Premiações de três concursos literários serão realizadas nesta sexta-feira em Irati

Evento no Centro Cultural Clube do Comércio também terá apresentações artísticas e culturais. Programação segue…

27 de julho de 2023 às 23h09m

Evento no Centro Cultural Clube do Comércio também terá apresentações artísticas e culturais. Programação segue no sábado com missa e oficina de trovas/Texto de Rodrigo Zub

Presidente da Seção de Trovadores de Irati e Presidente da União Brasileira dos Trovadores do Paraná, Luiza Fillus, usou a Tribuna Popular da Câmara no dia 4 de julho para falar sobre evento de entrega de premiações de três concursos literários. Ela estava acompanhada de trovadores. Foto: Assessoria da Câmara de Irati

Os vencedores de três concursos literários serão conhecidos nesta sexta-feira em evento no Centro Cultural Clube do Comércio, em Irati. As premiações são referentes a primeira edição dos jogos florais de Irati, do quarto concurso Literário Foed Castro Chamma e do Concurso de Haicai.

A abertura das atividades será às 14 h, com apresentações artísticas e culturais. Os cantores Júlio Enrique Gomes e Gilson Rocha serão responsáveis pela execução dos hinos. Também haverá apresentação da Escola de Dança Isabela Proceke, declamação do poema de São Francisco de Assis com Neiva de Lurdes Cosa, apresentações de números musicais com Silvestre Alves Gomes, de Ponta Grossa, Manuel Anísio, de Curitiba, e Júlio Enrique Gómez, de Curitiba. Serão realizadas homenagens para Silvio Francisco Ribeiro, autor do hino de Irati, e também ao poeta Foed Castro Chamma.

O espaço também será disponibilizado para fala de autoridades municipais, da presidente da União Brasileira de Trovadores, Andrea Motta, do presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), Herculano Batista Neto, e da representante do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais, Dorotea Iantas Miskalo.

O ponto alto do primeiro dia do evento será a entrega de certificados dos concursos de Haicais, Jogos Florais, Foed Castro Chamma. Na ocasião ainda será feito o lançamento do concurso relâmpago de trovas. As atividades na sexta-feira serão finalizadas com a apresentação do grupo de Serestas de Irati, às 19h30, no Centro Cultural Clube do Comércio.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

No sábado, dia 29, será realizada uma missa em trovas, às 10h, na Paróquia Perpétuo Socorro, no bairro Rio Bonito. Às 14h acontece uma oficina de trovas no Centro Cultural Clube do Comércio com a participação de Andrea Motta. A organização do evento também vai revelar o nome do vencedor do concurso relâmpago de trovas dos Jogos Florais. Às 15h30 começam as apresentações artísticas com Maygon Molinari, que vai falar de “Funes, O Memorialista”, conto de Jorge Luís Borges. Depois dele, serão realizadas apresentações dos alunos da escola da professora Izabela Proceke, declamação de poemas com Neiva de Lurdes Cosa e apresentações de canto, violão e piano. Às 16h30, os participantes poderão realizar um City Tour visitando a Colina Nossa Senhora das Graças, onde está a imagem da Santa, e também o atelier de Gesimiel Maurício Lauton, que faz esculturas de madeira. Às 18h será realizada uma confraternização antes do encerramento do evento.

A comissão organizadora dos concursos é formada por Luiza Nelma Fillus, Herculano Batista Neto e Dorotea Iantas Miskalo.

Na sessão da Câmara de Irati realizada no dia 4 de julho, a presidente da Seção de Trovadores de Irati e Presidente da União Brasileira dos Trovadores do Paraná, Luiza Nelma Fillus, usou a Tribuna Popular para falar sobre os concursos Foed Castro Chamma, Haicai Chão dos Pinheirais e Jogos Florais. A reunião foi acompanhada pelos vencedores dos concursos e demais trovadores.

O grupo de trovadores realiza encontros mensais, no primeiro sábado do mês, no Centro Cultural Clube do Comércio, das 9h30 às 11 h. “Nos encontros mensais discutimos questões como elaboração da trova, leitura dos boletins da UBT (que trazem os locais em que serão realizados os concursos no mês seguinte), encontros de trovadores, cronograma de oficinas de trovas para adultos e jovens, participações em eventos onde iratienses foram contemplados com premiações e, por meio de ata, registra-se a memória da UBT”, disse Luiza.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.