Paulo Sava

Elaine Fernandes de Souza e Avanilde Polak serão as responsáveis pelo projeto “Biblioteca na literatura do Vestibular, que será realizado a partir da próxima quinta-feira, 24, na biblioteca da Unicentro. Foto: Paulo Sava

O campus de Irati da Unicentro terá a partir desta quinta-feira, 24, o projeto “Biblioteca na literatura do Vestibular”. Serão oferecidas aulas abertas e gratuitas sobre as 13 obras literárias selecionadas para as provas do Vestibular 2024 da Unicentro, que está com inscrições abertas.

O projeto vai funcionar todas as quintas-feiras, das 14h às 15h30min, na Biblioteca da Unicentro. As aulas serão gratuitas e as inscrições podem ser feitas em um link disponível nas redes sociais da instituição. As aulas serão voltadas para alunos dos 2ºs e 3ºs anos do Ensino Médio. Serão 6 encontros no espaço da Biblioteca.

Avanilde Polak, professora do Departamento de Letras (DELET), e a bibliotecária Elaine Fernandes de Souza são as responsáveis pelo projeto. Em entrevista à Najuá, Elaine contou que a ideia é de dar uma dinâmica diferente às aulas, com palestras, rodas de conversas e enfoque principalmente nos alunos. “A ideia é fazer uma apresentação do livro, destacando pontos que permitam uma reflexão e que auxiliem no aprendizado para a realização da prova do vestibular”, comentou.

Este será o primeiro ano de realização do projeto em Irati. As aulas serão realizadas até o dia 11 de outubro, data que antecede a prova do vestibular, que será no dia 15. Segundo Elaine, a realização do evento dentro da universidade é uma forma de aproximar os estudantes e futuros acadêmicos do ambiente da instituição.

Avanilde conta que as obras que serão estudadas no projeto foram indicadas previamente pela universidade na lista do vestibular. “Este projeto que nós estamos fazendo aqui na biblioteca segue uma lista pré-determinada, que sai no edital e no Manual do Candidato e que muitas vezes os alunos têm dificuldade na hora de ler e compreender, até mesmo pelo volume de obras (13) e mais os conteúdos para estudar e se aprofundar pensando no vestibular, no processo seletivo”, destacou.

Biblioteca da Unicentro tem 54 mil exemplares, entre livros, revistas, teses e dissertações. Foto: Paulo Sava

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Livros – Durante os encontros, serão estudadas as obras “Seminário dos ratos”, de Lygia Fagundes Telles, “Histórias que os jornais não contam”, de Moacyr Scliar, “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, “Melhores Poemas”, de Cecília Meirelles, “Alguma Poesia”, de Carlos Drummond de Andrade, “Sonetos de Camões”, de Luís Vaz de Camões, “A Paixão segundo GH”, de Clarice Lispector, “Sagarana”, de João Guimarães Rosa, “A Falência, de Júlia Lopes de Almeida, “Suíte Tóquio, de Giovana Madalosso, “Niketche: uma história de poligamia”, de Paulina Chiziane, e “Chove sobre minha infância”, de Miguel Sanchez Neto.

Segundo Avanilde, a lista de obras do vestibular da Unicentro é atualizada a cada dois anos. “Este ano houve mudanças das obras do vestibular. Então, esta mesma lista de obras vai ser para os vestibulares de 2023 e 2024. Então, este público de 2º e 3º ano é o principal, mas é muito legal contar com a participação de alunos de outras séries e de pessoas que gostam de literatura e queiram vir discuti-la. A literatura sempre é boa de estudar, conhecer novos mundos, novas realidades, novos contextos, fazer viagem no mundo da fantasia e de releituras da realidade”, comentou.

Serão 6 encontros semanais nos quais serão abordados romances, contos, crônicas, poesia e teatro. Segundo Avanilde, serão estudados vários temas e períodos literários. “Temos autores de literatura brasileira, como Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e Júlia Lopes de Almeidas, e um autor de literatura portuguesa: Luís Vaz de Camões. É interessante destacar também que, nesta lista de obras, temos um autor paranaense: Miguel Sanchez Neto, com a obra “Chove-me na minha infância. É uma lista bem variada de gêneros e autores com estilos diferenciados”, comentou.

Nova biblioteca – Elaine ressalta que a nova biblioteca da Unicentro, inaugurada em novembro de 2021, tem 54 mil exemplares de livros, revistas, teses e dissertações em seus 3 pavimentos, e está aberta para toda a comunidade iratiense. “Quero aproveitar a oportunidade para dizer que a nossa biblioteca está aberta das 08h às 22 horas de segunda a sexta-feira. Todas as pessoas da comunidade que tiverem interesse em vir conhecer a biblioteca e gostem de leitura estão convidadas a participar com a gente”, destacou.

O projeto também visa proporcionar aos jovens e futuros acadêmicos a oportunidade de conhecerem a universidade e seus espaços. “Muitas vezes, eles só vêm para a prova, para o processo seletivo, e não têm muitas vezes aquela noção do espaço, de como funciona, ter esta ambientação de uma forma que não é um evento com tantas pessoas como no vestibular, mas é um momento mais tranquilo para eles poderem entrar em contato, conversar com outros acadêmicos do curso que eles almejam, conhecer departamentos e este espaço”, frisou.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.