Fila para agendar exames: reclame do ouvinte

Ouvintes da Najuá encaminharam fotos e vídeos reclamando do tamanho da fila para marcação de…

29 de março de 2023 às 14h13m

Ouvintes da Najuá encaminharam fotos e vídeos reclamando do tamanho da fila para marcação de consultas e exames na Unidade de Saúde Ildefonso Zanetti, em Irati

Em participação no programa Meio Dia em Notícias na segunda-feira, 27, o secretário de Saúde de Irati, João Almeida Junior, justificou que um mutirão para agendamento de exames foi programado, o que causou filas nas unidades. João Almeida respondeu um questionamento feito pelo ouvinte Antônio Rosa, que encaminhou fotos reclamando do tamanho da fila para marcação de consultas na unidade Ildefonso Zanetti.

“Nós tínhamos consultas desde o mês de novembro. Exames marcados e não tinham sido agendados. Nós queremos diminuir ou até zerar essa fila. Então, a partir de hoje [segunda-feira], nós liberamos para todas as unidades fazer o agendamento de todos esses exames que estavam represados. O que aconteceu, numa ação que nós iriamos fazer durante toda a semana, a população foi toda no dia de hoje [segunda]. Só até meio-dia nós havíamos marcado 6.129 exames. Nós tivemos alguns problemas pontuais em algumas unidades como Adhemar [Vieira de Araújo], Vila São João, Rio Bonito, que as pessoas preferiram sair de lá e vieram aqui no Ildefonso Zanetti. Cerca de 11h10, nós não tínhamos mais fila e agora o fluxo a partir do almoço já está normalizado em todas as unidades”, afirmou o secretário.

Quer receber notícias pelo whatsapp?

João Almeida disse que a ação foi planejada pela secretaria de Saúde, porém, segundo ele, houve uma sobrecarga do sistema, que atrasou os atendimentos. “Nós já tínhamos planejado, já tinha mais gente [para atender], só que sobrecarregou o sistema a partir das 10 h, nós remanejamos porque não tinha mais fila porque não adianta colocar quem não é treinado para o agendamento de consultas. Não adiantaria eu chamar o Rodrigo e o Paulo da rádio para ajudar porque até aprender a usar o sistema, nós remanejamos de outras unidades, cerca de uma hora depois, às 11h10, que eu fui nas filas com o vereador Alcides [Batatinha], que estava ali perto, não havia filas em nenhuma unidade”.

O secretário afirma que o objetivo é fazer com que o paciente saia do consultório e já consiga marcar os exames no mesmo dia. “Nós não queremos que isso aconteça mais. Nós queremos depois de estabilizarmos essa situação que o paciente saia do consultório já consiga marcar seus exames no mesmo dia. Não ter um dia específico para marcação, mas para isso nós temos que terminar com toda a demanda reprimida que nós tínhamos”, disse João Almeida.

Ao ser questionado sobre o motivo do atraso nas marcações de exames, João Almeida disse que isso acontece em função da redução das atividades de algumas empresas nos meses de dezembro e janeiro. Neste período, conforme o secretário, os prestadores de serviços ao município costumam dar férias aos funcionários. “Alguns prestadores de serviços de serviço dão férias para os funcionários nos meses de dezembro e janeiro. Aí diminui a oferta que nós podemos comprar. Outra situação é que alguns médicos no início de ano fazem um checape em uma população específica [pessoas atendidas em programas da estratégia da saúde da família]. Aumentou a quantidade de pacientes necessitando de exames ao mesmo tempo que os laboratórios diminuíram a oferta que nós tínhamos. Mas agora em março e abril estabiliza. Então, em abril e maio deve estar totalmente estabilizado com essa situação”.

Na Câmara Municipal, o 1º Secretário Alcides Cezar Pinto (Batatinha) (PSD) solicitou que o secretário de Saúde, João Almeida Júnior, seja convidado para comparecer na Tribuna da Casa com o objetivo de prestar esclarecimentos em relação as filas registradas em todas as unidades de saúde na segunda-feira.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.