Selo foi apresentado durante jantar servido para autoridades locais e imprensa na noite de segunda-feira em comemoração ao aniversário de 116 anos de Irati/Texto de Rodrigo Zub, com reportagem de Jussara Harmuch
O grupo Ivasko realizou um jantar na noite de segunda-feira, dia 10, no supermercado da rua Dona Noca para comemorar os 116 anos de emancipação política de Irati. Os produtos servidos foram feitos na própria cidade. Estiveram presentes no evento, o prefeito Jorge Derbli, a vice-prefeita Ieda Waydzik, o presidente da Câmara Municipal, José Ronaldo Ferreira (Ronaldão) e pessoas ligadas à mídia (jornais locais, rádios e influencers).
Durante o jantar, o grupo Ivasko lançou um selo para ser usado nas prateleiras do supermercado, indicando quais são os produtos produzidos localmente.
Em entrevista à Najuá, a diretora de marketing e trade do Grupo Ivasko, Ana Paula Ivazko, disse que o jantar foi uma forma de valorizar o trabalho realizado por produtores e indústrias locais. Já o prefeito Jorge Derbli ressaltou a importância da identificação dos produtos locais, que estarão representados com a frase: “É daqui. É da nossa gente”. “É muito importante quando você chega na prateleira e vê um produto, pois muitas vezes as pessoas nem sabem que os produtos são produzidos em Irati. Muitos acham que vem de fora e agora terá uma placa identificando que realmente é produzido aqui em Irati”, disse Derbli.
Ana Paula contou que os produtos servidos no jantar foram de Irati e região, incluindo todos os momentos do cardápio desde o aperitivo, prato principal e sobremesa. Nesta lista constavam feijão, torresmo, couve, alfaces, farinha e queijo, por exemplo. De acordo com a diretora de marketing e trade, o Ivasko conta hoje com mais de 30 parceiros que disponibilizam seus produtos nas lojas do grupo. No jantar foram cerca de 13 a 14 pessoas que disponibilizaram seus produtos. “Lógico que com cardápio fica um pouco mais restrito de conseguirmos abranger a todos, mas a gente tentou fazer o máximo e colocar os nossos parceiros junto com a gente”, afirmou Ana Paula.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Ronaldão também enalteceu a importância de valorizar os produtores locais. “Nós já temos um selo dos produtos que é de Irati e agora o [grupo Ivasko] está criando mais esse selo para incentivar cada vez mais o nosso o nosso produtor de Irati, que vende seus produtos e consegue sustentar a sua família. Uma iniciativa muito boa do grupo”.
Um dos proprietários do grupo Ivasko, o empresário Zeca Ivasko, disse que o jantar foi uma forma de valorizar os produtores locais servindo produtos de qualidade as autoridades do município e parceiros do grupo. “Valorizamos nossos produtores locais. Existe um projeto em cima disso que vamos desenvolver fortemente a partir de agora”, completa Zeca.
Já o empresário Paulo Ivasko revelou em entrevista à Najuá que um dos produtos mais vendidos nos supermercados do grupo na área de congelados é o pirogue. Paulo relatou que os produtores locais têm liberdade para ir até os estabelecimentos e arrumar os produtos nas prateleiras para venda. “Em Irati, hoje temos algumas empresas que produzem pirogue exclusivamente para vender nas lojas do Ivasko. Nós damos essa liberdade, além de vender eles entregam, fazemos todo o processo de recebimento, mas eles cuidam da sua área de venda, podem ver se as hortaliças estão verdinhas, se estão bem arrumadas, então isso é bastante interessante”, salienta Paulo.