Departamento de Vigilância Epidemiológica confirmou a morte de duas pessoas, de 59 e 83 anos, nesta quinta-feira, 1º. Irati totaliza 160 óbitos em virtude da doença
Foto: AEN |
Irati voltou a registrar mortes em função do coronavírus após uma semana. Nesta quinta-feira, 1º, o Departamento de Vigilância Epidemiológica confirmou dois óbitos por complicações da doença.
Com os dois óbitos, Irati atingiu a marca de 160 mortes por Covid-19. A cidade não registrava mortes em virtude da infecção desde o dia 23 de junho, quando duas mulheres, de 59 e 79 anos, haviam falecido. Nesta quinta-feira, 1º, o município confirmou mais 23 casos de coronavírus. No total, Irati já registrou 7.910 casos da doença, com 160 óbitos e 7.519 pessoas recuperadas. 145 munícipes permanecem em isolamento domiciliar e 26 internados. Desses, 17 ocupam enfermarias e nove estão em UTIs. Nenhum paciente diagnosticado com a Covid-19 estava internado no Pronto Atendimento Municipal nesta quinta-feira, 1º. 72 pessoas que apresentaram sintomas da infecção fizeram testes e aguardam resultado.
O município de Irati apresentou uma redução de casos de coronavírus de 57,1%. A média era de 77 casos por dia em maio. Esse número passou para 19,2 em junho. Com isso, o prefeito Jorge Derbli resolveu flexibilizar algumas medidas de combate à doença. O novo decreto que entrou em vigor e tem validade de 20 dias permite a realização de cerimônias e confraternização de casamentos, bodas e aniversários de 15 anos desde que a comemoração aconteça com no máximo 100 pessoas em estabelecimentos ou empresas que atuem neste ramo de atividade. O decreto também libera a venda e consumo de bebidas alcoólicas na sexta, sábado e domingo nos estabelecimentos do município, o que era proibido nas semanas anteriores. Os vendedores ambulantes também foram autorizados para realizar vendas no Parque Aquático ou qualquer outro espaço público do município.
Já o toque de recolher foi estendido em uma hora passando a valer a partir das 23h até 5 h do dia seguinte. As vendas na modalidade delivery continuam liberadas até a meia-noite, todos os dias da semana. O comércio em geral pode funcionar até 22h30 todos os dias da semana. Já a capacidade de público nas celebrações religiosas foi ampliada de 35 para 50%. As aulas presenciais serão retomadas a partir de 19 de julho com ocupação máxima de 30% nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).