GTA de bois e cavalos está sendo fiscalizada pela ADAPAR. Bem-estar dos animais está sendo observado pela Secretaria de Defesa Animal/Paulo Sava
Cerca de 800 animais estão sendo utilizados nas provas campeiras do 33º Rodeio de Integração, que celebra os 116 anos de emancipação política de Irati. O evento teve início na sexta-feira, 14, e termina neste domingo, 16.
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) está fiscalizando a Guia de Trânsito Animal (GTA), que deve conter todos os exames exigidos para o transporte dos animais para o rodeio. O objetivo desta fiscalização é de evitar que participem do rodeio animais portadores de mormo ou anemia. Já a Secretaria de Defesa Animal está observando os cuidados e o bem-estar deles durante o evento e a estadia no CT Willy Laars.
O secretário Wagner Beida informou em entrevista que, até a tarde de sábado, 15, nenhuma irregularidade havia sido constatada. “Estamos dando uma fiscalizada, mas está tudo certinho, já entraram perto de 800 animais no rodeio”, comentou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Os cavalos permanecem no CT durante todo o fim de semana. Já os bois utilizados durante as armadas são levados no fim do dia para uma fazenda de uma empresa licitada pela prefeitura para abrigar os animais, segundo Wagner.
“Eles chegam cedo, ficam durante o dia no rodeio, à tarde eles vão para uma fazenda e no outro dia são trocados os animais. Eles já são preparados para rodeio, então tem todo o cuidado da troca destes animais, para não dar stress nem o cansaço neles. Estamos tomando todos estes cuidados”, finalizou.