Dentista, que foi pai do secretário de saúde, João Almeida Júnior, faleceu em fevereiro de 2023 em decorrência de complicações causadas pela Covid-19/Texto de Paulo Sava, com reportagem de Rodrigo Zub
Foi sancionada recentemente a lei que denomina a unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que será construída em breve, de João Antônio de Almeida. O dentista, que foi pai do secretário municipal de saúde, João Almeida Júnior, faleceu em fevereiro de 2023 devido a complicações causadas pela Covid-19.
Em áudio encaminhado à nossa reportagem, o filho de João Antônio, que acompanhou a sessão, agradeceu aos vereadores pela homenagem. Almeida ressaltou que momentos como este amenizam a dor e a saudade que ele sente do pai. Para João, é gratificante ver que o legado que seu pai deixou está sendo reconhecido.
“É gratificante ver que todo o legado que o pai deixou e os atendimentos que ele fez ainda estão na memória das pessoas. Algumas lembranças que as pessoas têm e as histórias que elas chegam para nos contar a família não sabia, por exemplo, dos atendimentos que o pai fazia a grupos de igrejas para crianças, de forma voluntária”, frisou.
O dentista também atendia gratuitamente as pessoas das comunidades do interior e ganhava alguns presentes, segundo João. “Eu lembro que, quando eu era criança, o pai chegava com saco de batatas, verduras, sacos de milho, e ele falava que ganhou de um e de outro paciente. Nós víamos que aquelas verduras, legumes e cereais que ele ganhava eram o pagamento que as pessoas faziam a ele. Agradeço aos vereadores e ao prefeito Jorge (Derbli) por ter sancionado a lei. Teremos no AME eternizado o nome do pai”, pontuou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
A ex-secretária de educação de Irati, Rita de Cássia Almeida, viúva de João Antônio, disse que é difícil encontrar palavras para agradecer pela homenagem prestada ao seu marido.
“Como é difícil agradecer uma homenagem como esta. O reconhecimento pelos atos prestados por João em benefício das pessoas e da comunidade nos enche de orgulho e alento pela dor que estamos passando. Quero agradecer ao vereador Hélio de Mello pela indicação do nome deste espaço público onde a saúde será prestada com excelência. Trabalhar neste espaço era um grande sonho dele porque, apesar da idade e mesmo doente, não deixava de ter esperança de voltar ao exercício da profissão que tanto amava”, frisou.
Em seu discurso na Câmara, o vereador Hélio de Mello (PV), autor do projeto, destacou o envolvimento de João Antônio com a sociedade iratiense. “João Antônio de Almeida era o cidadão, o dentista que, quando a pessoa saía lá do interior, não interessava se era sábado, domingo, dia ou noite, se estava chovendo ou não, babando de dor de dente, ele fazia o atendimento e nem sequer perguntava se ela tinha dinheiro ou não. Acreditamos que tirar a dor de uma pessoa, mesmo dor de dente, e em um período que não havia tantas tecnologias que temos hoje, estes equipamentos e a facilidade que há de se trabalhar dentro dos consultórios. Naquele tempo, tinha que pedalar para o equipamento funcionar, como em uma máquina de costura antiga”, comentou.
Hélio estendeu a homenagem a toda a família, que apoiou o dentista durante toda a sua vida. “É uma homenagem a uma família, em um espaço público que está sendo licitado, vai ser construído e que vai atender a saúde pública e as pessoas da nossa região”, pontuou.
O presidente da Câmara, José Ronaldo Ferreira (Ronaldão) também exaltou o trabalho voluntário que João fazia pela população do município. “Como bem lembrou o vereador Hélio de Mello, ele olhou pelas pessoas, atendeu quem podia pagar e quem não podia. Isto é importante fazer enquanto temos sangue na veia e vida, para que um dia seja feito um reconhecimento”, comentou.
Perfil – João Antônio de Almeida, filho de Antônio Cordeiro de Almeida Júnior e Maria Rosa Zanon de Almeida, nasceu em Bandeirantes, no norte do Paraná, no dia 23 de novembro de 1951. Sua família se mudou para Irati quando ele tinha 3 anos de idade. Filho mais velho de 5 irmãos, ele se casou com Rita de Cássia, com quem teve dois filhos, João Almeida Júnior e Luís Gustavo. João teve ainda 3 netos, Maria Eduarda, Lorenzo e Enrico.
Formado em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em 1973, atuou em Irati por 39 anos. Como dentista, trabalhou por 25 anos na Prefeitura Municipal, atendendo principalmente em comunidades do interior e no Posto de Saúde do bairro Lagoa. Durante 20 anos, ele atuou no SESI e vinha trabalhando como dentista do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) há mais de 10 anos. João Antônio de Almeida participou ativamente de mais de 20 entidades e projetos sociais, sempre em busca de melhores condições de vida. Sua principal marca durante toda a vida foi de devolver os sorrisos às pessoas.
AME – O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) deverá ser construído pelo município em um terreno doado ao Estado, nas proximidades da empresa Yazaki, na Vila São João. O governo do Estado repassará aproximadamente R$ 14 milhões para construção da obra. O espaço funcionará como sede do Consórcio de Saúde e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que atualmente funciona no bairro Nhapindazal. No total, a nova unidade terá mais de 2.400 metros quadrados de área construída. O custeio da nova unidade será dividido entre os municípios da regional, a exemplo do que acontece com o CIS/Amcespar. A assinatura da ordem de serviço para o início das obras do Ambulatório Médico de Especialidades deverá ser realizada nos próximos dias em evento que deverá contar com a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.