Evento reúne representantes de MTGs, CTGs, autoridades e visitantes de diversos estados do Brasil/Paulo Sava
Uma solenidade realizada na noite desta quinta-feira, 20, marcou a abertura oficial do 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões, do 15º Festival Nacional de Arte e Cultura Gaúcha (Fenart) e da 10ª edição dos Jogos Tradicionalistas, que estão acontecendo em Irati. Os eventos estão sendo organizados pela Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG), com patrocínio da Secretaria de Estado do Turismo.
O encontro reuniu autoridades, representantes de CTGs e MTGs e visitantes de diversos estados do Brasil. Durante a solenidade, foram apresentadas as bandeiras dos MTGs dos estados participantes do evento (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande Do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e do Planalto Central).
Os organizadores também prestaram uma homenagem a Manoelito Carlos Savaris, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) do Rio Grande do Sul, que faleceu em julho de 2022 aos 67 anos. Ele foi presidente da entidade por 9 mandatos.
O secretário de estado do Turismo, Márcio Nunes, representou o governador Ratinho Júnior durante a solenidade. Ele ressaltou que este é um momento especial para valorizar o turismo gastronômico, rural, esportivo e cultural do Paraná com a presença de CTGs de vários estados no Paraná.
“Irati hoje está cheia de gente e é o centro das atrações do Brasil nesta modalidade e viemos em nome do governador Ratinho Júnior e do Governo do Estado mostrar simbolicamente o nosso respeito por Irati e por esta região central do Paraná, pelos vereadores, prefeito e lideranças que fazem aqui um grande trabalho. Quando cheguei aqui no parque do CT, fiquei impressionado, pois sem dúvida nenhum outro parque de CT do Paraná tem a estrutura deste de Irati. Agora, com as novas obras que o prefeito vai inaugurando, como a Cidade do Idoso e outras obras que ele vai realizar com novos recursos destinados pelo deputado Artagão e mais alguns pedidos feitos ao Governo do Estado, vão fazer com que a estrutura fique melhor ainda”, pontuou.
Frederico Ruva Neto, o Ico Ruva, participou da abertura do evento representando seu pai, Oscar Ruva, fundador do CTG Terra dos Pinheirais, que foi o primeiro fundado em Irati e recentemente completou 30 anos. Ele carregou a “chama crioula” artefato com o qual seu pai foi presenteado. Ele explicou o que é o artefato.
“Ela é muito bonita, imita uma cuia, mas é totalmente de metal. A bomba é rosqueada porque ali você vai introduzir 500 ml de querosene e no outro orifício vai um estopim de pano, você acende e é uma chama que fica uns três dias acesas. É para iluminar e mostrar o simbolismo da chama pelos gaúchos, isto é muito importante. O pai teve esta homenagem onde levamos muitas fotos e carregamos a lembrança desta chama com muita alegria”, afirmou.
Ico teve a oportunidade de trabalhar em outras edições do Rodeio Nacional. “Eu vi poucas coisas tão bonitas na minha vida como o Brasileiro. Eu tive a oportunidade de trabalhar como juiz em Santiago do Boqueirão, em Triunfo, um em Santa Catarina, em Jataí e um em Brasília, na Granja do Torto. Tive a oportunidade de participar e assistir alguns brasileiros, é maravilhoso, é a Copa do Mundo do Rodeio Crioulo”, comentou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Farid Mohls, de Ponta Porã-MS que atualmente reside com a família no estado de São Paulo, representa o estado paulista no evento. Ele participa do movimento em 1998 e em 2012 começou a participar da parte cultural, chegando a ser peão da CBTG. Ele contou que a decisão de se mudar com a família para São Paulo veio neste ano.
“Este ano, eu e minha esposa (Daiane Pereira), que é diretora cultural da CBTG, nos mudamos para o interior de São Paulo. Estamos aos poucos conhecer um pouco do movimento dentro do estado de São Paulo. O CTG mais próximo da nossa cidade é em Sorocaba e vamos tentando seguir um pouco do movimento. Estamos participando do Nacional e vamos acompanhar, rever os amigos que temos no nosso Brasil”, pontuou.
O presidente do MTG do Paraná, José Haroldo Alves da Silva, destacou que o Paraná recebe a todos os tradicionalistas com muito carinho. “Gostaria de deixar aqui o nosso abraço a todos os tradicionalistas e dizer a todos vocês que o Paraná está de braços abertos para recebê-los. Sejam todos bem-vindos ao nosso estado e à nossa cidade de Irati. A todos vocês um grande evento, boa sorte e que Deus nos abençoe a todos”, comentou.
Ilva Maria Borba Goulart, presidente do MTG do Rio Grande do Sul, parabenizou o município de Irati por conta da valorização da cultura tradicionalista na região. “Irati está de parabéns porque o senhor, prefeito (se referindo ao prefeito Jorge Derbli), entendeu perfeitamente que investir ou gastar com a cultura gaúcha é investir na sociedade, nas crianças, em bailarinos, nos laçadores, enfim em toda a gauchada de todos os nortes que aqui aportam. Neste momento, a emoção nos toma conta de qualquer um que sinta o vento cantando e nos dizendo que aqui está a cepa da tradição da cultura gaúcha”, frisou.
João Mello, ex-presidente da CBTG, participa do movimento gaúcho há 25 anos. Ele parabenizou a toda a organização pela estrutura montada no CT Willy Laars. “Eu nunca vi na minha vida uma estrutura tão organizada como esta aqui. Ao iniciar com a campeira, isto já é uma festa, agora o mais bonito são as danças. Eu gosto muito porque tem dança de mamando a caducando, isto é, crianças de 12 anos para baixo até o veterano. Venham e não percam a oportunidade que é única. Irati se tornou a capital gaúcha não só do Brasil, mas do mundo, porque vocês vão ver muitos estrangeiros aqui”, destacou.