Workshop de risoto será realizado na Najuá no dia 17 de junho

Programação acontece durante Sábado Cultural da Najuá; Inscrições já foram finalizadas/Texto de Karin Franco, com…

07 de junho de 2023 às 18h01m

Programação acontece durante Sábado Cultural da Najuá; Inscrições já foram finalizadas/Texto de Karin Franco, com reportagem de Jussara Harmuch e Paulo Sava

Workshop de risoto será promovido pela instrutora do SENAC, Larize Mazur (em destaque na imagem). Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Um workshop irá ensinar os segredos para fazer um bom risoto que conquistará seus amigos. O evento acontece durante o Sábado Cultural, que ocorre no sábado (17), a partir das 11 h, na Rádio Najuá. As inscrições já foram encerradas. As 16 vagas disponíveis foram preenchidas.

O workshop será ministrado pela engenheira de alimentos e instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Larize Mazur. Formada desde 2010, Larize fez mestrado e doutorado na Universidade Federal do Paraná e atua desde 2017 no ramo gastronômico. Após um período residindo em Ponta Grossa e Curitiba, a engenheira de alimentos voltou para Irati e abriu uma panificadora. Desde maio, atua integralmente no ensino da gastronomia, realizando cursos profissionalizantes de cozinheiro e padeiro.

Larize destaca que o workshop de risoto é um bom momento para aprimorar conhecimentos, principalmente na elaboração de um prato que incentiva o encontro com amigos e familiares. “O risoto é um prato que, além de ser gostoso, ele tem toda essa preparação que é muita agradável preparar em família, com os amigos. Chama os amigos para cozinhar, fica degustando o vinho, conversando e preparando o risoto. Acredito que todos vão gostar porque são duas preparações, que pode ser até para vegetarianos ou não, e é um prato que não tem erro, não tem quem não goste”, disse.

Serão preparadas duas receitas durante o workshop: um risoto de mignon e um risoto de cogumelo fungui. Entre as dicas que serão repassadas no workshop está o preparo anterior. “No caso do fungui, tem que hidratar ele que é um cogumelo seco, de origem italiana. Você vai deixá-lo hidratado. Mais ou menos, uma meia hora, ele fica hidratado. Você pode hidratar ele antes, deixá-lo picadinho. Deixar o caldo preparado. Pode ser um caldo de legumes ou um caldo de carne, peixe, dependendo o risoto que você vai fazer. A cebola picada, tudo ali bem separado, medido e fazer o risoto na hora. Mais ou menos, uns 30 a 40 minutos, você faz o risoto. Você deixa toda, o que chamamos de Mise en place preparada, e na hora que vai lá, vai conversando com os convidados, vai tomando um vinho e vai fazendo risoto”, conta.

Para os preparativos do risoto de mignon, também serão repassados os truques para que a carne esteja no ponto para ser adicionada à receita. “Vamos só selar essa carne na panela ou na frigideira que for fazer o risoto. Selou a carne e reservou ela. Vai usar aquele fundo para fazer a cebola, colocar o arroz, fazer o risoto e vai voltar com a carne, só quando o arroz já tiver pronto porque a carne não precisa cozinhar com arroz. Nós só selamos e depois quando o risoto tiver quase pronto, quase servindo você volta com a carne”, explica Larize.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

O workshop também trará dicas de ingredientes a serem usados, como o uso do arroz arbóreo para fazer o risoto. A receita original da Itália pede um ponto al dente, mas a receita no Brasil tem modificações, com a preferência do ponto do arroz ficando um pouco mais mole. A engenheira de alimentos explica um dos segredos que ajuda a chegar no ponto que os brasileiros adoram. “O segredo de deixar o risoto mais al dente, mais cremoso, é a ordem dos ingredientes. Você sempre estar mexendo ele. Nunca deixar cozinhar sem mexer, para dar toda aquela cremosidade, cozinhar o arroz e ele ficar cremoso, mas também um pouco al dente”, disse.

Outros ingredientes como o uso do parmesão e da manteiga na receita serão demonstrados no workshop. “Refoga na manteiga, a cebola inicialmente, daí coloca o arroz, o vinho, o caldo e finaliza depois com uma manteiga gelada, que essa manteiga gelada vai dar toda uma cremosidade e um brilho no risoto”, conta.

O workshop ainda contará com uma orientação sobre a harmonização de vinhos com os tipos de risotos. “Harmonizar é você casar. A hora que você come o prato e bebe o vinho, parece que tem combinação perfeita. Harmonizar é o casamento perfeito entre o prato e a bebida”, explica.

Durante o workshop, será trabalhado também a importância do vinho na receita. “O vinho vai ajudar a soltar o amido do arroz e esse amido que vai dar toda a cremosidade ao prato. Além de tudo, o aroma porque quando você está cozinhando e coloca o vinho, o cheiro na cozinha fica maravilhoso, já dá mais fome ainda pelo cheiro, pelo aroma do vinho”, diz Larize.

O workshop começa a partir das 11 h. A degustação dos pratos está programada para começar ao meio-dia. A previsão é que o evento termine às 13 h.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.