Rodeio Nacional realizado em Irati é o maior de todos os tempos, diz diretor da CBTG

Evento reuniu aproximadamente 3 mil participantes e contou com a presença de visitantes de todo…

24 de julho de 2023 às 21h33m

Evento reuniu aproximadamente 3 mil participantes e contou com a presença de visitantes de todo o Brasil em 4 dias de festa/Paulo Sava

Terminaram neste domingo, 23, a 20ª edição do Rodeio Nacional Crioulo de Campeões, o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart) e os 10º Jogos Tradicionalistas, realizados em Irati no CT Willy Laars e no Parque Aquático. Apenas a modalidade de Bolão foi disputada em Prudentópolis, que dispõe de um campo próprio para isto. O evento reuniu aproximadamente 3 mil participantes e contou com a presença de visitantes de todo o Brasil.

Em entrevista à Najuá, o diretor-geral da Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG) organizadora do evento, Mauro Geraldo, destacou que este foi o maior rodeio nacional de todos os tempos em termos de organização, participação de competidores e visitantes. Ele diz que o evento superou as expectativas dos organizadores.

“Nós realmente saímos aqui de Irati, neste fechamento, muito satisfeitos, superou as nossas expectativas nas questões de público, organização, estrutura e resultado final do evento, que é o que importa. Aquele nosso pensamento de que seria o maior nacional em termos de estrutura e pessoas participantes atendeu e até superou. Dá para perceber pelas imagens e pelas falas nas premiações e até pelas movimentações no parque durante o dia, com ônibus chegando e saindo, crianças e adultos se confraternizando e disputando um título nacional. Saímos de Irati extremamente satisfeitos com o resultado; agora, é dar uma descansada para pensar nos outros eventos”, comentou.

Na questão da hospedagem, Mauro destacou que é natural cidades vizinhas à sede do evento ajudarem a receber os participantes. “É claro que nenhuma cidade do Brasil, a não ser as capitais, vão atender em termos de hospedagem, todo este público, é muito raro. Então, as questões de alojamento e hotelaria em cidades vizinhas são naturais. O que percebemos se reflete no comércio, porque se movimenta a economia, com mercados, postos de combustíveis, hotéis, restaurantes. Fomos muito bem acolhidos, recebidos e atendidos pelas pessoas de Irati”, elogiou.

Movimento no CT Willy Laars na tarde de sábado, 22. Foto: Paulo Sava

O iratiense Frederico Ruva Neto, o Ico Ruva, que também é um apreciador das tradições gaúchas, contou que aproveitou o fim de semana para assistir as provas de laço, danças e apresentações com a família. “Todos os dias eu e minha família sentávamos tomando chimarrão e assistimos provas de laço, rédeas e danças. O interessante é que você não vê nada de erro, afinal os melhores do Brasil estiveram aqui. Foi uma oportunidade única para Irati, receber os melhores, o Brasil, a copa do mundo do tradicionalismo gaúcho, que esteve nestes dias em Irati. Quem veio nos visitar vai sair daqui contente porque o nosso povo é hospitaleiro, todo mundo com quem tenho conversado tem gostado da cidade e sente que ela é segura”, contou.

O público que compareceu ao CT neste fim de semana pode conferir belas apresentações, segundo Ico. “Passamos pelos palcos, pela pista, e até o pessoal de Irati comentou que nunca tinha visto torcida na campeira. Cada estado estava ali torcendo para que sua equipe seja campeã, então é torcida em todos os lugares. Agora, essas danças são muito lindas e maravilhosas”, frisou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Nossa reportagem conversou também com alguns participantes do rodeio. Eder Retzner, integrante do CTG Pousada do Sul, de Mato Grosso, contou que a comitiva, composta por aproximadamente 200 pessoas, percorreu 1800 km de estradas para chegar até Irati e participar do Rodeio Nacional.

“Só de estarmos aqui já é uma vitória, porque passamos por várias etapas durante 2 anos de regional, inter-regional e estadual no Mato Grosso. Trabalhamos muito para isto, viemos com dois ônibus e vários carros, com uma delegação de mais de 200 pessoas. De lá para cá, são pelo menos dois dias de viagem”, frisou.

Luciano Sebal e esposa, do CTG Pousada do Sul, de Querência-MT. Foto: Paulo Sava

Luciano Sebal, ex-patrão do CTG Pousada do Sul, avalia que a competição é importante, especialmente para as crianças. “Eu acho isso uma coisa muito importante para as crianças porque eles não vêm para competir, mas para participar. Isto é muito sadio para as crianças, se ganharem está bom e se não ganharem também está bom”, frisou.

Os garotos Pedro, de 16 anos, e Rafael, de 15, elogiaram a acolhida da população iratiense. “A cidade é bem localizada e agradável e o hotel é legal. O rodeio foi ótimo e grande, muitas cidades de fora, muita gente. Agora com a entrada da campeira no rodeio, está sendo maravilhoso, estou gostando bastante. Tem muitos grupos bons, uma competitividade muito grande e acirrada. A coisa mais linda que tem é ver os grupos dançando e a união de cada um. Nossa equipe também é bem unida”, afirmaram os jovens.

A empresária Neli Pabis foi quem atendeu o grupo do Mato Grosso com refeições no salão da Igreja Ucraniana Imaculado Coração de Maria. Ela destacou que o evento foi maravilhoso para Irati. “Para Irati é uma grande conquista, o nome da nossa cidade e da região sendo levado por todo o território nacional. É tudo muito saudável e bonito, a união, a espera, a expectativa, tudo maravilhoso. Foi muito bom e eu agradeço por fazer parte desta data, deste evento”, pontuou.

Dionísio Slota, um dos responsáveis pela Paróquia Imaculado Coração de Maria, enfatizou que a igreja foi procurada pelo CTG de Querência para a cessão do salão em dezembro de 2022. “De primeira mão atendemos a eles e, em contato com o patrão e a coordenação do CTG Pousada do Sul, eles acertaram e demos o OK aqui e ficamos aguardando. Isto foi acertado ainda em dezembro do ano passado e agora eles chegaram até aqui e se surpreenderam com nosso espaço, acharam que atendeu a demanda acima do que eles imaginavam. A Paróquia, de pronto, cedeu o espaço do pavilhão e estamos dando uma mão para eles, que precisam também de receptividade”, frisou.

O pavilhão cedido ao CTG Pousada do Sul conta com um espaço para concentração, ensaios e refeições. Os integrantes estão hospedados em um hotel de Irati. O próximo Rodeio Nacional será realizado no ano de 2025 em Brasília.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.