Prefeito de Inácio Martins deixou a presidência da AMCESPAR no início do ano para concorrer ao cargo/Paulo Henrique Sava

O prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, foi eleito para ocupar o cargo de 3º vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Ele deixou a presidência da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná no começo do ano para concorrer ao cargo.
Cerca de 200 prefeitos de todo o Paraná estiveram na sede da AMP, em Curitiba, na última segunda-feira, 20, para participar da eleição que escolheu o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, como presidente da entidade. Benato, que estava em viagem, não participou do evento. A cerimônia de posse está marcada, a princípio, para o dia 05 de abril.
Em contato com nossa reportagem, Benato, que voltou ao Brasil nesta semana, destacou que a chapa é composta de 75 prefeitos. “A chapa da AMP é composta de 75 prefeitos, sendo que a chapa majoritária principal é composta pelo presidente e pelos vices, sendo que eu sou um dos escolhidos para compor esta chapa representando a AMCESPAR. É inédito na nossa região ter uma composição dessa na AMP, e com certeza faremos a representatividade das nossas regiões, não só da AMCESPAR, mas também da AMSULPAR, AMCG e AMOCENTRO, que são regiões parecidas”, frisou.
Benato buscará discutir as principais pautas da região junto aos governos estadual e federal, autarquias de fiscalização, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. “Tudo isto é pertinente aos benefícios, e que consigamos conciliar e termos um entendimento melhor com os órgãos fiscalizadores, que tenham pelo menos norteado uma composição para que todos os municípios sigam o mesmo padrão”, comentou.
O primeiro desafio será o de levar todos os chefes de Executivos municipais do Paraná para a Marcha dos Prefeitos, que deve acontecer de 27 a 30 de março em Brasília. Na oportunidade, serão discutidas duas das principais pautas da região. Uma delas é o repasse para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU; a outra é a mudança da tabela SUS, que está muito defasada. Outras reivindicações estão ligadas à educação, conforme Benato. “Existem outras ainda, como o transporte escolar junto ao governo do estado quanto ao federal. São várias pautas pertinentes à defesa da nossa região”, afirmou.
Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?
Nova diretoria da AMP – Além de Benato e do presidente Edimar Santos, a diretoria conta também com Sérgio Onofre, prefeito de Arapongas, como 1º vice-presidente; Roberto Reis de Lima, prefeito de Goioerê, como 2º vice-presidente; Marciano Vottri, prefeito de Vitorino (1º secretário); Júlio Cesar Leite, prefeito de Terra Rica (2º secretário), Emerson Toledo Pires, prefeito de Cambira (1º tesoureiro); Suzie Pucillo, prefeita de Astorga (2ªesoureira) e Roberto Justus, prefeito de Guaratuba (diretor de Relações Institucionais e Políticas).
