Fábio Siona começou a trabalhar com este tipo de material há 4 anos e pretende fazer peças cada vez maiores/Paulo Sava
A paixão pelo artesanato levou o iratiense Fábio Siona a buscar desafios cada vez maiores. Por isso, ele decidiu produzir artesanato a partir do ferro. O artesão começou a trabalhar com este tipo de material há 4 anos e já produziu, entre outras coisas, uma guitarra, bustos de vaca e de cavalo, uma cabeça de leão, uma churrasqueira em forma de caminhão e até um pônei e um touro em tamanho natural.
Desde adolescente, Fábio trabalha com solda elétrica e manutenção industrial. Através disso, ele decidiu começar a fazer artesanato em ferro. “Há algum tempo atrás, eu fazia algumas coisas de serralheria, como gradil e portões, e sempre o pessoal pedia algo parecido com artes, como prateleiras com detalhes e também floreiras para jardim. Mas sempre gostei de artesanato e agora já estamos passando para a arte”, afirmou.
O artesão expôs parte de suas criações durante o 20º Rodeio Nacional, no CT Willy Laars. Ele contou que, para produzir o pônei, levou cerca de 40 dias. O investimento, mesmo não sendo tão alto, é algo relevante, na visão de Fábio. “O investimento não é tão alto, mas é algo relevante. O acabamento é a parte mais complicada, porque demora bastante tempo para fazer. Eu levei mais ou menos 40 dias para fazer o pônei”, comentou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Fábio afirmou que este tipo de artesanato é uma novidade para a nossa região. Porém, no Nordeste e no Sudeste do Brasil, estas obras já são conhecidas há algum tempo. “Lá para cima do Brasil, como Ceará e Minas Gerais, é bem grande a procura por este tipo de arte, mas na nossa região é novidade. Quem sabe para a frente, agora conhecendo, o pessoal resolve pegar gosto por este tipo de obra de arte. Vale a pena quem gosta ter no seu ambiente, no quarto uma guitarra na parede para enfeitar, no CTG ou no haras, colocar uma peça dessas fica bem bacana”, pontuou.
Fábio produz, armazena e vende as peças em sua própria casa. O próximo desafio é fazer produtos ainda maiores. “O próximo passo agora é uma peça maior, quem sabe um cavalo ou, de repente, um boi, algo assim”, comentou.
Fábio publica imagens de seus produtos nas redes sociais @ferrart_irati no Facebook e no Instagram. Quem quiser, pode entrar em contato com estes meios ou fazer os pedidos pelo celular (42) 9-9916-0353.