Passagem de comando aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27, em frente ao quartel do 10º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros de Irati/Paulo Henrique Sava
Major Jorge Augusto Ramos reassumiu o comando do 10º SGBI de Irati nesta quinta-feira, 27. Foto: Paulo Henrique Sava |
“Era um sonho já de muito tempo, mas um sonho que não era individual e sim coletivo de poder prestar um serviço melhor à nossa comunidade. Nós trabalhamos muito para este momento com toda a nossa equipe, com os bombeiros, parlamentares, autoridades de todos os níveis e instituições e com a comunidade que acreditou também, e hoje é realidade. A partir de agora, o legado é de trabalho, temos que arregaçar as mangas, ofertar um trabalho melhor para a comunidade, aperfeiçoar aquilo que já está bom, começar novas frentes de trabalho e desenvolver melhor a nossa região, fazendo aquilo que a comunidade precisar, bons serviços públicos prestados de maneira eficiente, com eficácia e quando a comunidade precisar. Este é o nosso compromisso de agora em diante e, como bom bombeiro, com sacrifício da própria vida, que nós juramos para cumprir nossa missão”, frisou.
Ramos enalteceu o trabalho realizado pela Capitã Carla Adriana Spak Sobol, que comandou a unidade até quarta-feira, para elevação do 2º Grupamento para 10º Subgrupamento Independente através de um decreto assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) no dia 27 de junho de 2022. A unidade passou a abranger 23 municípios das regiões sul e centro-sul do Paraná. O major destacou que, com isso, toda a região ganha mais agilidade na tomada de decisões por parte do Corpo de Bombeiros e também na capacidade de angariar mais recursos junto ao Governo do Estado. Além disso, a unidade terá maior visibilidade junto ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros e ao Executivo paranaense.
“Esperamos, nos próximos anos, que isto se torne realidade e a comunidade vá sentindo a melhoria no serviço no dia a dia. O que é o nosso serviço? É chegar o mais rápido possível quando a comunidade precisar, e que sempre é em momentos de desespero, de dor e angústia. Nós somos uma das primeiras respostas, que tem que ser rápida e eficiente. Este é o nosso compromisso”, pontuou.
Com a transferência de Ramos para o comando do 10º SGBI, Spak, que foi a 1ª mulher iratiense a entrar para o Corpo de Bombeiros, em 2005, assumiu a função de subcomandante da unidade. Emocionada, ela destacou que a nova fase do Corpo de Bombeiros de Irati será excelente. “O dia de hoje representa uma fase excelente para o Corpo de Bombeiros de Irati e região, pois através do 10º SGBI, temos a intenção de aproximar ainda mais os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros da população que compõe o sudeste do Paraná”, comentou.
Spak agradeceu pela dedicação de autoridades de diversos níveis, dos soldados, oficiais e demais integrantes do Corpo de Bombeiros de Irati em prol da elevação da unidade. “Foi através do esforço de cada um de vocês no atendimento à população que nasceu um gráfico estatístico que representa o número de ocorrências dentro da nossa área, em comparação a outras unidades recém-criadas, que se enxergou a necessidade da elevação desta área. Ele foi anexado ao ofício da deputada Leandre (Dal Ponte, reeleita pelo PSD), fruto do trabalho e da dedicação de todos, que não medem esforços para bem servir a comunidade onde estão inseridos”, frisou.
O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, destacou a importância da elevação da unidade, instalada em Irati desde 1948, sendo o 3º mais antigo do estado. “A importância desta unidade se dá por Irati já ser sede de outras regionais, e também do Corpo de Bombeiros. O principal motivo é a aproximação dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros da região, pois as demandas que eram resolvidas em Ponta Grossa agora teremos neste município, principalmente nas questões técnicas de prevenção e combate a incêndios”, comentou.
A prefeita em exercício, Ieda Waydzik (PV), agradeceu ao comando do 1º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, ao qual a unidade iratiense estava subordinada até o mês de junho, pelos anos de trabalho realizado em parceria. “Nossos agradecimentos a Ponta Grossa pelos anos que acolheu o nosso grupamento, mas é preciso que se faça independência, que (a unidade) cresça e que a vida continue no sentido de sempre dar melhor qualidade de vida para os nossos cidadãos iratienses e de toda a região”, comentou.
O prefeito licenciado Jorge Derbli lembrou que, antes de deixar o Corpo de Bombeiros de Irati, Ramos havia solicitado em 2017 que o município repassasse o prédio histórico da Prefeitura, que fica ao lado do quartel, para que ele fosse restaurado, pois havia a possibilidade de que a unidade se tornasse um subgrupamento, o que ocorreu neste ano. “Isto foi feito junto com a Capitã Spak, foi um trabalho muito bem feito, com um recurso muito bem aplicado, e hoje se torna realidade este espaço para uso do 10º SGBI”, comentou.
Municípios atendidos – Além de Irati, o 10º SGBI abrange também os municípios de Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, Fernandes Pinheiro, General Carneiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Ivaí, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Teixeira Soares, Tuneiras do Oeste, União da Vitória e Porto União-SC.
Na foto, Ramos em frente ao comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior |
Spak com os empresários do Grupo Saber, Michael, Daniele e Priscila Crovador |
Ramos e o secretário-geral da AMCESPAR, Vanderlei Kava |
Bombeiros da reserva |
Retirada da flâmula antiga do 2º GB de Irati |
Entrega da nova flâmula do 10º SGBI |
Brasão do 10º SGBI |