5ª edição será no dia 3 de setembro. Feirinha acontece das 9 às 14h com a comercialização de artesanatos e alimentos/Texto de Karin Franco, com reportagem de Juarez Oliveira e Rodrigo Zub
Quem gosta de artesanato e gastronomia tem mais uma opção em Irati. Todo primeiro domingo do mês acontece a Feira Livre na praça Etelvina Andrade Gomes, em frente à igreja Matriz Nossa Senhora da Luz. A próxima edição acontece no dia 3 de setembro, das 9 às 14 h.
Os produtos expostos são feitos por iratienses dos mais diversos ramos de atividade. “Já tivemos antiguidades, já teve pastel, embutido, bolo de pote, empadão e artesanatos em geral, uma parte de bijuterias também. Lembrando que é tudo artesanal, tudo manual, nada que seja industrial ou que tenha maquinário”, disse um dos organizadores e idealizadores da feira, Mauro Paluch Filho (Maurinho) durante entrevista à Najuá.
De 15 a 20 expositores participam da feira. Maurinho conta que o resultado tem sido positivo. “Vamos para a nossa quinta edição e cada vez mais a população tem aderido à ideia. Sabemos que é um trabalho de formiga, de pouco em pouco vamos agregando mais barraquinhas e assim vai um número maior de pessoas. No começo, curiosos que com o passar do tempo vão virar fregueses e participantes mais assíduos dessa feira”, afirma.
A expectativa é que a próxima edição que acontece no dia 3 de setembro tenha cerca de 25 a 30 expositores. “Desde que esteja adequado com o que pedimos, vai ter um espaço lá que vamos ceder. O custo é zero, não tem. Num primeiro momento, não estamos tendo custo nenhum. Claro que no futuro, para essa feira se manter com mais gente, um pouco mais organizada, claro que pensamos em cobrar uma mensalidade, fazer uma espécie de associação, mas tudo feito pelos expositores”, conta.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Podem participar da feira apenas expositores de Irati e pessoas que não tenham loja física. Os expositores também precisam ser Microempreendedores Individuais (MEIs). Os expositores da área de alimentação ainda devem ter uma licença da Vigilância Sanitária e da Prefeitura.
Confira mais fotos das edições anteriores da Feira Livre. Imagens: Vanessa Alberton
Os interessados em participar também precisam levar a estrutura para se instalarem no local. “Nesse primeiro momento, não temos as barracas. É um sonho nosso que consigamos deixar padronizado todas as barracas, que todos os feirantes tenham aquela nossa barraca padrão da feira, mas por enquanto, nesse primeiro momento, pedimos que eles levem a sua estrutura”, solicita Maurinho.
A realização da feira é um projeto que nasceu há três anos dentro do Conselho Municipal de Turismo. Um dos idealizadores do projeto, Maurinho conta que se inspirou na Feira do Largo da Ordem que acontece em Curitiba todos os domingos. “Eu faço parte do Conselho [de Turismo] a esse tempo e como eu moro na frente da praça [Etelvina Andrade Gomes], eu vejo essa movimentação. Já morei em Curitiba e já visitei algumas vezes a Feira do Largo [da Ordem]. Achei interessante ter essa feira aqui em Irati em algum lugar. E por que não na praça? A praça é um espaço tão bonito, tão bem cuidado e numa área central da cidade. Já tem uns potenciais clientes e visitantes, que é o pessoal que sai da missa. Então, uniu todos esses fatores e joguei no nosso grupo do conselho. O pessoal comprou a ideia”, conta.
A Feira Livre de Irati segue o modelo realizado em Curitiba, com regimento próprio. “Já entramos em contato com eles antes, já pegamos o modelo, viu como eles fazem, até o nosso regimento é semelhante ao deles. A nossa ideia é que Irati tenha essa opção até de entretenimento. Uma opção a mais, do pessoal sair de casa no domingo de manhã e poder passear na praça, ter alguma coisa a mais, além do espaço físico da praça”, disse.
A Feira Livre de Irati funciona das 9 às 14 h e pode ser transferida em caso de chuva. Quem deseja participar expondo produtos, pode entrar em contato nos números 9-9918-6970 (Maurinho) ou 9-9835-7193 (Vanessa).