Centro de Distribuição do Grupo Ivasko será construído em Irati

Localização do investimento foi confirmada pelo diretor do grupo Ivasko, Paulo Ivasko. Investimento faz parte…

15 de fevereiro de 2023 às 19h10m

Localização do investimento foi confirmada pelo diretor do grupo Ivasko, Paulo Ivasko. Investimento faz parte do plano estratégico da empresa para expandir as atividades/Texto de Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Sava

Diretor do grupo Ivasko, Paulo Ivasko, confirmou que Centro de Distribuição será construído em Irati para facilitar a logística de distribuição de produtos nos supermercados da empresa. Foto: Arquivo Pessoal

O Grupo Ivasko implementará um Centro de Distribuição em Irati que abastecerá as unidades da empresa. O investimento faz parte de um planejamento estratégico para dois anos revelado em uma reunião com parceiros que envolve investimentos no valor de R$ 100 milhões.

Em entrevista à Najuá, o diretor do grupo Ivasko, Paulo Ivasko, confirmou que o objetivo é construir o centro no município. “Com 99% de chance que é aqui em Irati. As lojas que serão fora [de Irati]. Vamos clareando o projeto ao longo do tempo, finalizando alguns acertos de negócios que tem no meio, mas a tendência é que seja realmente aqui”, afirmou.

O Centro de Distribuição auxiliará no abastecimento das unidades, facilitando a logística dos supermercados. “A função dele é de um grande barracão onde centralizaríamos a maioria das nossas mercadorias. Ao invés do fornecedor entregar loja a loja, posto a posto, ele entregaria num lugar só e a nossa frota faria a distribuição em cada um dos lugares. Centralizando também algumas produções que temos, do horti-fruti. Hoje nós fazemos um trabalho excepcional com muitos produtores locais. O Ivasko privilegia muitos produtores de alface até o brócolis, produtores de tomate, produtores de uva, vários produtos – seja aqui em Irati, São Mateus do Sul ou em Ponta Grossa – fazemos esse intercâmbio com os produtores pra que traga produtos mais frescos e privilegia o comércio local”, disse Paulo.

A estrutura contará com 30 mil metros quadrados e o projeto será construído através de fases. “É uma obra muito grande. Precisa fazer um tratamento do solo, arrumar o solo. Depois entra a fase de execução. Vai indo devagar essa ideia de que vá fazendo aos poucos”, explica o diretor.

Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?

Apesar de já ter sido divulgado, o projeto do Centro de Distribuição deverá demorar para ser implementado. Os primeiros investimentos serão realizados nas novas unidades que devem ser instaladas em outros municípios, expandindo os negócios do Grupo Ivasko. “Esse [Centro de Distribuição] é um dos últimos dentro do projeto. Devemos vir com as novas lojas e com novos postos de combustível. Dentro do cronograma vem a questão do Centro de Distribuição. Mas claro, para um começo, é começar com um projeto porque todo o projeto é demorado, tem as suas mudanças, as suas adaptações. Estamos já começando a trabalhar nisso”, conta.

Imagem do supermercado Ivasko da rua Dona Noca. Foto: Grupo Ivasko/Arquivo

As novas unidades que serão instaladas seguem o formato do Mariano Atacadista, que já possui unidades em Irati, Ponta Grossa e São Mateus do Sul. Duas novas unidades serão construídas em cidades que ainda serão divulgadas. “Não divulgamos ainda as localidades, mas essas duas lojas vão ser fora daqui de Irati e o plano nosso do Centro de Distribuição é aqui em Irati. Mas essas duas lojas devem ser fora e devemos contemplar, está dentro de um projeto também, algumas lojas aqui de Irati podem vir com reformas”, disse.

Outro investimento que o Grupo Ivasko fará é o Serviço Express, que será instalado nos postos de combustíveis. O serviço de conveniência oferecerá o conforto para que os clientes possam adquirir os produtos nos estabelecimentos que funcionam 24 horas. “Serão unidades que serão enriquecidas com um mix melhorado, indo para um pouco mais de bebidas e tudo mais nas lojas que comportam o seu tamanho. Mas estamos fazendo um estudo disso, para trazer para essas lojas”, comenta.

A expectativa é poder trazer esse serviço, que já é comum em grandes cidades, para o interior do estado. “Vai ser em várias cidades que nós estamos. É comum em algumas cidades grandes, mas aí está a nossa veia inovadora do Ivasko, de trazer novos serviços, novas oportunidades para os nossos clientes de consumo com essas lojas Express”, conta.

Com o aumento dos investimentos, o Grupo Ivasko poderá aumentar a quantidade de vagas de emprego, de acordo com o número e o tamanho das lojas que serão abertas. “Se você for ver em três anos, aumentamos em três vezes a quantidade de funcionários, de colaboradores dos últimos três anos para cá. Existe uma tendência de aumentar consideravelmente conforme o tamanho da unidade, a cidade que for. Em Ponta Grossa, são quase 150 pessoas são empregadas lá. No litoral do Paraná, que teve a temporada, incrementamos as equipes lá também. Tudo vai conforme o tamanho das unidades”, disse.

A expansão dos negócios ao longo de dois anos é parte de um projeto que a diretoria do Grupo Ivasko realiza para tornar a empresa mais sólida. “Hoje temos procurado trabalhar, estamos evoluindo bastante nisso, é estruturar o grupo com pessoas, com planejamento, com projetos, para que nós sejamos um grupo sólido, um grupo que não está expandindo mais ou menos. Sempre procuramos fazer e fazemos as coisas certas. Para uma ideia, desde há muitos anos, desde que o negócio deixou de ser informal, nós somos uma empresa que não trabalha com nada sem nota. Tudo com nota fiscal, desde uma alface até um lápis que precisa entrar. Esse é um dos segredos do nosso crescimento porque trabalhamos tudo da forma correta, dentro das leis”, explica.

O Grupo Ivasko ainda possui um braço tecnológico, a Ivasko Tech, que investe em aplicativos para celulares como o Gymnamic e Gasss, ambos disponíveis na Apple Store ou na Play Store. O Gymnamic é um aplicativo de exercícios físicos e o Gasss é um aplicativo para entrega de gás. No caso do aplicativo de exercícios físicos, o Grupo Ivasko já encontrou parceiros. “Inclusive, fomos contatados por uma grande empresa do mercado da América Latina para estar junto com eles no aplicativo junto, já que opera que é Gympass e junto com o Gymnamic”, conta.

O Grupo Ivasko também inovou trazendo um teste de caixas de autoatendimento no supermercado da rua Dona Noca, de Irati. Neste tipo de caixa, é o próprio cliente que passa as compras e realiza o pagamento. “É uma ideia que trouxemos, inovou e realmente teve uma ótima aceitação, principalmente para compras rápidas. Às vezes, você não quer ficar na fila e é bem fácil de operar, tanto que temos uma pessoa que está sempre assessorando para justamente ir ensinando os clientes, de como operar esse caixa que ele é muito prático”, disse.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.