Consórcio de Saúde aprova ideia de oncologia na Santa Casa de Irati

Presidente do CIS/Amcespar, Cleonice Schuck, encaminhou ofício para a Câmara Municipal dando posicionamento da instituição…

11 de abril de 2023 às 23h33m

Presidente do CIS/Amcespar, Cleonice Schuck, encaminhou ofício para a Câmara Municipal dando posicionamento da instituição sobre a manifestação do vereador João Henrique, que havia sugerido a implantação do serviço de oncologia no hospital/Jussara Harmuch

No centro, a presidente do CIS/AMCESPAR, Cleonice Aparecida Kufener Schuck . Imagem: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati

A presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) e prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, encaminhou um ofício assinado em nome dos nove municípios que fazem parte da entidade, em que se manifesta em relação à fala do vereador João Henrique Sabag Duarte, no que se refere à situação dos pacientes oncológicos e a implantação do serviço de oncologia na Santa Casa de Irati.

Os prefeitos acreditam que a proposta do vereador pode diminuir as filas de espera, gerar economia aos municípios e resolver a dificuldade financeira do hospital. No entanto, a presidente do Consórcio lembrou que hoje já existe dificuldade de encontrar profissionais para trabalhar na Santa Casa e previu que a dificuldade poderá ser ainda maior para a área de oncologia.

Quer receber notícias pelo whatsapp

A gerência sobre os encaminhamentos de pacientes para tratamento oncológico cabe ao Estado. Na 4ª Regional ocorre apenas a organização de uma fila de espera. “As vagas para esses atendimentos não competem aos prefeitos, se não, isso já estaria resolvido. Hoje as filas só estão andando porque os prefeitos se mobilizaram para desconsiderar a pactuação da 4ª Regional com Curitiba e os pacientes puderam ser encaminhados também para Campo Largo, no Hospital do Rocio e Campina Grande do Sul, no Angelina Caron”, diz um trecho do ofício encaminhado por Cleonice.

Sobre a queixa do vereador quanto à falta de atendimentos paliativos por parte da instituição que administra quimio e radioterapia, a presidente do CIS/Amcespar respondeu que estão sendo realizados esses atendimentos na unidade Hospice do Erasto Gaertner em Curitiba (inaugurada em 2020, que atende pelo SUS). Até março deste ano, 1,2% do total dos atendimentos e 4% dos internamentos foram de pacientes da 4ª Regional, informa Cleonice. Ela salienta que é preciso levar em consideração o direito que o paciente tem de optar pelo atendimento na Santa Casa de Irati.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.