Projeto de Lei para compra de terreno onde será construída a nova escola deu entrada nesta terça-feira, 09/Paulo Sava
A comunidade do Guamirim poderá contar em breve com uma nova escola. A Prefeitura de Irati encaminhou para a Câmara o Projeto de Lei nº 021/2023, que autoriza o município a adquirir por desapropriação um terreno na comunidade para a construção da nova unidade escolar. A matéria foi lida na sessão da última terça-feira, 09.
O terreno mede 5.475m² e custará R$ 398 mil, que serão pagos com recursos do caixa do município. O imóvel fica perto da área central do distrito e da atual Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki. Recentemente, o terreno foi tornado de utilidade pública e por este motivo a compra poderá ser concretizada dentro dos trâmites legais.
No projeto, o prefeito Jorge Derbli justificou a necessidade da obra dizendo que a aquisição do terreno e a construção de uma nova escola vêm sendo discutidas há muito tempo com a comunidade do Guamirim. Reestruturar a escola é uma necessidade dos alunos e da população da localidade, segundo o prefeito. O projeto deve ser votado a partir da próxima semana.
A compra deste terreno para construção da nova escola do Guamirim era uma reivindicação antiga do vereador Nei Cabral, que residiu da comunidade e faleceu em setembro de 2022 em virtude de um câncer, lembrou o presidente da Câmara, José Ronaldo Ferreira, o Ronaldão (PSDB).
“Que toda a comunidade do Guamirim saiba, vocês professoras e componentes da escola: o Nei já tinha este pedido, mas veio a falecer. Então, queremos respeitosamente citar o nome dele, nosso eterno vereador, que lutou muito pela comunidade e deixou esta semente plantada, que hoje está germinando e dando frutos. Era uma reivindicação antiga dele, que fez este pedido e agora deu certo de a prefeitura comprar o terreno, o que vai acontecer. Depois, é correr atrás do recurso para construir a escola”, destacou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Familiares de Nei Cabral estiveram presentes na sessão. O atual vice-presidente da casa, João Henrique Sabag Duarte (PV) fez uma nova indicação sobre o assunto na sessão do último dia 02, o que originou o projeto. Na sua manifestação, ele se dirigiu aos alunos e professores da escola, que acompanharam a reunião. “Estivemos presentes na última semana vendo as dificuldades que vocês enfrentam para poder trabalhar e as crianças estudarem, e nada mais justo do que a compra deste terreno para que nós possamos construir esta escola”, frisou.
Depois de aprovada e concretizada a compra do terreno, que passará por duas votações na Câmara, o próximo passo será a busca de recursos para elaboração do projeto e para a construção da nova escola, conforme Ronaldão. “Nós vamos depois atrás do recurso para a construção da escola. O primeiro passo será a compra do terreno e depois vamos lutar incansavelmente para a construção da escola, que deverá ser moderna e oferecer qualidade de vida para todos os alunos, educadores, professores, zeladores e diretoria que ali estão”, comentou.