Atriz de Fernandes Pinheiro participa de filme de ação nacional

Lavínia Pacondes interpretou a personagem “Flavinha”, uma digital influencer que faz parte do fã clube…

05 de julho de 2023 às 18h24m

Lavínia Pacondes interpretou a personagem “Flavinha”, uma digital influencer que faz parte do fã clube dos pilotos de motocross no filme “Tração”, que tem participação de atores como Fiuk, Marcos Pasquim, Nelson Freitas e Maurício Meirelles/Texto de Karin Franco, com reportagem de Juarez Oliveira e Rodrigo Zub

Lavínia Pacondes tem 17 anos e é natural de Fernandes Pinheiro. Jovem já atuou como cantora, apresentadora, influencer digital e fez sua primeira participação em um filme em “Tração”. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

A atriz Lavínia Pacondes, que é natural de Fernandes Pinheiro, integra o elenco do filme de ação nacional “Tração” que estreou nos cinemas brasileiros na última semana. O filme retrata a vida de pilotos de motocross e possui atores conhecidos no País, como Fiuk, Marcos Pasquim, Nelson Freitas e Maurício Meirelles. Em Irati, o filme deve estrear em breve no Cinema.com.

No filme, Lavínia interpreta a personagem “Flavinha”, uma digital influencer que faz parte do fã clube dos pilotos. Essa é a estreia da atriz nos cinemas. Em entrevista à Najuá, ela contou como foi a experiência de atuar nas telonas. “Foi uma experiência única. São atores globais, grandes, que desde pequenininha eu via na TV e estar contracenando com eles é incrível. Além de ter experiência do filme, eu tive a experiência desse contato da atuação com pessoas que já tem anos de experiência e são gênios. Você vê a atuação, o improviso deles, coisas que não estão no roteiro, eles colocam e é incrível de ver”, conta.

Lavínia conta que o contato próximo durante o intervalo das filmagens ajudou a aumentar a experiência. “Quando estava gravando, ficávamos muito juntos ali. Eles sempre falavam, dava aquela tranquilidade para realmente se jogar na cena. Mas eles são incríveis, são super engraçados. O Maurício Meirelles, principalmente, eu ria muito com ele. O Nelson Freitas, que já tem anos, eu lembro que eu assistia ele no Zorra Total, quando eu o conheci, foi super leve a atuação. Aprendi muito com eles”, conta.

O filme contou com gravações nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. As cenas de ação incluem gravações na cidade de Siqueira Campos. “Ali na ProTork, teve várias cenas gravadas na pista e tem muita aventura, muito adrenalina, muita emoção. Toda hora dá aquele aperto no coração só de ver. Tem muitas cenas super-radicais”, explica a atriz.

No filme “Tração”, Lavínia interpreta a personagem “Flavinha”, uma digital influencer que faz parte do fã clube dos pilotos de motocross. Foto: Arquivo Pessoal

Devido a pandemia, o filme teve as gravações interrompidas no início de 2020 e retomou apenas no final do ano. A produção terminou em 2022, com as últimas cenas gravadas. Lavínia conta como foi a sua experiência nas gravações. “Em Siqueira Campos, eu fiquei uma semana gravando, que foi aqui no Paraná. Inclusive estava muito frio. Estava naquela época, em 2021, que estava muito frio aqui no Paraná. Eu lembro que eu levei bem poucas blusas e acabei passando aquele frio lá. Aquele negócio de ir com um monte de blusa e durante a cena, tira tudo. Eu gravei também em São Paulo, que foi uma diária só, que foi uma cena de corrida também, de competição. Só que era naquela parte depois da competição, tipo um jantar”, conta.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Lavínia conta que o processo de filmagem de um filme é diferente do que para a televisão, sendo que no cinema é utilizada apenas uma câmera. “Vamos supor que tem uma cena de moto. Vamos supor que tem três pessoas. Grava ele inteiro, pegando o cenário todo, depois foca num personagem, depois no outro personagem, depois no outro personagem. Tem vários takes [partes da gravação] e, às vezes, até um sorrisinho que você dê diferente, a câmera vai lá e foca só em você. Tem vários takes, então acaba demorando um pouco mais. Nós ficávamos sempre muito junto. Enquanto alguns gravavam, nós ficávamos conversando. Nos divertíamos muito”, disse.

A atriz também conta que o roteiro do cinema dá liberdade para que atores possam ajudar na construção dos personagens. “Vem o roteiro cru para você. Tem a sua fala. Tem ali ‘Flavinha’. Tem embaixo a minha fala. Tem a rubrica, mas é uma rubrica bem simples, por exemplo, ‘Flavinha olha para Glorinha e fala’. É só isso que tem ali. Vai muito do ator. O ator realmente vai dar a vida para o personagem porque, querendo ou não, é uma pessoa ali. A pessoa vai te ver no cinema, mas ali não é a Lavínia Pacondes. É a Flavinha. Tem que colocar o seu jeito da Flavinha, o jeito de ser, o jeito de falar da Flavinha, o jeito de olhar, o jeito de agir, que é tudo a expressão corporal. Você tem que realmente dar a vida”, explica.

A experiência pessoal de Lavínia Pacondes auxiliou na construção da personagem. Além de atriz, cantora e apresentadora, Lavínia também é influencer digital. “É claro que a Flavinha não vai ser igual eu. É uma personagem. Mas é claro que como você tem esse hábito de sempre gravar e postar, na atuação acaba facilitando bastante”, disse.

Filme “Tração” está em exibição nos cinemas desde a semana passada. Produção conta com participação de artistas globais. Foto: Divulgação

A atriz conta que atualmente se divide entre Fernandes Pinheiro e Curitiba, onde reside e cursa Odontologia na Faculdade Positivo. Com 17 anos, ela conta que apesar de seguir os estudos em uma área completamente diferente, a atuação como atriz ainda é a principal carreira que pretende seguir. “Eu amo o meio artístico. Eu quero seguir isso para toda a minha vida. Quero que venha várias oportunidades para atuar. Porém, eu resolvi fazer uma faculdade como segunda opção para ter um diploma diferente. Estou fazendo Odontologia em Curitiba, na Positivo. Estou gostando bastante do curso, mas o meio artístico sempre vai ter. Ser atriz será sempre minha primeira opção”, conta.

Apesar de ser estreante nos cinemas, Lavínia acumula experiências na televisão com apresentação de programas e participação na série Caminhos da Fama, transmitida pela Rede TV e que rendeu o papel no filme. Para a atriz, a evolução na carreira tem sido positiva. “Eu comecei em 2019 e agora em 2023 ver a evolução, aquele passinho por passinho, fico muito grata e feliz. Ainda bem que eu não desisti e continuei porque cada ano tem uma surpresa nova, um projeto novo. Eu fico muito feliz de ver a evolução e eu pretendo continuar nisso, que eu quero crescer cada vez mais, expandir”, disse.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.