IFPR realiza mostra de cursos em Irati

Instituição está com processo seletivo aberto para cursos técnicos e superiores gratuitos/Texto de Karin Franco,…

03 de agosto de 2023 às 21h39m

Instituição está com processo seletivo aberto para cursos técnicos e superiores gratuitos/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava

Alunos de Irati e região puderam conhecer a estrutura do IFPR durante Mostra de Cursos nos dias 2 e 3 de agosto. Foto: Patricia Elisabel Bento Tiuman

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizou uma mostra de cursos na quarta e quinta-feira, em Irati. Alunos do município e da região visitaram a instituição para conhecer os cursos técnicos e superiores gratuitos que são oferecidos. A visitação foi aberta também para os pais dos estudantes.

A diretora do IFPR, Ana Claudia Radis, explica que somente nesta quinta-feira eram aguardados quase 600 alunos da região para visitar e conhecer os cursos da instituição. Os alunos eram de Irati, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Teixeira Soares e Rio Azul. “A amostra de cursos fazemos todo ano com pessoas de Irati e região que vem nos visitar, conhecer as instalações do IFPR e organizamos o transporte. Contamos com parceria com prefeituras municipais da região para trazer os seus estudantes para que eles conheçam não só estrutura, mas as possibilidades de curso que o IFPR tem”, disse.

Para quem irá cursar o Ensino Médio, o IFPR disponibiliza dois cursos integrados: técnico em Agroecologia e técnico em Informática. O técnico em Agroecologia tem duração de três anos e ocorre no período matutino ou vespertino. “O curso Técnico em Agroecologia é um curso muito similar ao Técnico em Agropecuária. Os estudantes vão ver a área de produção animal, vão ver produção de bovinos, suínos, apicultura e outras culturas de produção animal, assim como culturas vegetais, produção de inverno, produção de verão, grãos, mas com foco na sustentabilidade. Por isso, ele traz esse termo agroecologia. Temos um viés focado para agricultura familiar, para o pequeno agricultor, com a sustentabilidade envolvida em todo o processo produtivo”, explica a diretora.

O técnico em Informática também tem duração de três anos. As aulas acontecem nos períodos da manhã e tarde. “Ele é um curso voltado para desenvolvimento de software, o desenvolvimento de página na internet, de aplicativo. Se você gosta de desenvolver programa para computador, se você tem esse interesse pela informática, o ensino médio com o técnico é o caminho”, conta o diretor de Ensino do IFPR, Cleverson Sebastião dos Anjos.

Quem já se formou e deseja fazer um curso de nível superior, há três cursos com vagas abertas: o Bacharelado em Agronomia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e licenciatura em Química.

IFPR disponibiliza três cursos de graduação e dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Foto: Divulgação

O curso superior de Agronomia tem duração de cinco anos e acontece no período diurno. “Temos um foco produtivo, na produtividade, mas também com o viés da sustentabilidade. Não tem como fugir. Estamos em 2023, essas discussões acontecem. Mudanças climáticas, uso de pesticidas, de defensivos agrícolas também precisa estar presente na grade curricular desses estudantes. Trazemos o olhar da agroecologia para dentro do curso de agronomia também, mas é um curso de agronomia, como qualquer outro, mas conseguimos embasar também a sustentabilidade dentro do curso”, explica Ana Claudia.

Já o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem duração de três anos e acontece no período noturno. O diretor de Ensino explica que ele é um aprofundamento do técnico em Informática. “No superior dele, nós temos o Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas que é um curso mais aprofundado do nosso técnico [de informática]. Vamos trabalhar com todos esses sistemas da mesma forma, mas muito mais aprofundada”, conta.

O curso de licenciatura em Química tem duração de quatro anos. As aulas ocorrem à noite e o curso é voltado para a formação de professor na área de Química.

A diretora do IFPR explica que durante a mostra, os alunos conhecem diferentes espaços da instituição onde os cursos são oferecidos. “Hoje apresentamos um ginásio, as salas de aula e, principalmente, os laboratórios de química, informática, agronomia e agroecologia, que eles conseguem fazer alguma prática e entender melhor como funciona. Além disso, nós mostramos a nossa linda biblioteca que nós temos um acervo bibliográfico, maravilhoso, muito atualizado. A equipe recebe, explica como funciona e eles se sentem acolhidos também nesse processo”, explica.

Cleverson destaca que os alunos também podem conhecer outros projetos da instituição. “Nós temos uma dinâmica um pouco diferente aqui. Não só com Ensino Médio integrado, os alunos veem todo o conteúdo do Ensino Médio regular, mais a parte técnica, mas também nós temos muitos projetos, muita coisa diferente que o pessoal não está acostumado. Vir até a instituição, conhecer a nossa estrutura física, conhecer os professores, os técnicos, toda a equipe, é muito bacana. Sempre ficamos muito felizes em receber todo mundo”, conta.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Além dos cursos técnicos e superiores, o IFPR também oferece cursos de idiomas por meio do projeto Celif (Centro de Línguas). “Onde nós ofertamos gratuitamente cursos de espanhol e de língua inglesa. Não precisa ser aluno da instituição, é só nos procurar. Tem um processo seletivo porque geralmente a demanda é maior do que conseguimos dar conta, mas quem quiser fazer um curso de inglês e um curso de espanhol de forma 100% gratuita, é só nos procurar”, disse o diretor de Ensino.

O IFPR também realiza visitações às escolas que não conseguiram trazer seus alunos para a mostra. “Sabemos que muitas vezes o transporte é um problema sério que temos de outros municípios, e no próprio município de Irati parta trazer os estudantes, e muitas vezes as escolas pedem que vamos até eles. Por exemplo, o pessoal de Mallet já solicitou, se alguma outra escola tiver essa intenção que nós vamos até eles, entra em contato conosco que nós atendemos”, conta a diretora.

Ao todo, são 280 vagas ofertadas no campus de Irati, sendo 40 vagas por curso. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 10 de agosto (quinta-feira). A aplicação da prova acontecerá no dia 8 de outubro. Há uma taxa de inscrição de R$ 50 para os cursos médio e técnicos e de R$ 80 para os cursos superiores.

A inscrição é feita pela internet, no site do NC/UFPR (www.nc.ufpr.br), mediante o preenchimento do formulário de inscrição. O processo será finalizado após o pagamento da taxa de inscrição.

Na hora de realizar a inscrição, é imprescindível que o candidato utilize o próprio CPF. É necessário, também, fazer cadastro no Portal do Candidato do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).

Mais informações podem ser acessadas nos sites ifpr.edu.br e nc.ufpr.br. O telefone do IFPR de Irati é (42) 2104-0200.

IFPR Campus Irati fica na rua Pedro Koppe, na Vila Matilde. Foto: Paulo Sava
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.