Competidores da região da AMCESPAR se destacam no Rodeio Nacional

Felipe Andrade de Oliveira, de Teixeira Soares, a iratiense Maria Paula Anciutti e a reboucense…

26 de julho de 2023 às 17h47m

Felipe Andrade de Oliveira, de Teixeira Soares, a iratiense Maria Paula Anciutti e a reboucense Izis Victoria Paszko falaram sobre a emoção de suas conquistas/Paulo Sava

Izis Victoria Paszko, de Rebouças, Maria Paula Anciutti, de Irati, e Felipe Andrade de Oliveira, de Teixeira Soares, se destacaram no 20º Rodeio Nacional, realizado entre 20 e 23 de julho no CT Willy Laars, em Irati. Fotos: SECOM e Maurício Laço Armado

Três competidores da região da Amcespar se destacaram nas provas campeiras do 20º Rodeio Nacional, realizado entre os dias 20 e 23 no CT Willy Laars, em Irati. Felipe Andrade de Oliveira, de Teixeira Soares, ficou em 3º lugar na categoria Vaca Parada Dupla Piazito; já a iratiense Maria Paula Anciutti, de 15 anos, sobrinha do prefeito Jorge Derbli, integrou a equipe que conquistou o título na prova de Laço Prenda Juvenil e representou o Paraná. A reboucense Izis Victoria Paszko ficou em 3º lugar na modalidade de rédeas cronômetro prenda adulta.

Em contato com nossa reportagem, Maria Paula, que participou do evento pelo CTG Missioneiro, falou sobre a felicidade de representar o estado a nível nacional. “Eu fiquei muito feliz de estar representando Irati e o Paraná no Nacional. Tenho que agradecer a Deus por termos ganhado. Nossa equipe não era tão boa no começo, depois fomos nos juntando, conversando, nos unindo e deu que ganhamos”, comentou.
Felipe, de 10 anos, já coleciona 18 títulos de provas de laço. Para ele, participar do Rodeio Nacional representando o CTG Herança de Bravos, de Irati, foi uma experiência muito boa. O garoto laça desde os 3 anos de idade e vem recebendo constantes incentivos do pai, Fábio Oliveira. Para ele, a conquista do filho foi emocionante.

“Foi emocionante, eram avô, avó e tios nervosos, com aquela ansiedade de ver o resultado. Só de ele chegar até aqui já foi emocionante, mas quando veio o resultado, completou e foi muito bom mesmo”, comentou.

Felipe também conquistou o primeiro lugar no Rodeio Crioulo na modalidade de Laço Piá. Ele disse que vai treinar para participar da próxima edição do Nacional, que acontecerá em 2025, em Brasília. “Se Deus quiser, vamos estar lá, vou conhecer lá”, frisou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

O prefeito Jorge Derbli, que também é integrante do CTG Missioneiro, demonstrou satisfação por conta dos resultados obtidos pelos competidores da região. “Ficamos felizes por dois representantes iratienses já estiveram na competição estadual e agora representando a região a nível de Brasil. O Felipe, na Vaca Parada Piazito, de 10 anos, 3º lugar, com 18 títulos, campeão em Irati no Laço Piá e agora está em 3º lugar no Brasil. A Maria Paula fez 10 armadas e acertou 9 individualmente, mas com a equipe dela, foi campeã nacional, que disputou com equipe de 15 anos do CTG Missioneiro. O neto do Lapeano (Antônio da Silva Oliveira, de 77 anos, pai de Fábio) está fazendo sucesso no Brasil inteiro”, comentou.

A vice-prefeita Ieda Waydzik disse que os resultados conquistados pelos representantes da região no Rodeio Nacional finalizaram o evento de forma brilhante. “Com o Felipinho e a Maria Paula de campeões, não poderia ser melhor o resultado, e tantos outros campeões que estiveram aqui, pois aqui estavam os campeões estaduais de todas as modalidades de provas, e deles saíram os campeões nacionais dos duelos entre eles. É um evento muito importante para o tradicionalismo e para nós também, tanto que tivemos os nossos campeões”, pontuou.

Ieda Waydzik, vice-prefeita de Irati, Felipe, 3º colocado na Vaca Parada Dupla Piazito, o prefeito Jorge Derbli e Fábio Oliveira, pai de Felipe, no stand da Najuá no CT Willy Laars. Foto: Paulo Sava

Falta de apoio – Teixeira Soares não tem CTG e a única pista de laço existente no município está na propriedade de Fábio. Ele reclamou da falta de apoio para o esporte do laço comprido na cidade, mesmo tendo muitos laçadores naquela região, que participam de CTGs em Ponta Grossa, Irati e Imbituva.

“Na verdade, não temos nenhum apoio neste sentido, é o único esporte que em Teixeira Soares não tem nada, zero é o laço comprido. Em se tratando deste esporte, ele se encaixa em duas secretarias, esporte e cultura, é até estranho não ter nada. Tem muitos laçadores em Teixeira Soares, sempre promovemos um evento por ano e tem muitos laçadores lá. Então, por falta de público não é, mas não temos em Teixeira Soares o apoio que o prefeito e a vice dão aqui em Irati. Por isso, tem muita gente que laça para Ponta Grossa e Imbituva, e nós laçamos em Irati, que nos acolheu e estamos firmes”, frisou.

Com um apoio melhor ao esporte do laço, a prefeitura de Teixeira Soares incentivaria outras crianças que, assim como Felipe, desejam praticar a modalidade, na opinião de Fábio. “Tem muitos jovens e crianças que, assim como o Felipe, laçam e não têm condições para sair e mostrar o seu talento”, destacou.
O treinamento de Felipe é feito na pista da família. Ele já chegou a bater 100 armadas por dia, e ainda quer mais. “Quando eu comecei era muito, mas agora para mim 100 armadas é pouco”, frisou.

Irati se tornou referência para a realização de rodeios no Paraná, na visão do prefeito Jorge Derbli. Ele e Fábio acreditam que o fato de Felipe ter se destacado na competição nacional deve causar o despertar da Prefeitura de Teixeira Soares para apoiar o esporte no município.

“Assim a gente espera que, com esta conquista do Felipinho, as autoridades possam ver este esporte. Tem muitos laçadores em Teixeira, só no Herança de Bravos são 10, mas tem outros que estão nos demais CTGs”, frisou Fábio.

Representante reboucense – A laçadora reboucense Izis Victoria Paszko, que conquistou a 3ª colocação nacional na modalidade de rédeas cronômetro prenda adulta, afirmou que a emoção de participar de um Rodeio Nacional é inexplicável.

“É inexplicável poder participar de um evento desta grandiosidade, um nacional, e ainda conseguir uma colocação entre as três melhores prendas na minha modalidade. Consegui representar meu Paraná, minha região e levar um troféu para casa, não tem dinheiro que pague. O evento estava muito show, demais, a estrutura do parque está incrível. Quero agradecer ao prefeito de Irati por todo o investimento. Poder prestigiar um evento deste com os familiares e amigos junto, na torcida, é muita emoção, é um momento único”, pontuou.

Izis durante a realização da prova no Rodeio Nacional. Foto: Maurício Laço Armado
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.