Período de inscrições vai de 6 de fevereiro a 24 de fevereiro; Inscrições devem ser feitas pessoalmente na Casa dos Conselhos, em Irati/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub
As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a vaga de cuidador (a) social abrem na próxima segunda-feira (6). As vagas são para cadastro de reserva e o salário mensal é de R$1.647,24.
Em entrevista à Najuá, o presidente da Comissão do PSS, Denis Cezar Musial, explica que o processo seletivo está sendo aberto porque a lista de pessoas chamadas no processo seletivo anterior está terminando. “Uma das motivações para iniciar esse processo seletivo é porque no processo seletivo anterior, que foi feito, está chegando ao fim de todos os candidatos que foram chamados a esse cargo, de cuidador social. Essa é uma das motivações que está levando a administração, a gestão a estar realizando novamente esse processo seletivo específico para cuidador social”, explica.
Ao todo, são 48 vagas efetivas que podem ser substituídas ao longo do tempo por meio da lista do cadastro reserva.
Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?
A função de cuidador social pode ser ocupada por mulheres ou homens e está vinculada à Secretaria de Assistência Social. Na função, o cuidador social auxiliará pessoas acolhidas em instituições públicas. “São atividades voltadas ao apoio do acolhido, daquela pessoa que está nessa instituição de acolhimento. Sempre dando esse suporte. Preparando refeições, guiando, direcionando alguns acolhidos para ações de higiene, limpeza, do que é possível, realiza atividades de lazer junto com esses acolhidos, atividades de cuidado relacionados à higiene corporal e ambiental, compartilha responsabilidades com tarefas domésticas. São essas atividades que acabam esse cuidador realizando nessas unidades de acolhimento”, explica o presidente da Comissão do PSS.
Entre as instituições onde o profissional atuará estão a Casa Lar, que acolhe crianças e adolescentes; uma unidade de acolhimento à mulher em situação de violência; uma casa de passagem para a população em situação de rua e famílias em trânsito e uma residência inclusiva, que acolhe pessoas adultas com alguma deficiência. Não é possível escolher a unidade na qual atuará e as vagas são preenchidas conforme a necessidade.
O horário de trabalho é feito em escalas, tendo duas opções: a cada 24 horas trabalhadas, haverá 72 horas de folga ou a cada 12 horas trabalhadas, haverá 36 horas de folga. Não é possível a escolha dos horários, que serão determinados pela administração pública.
Denis explica que, devido à função, o cuidador social atuará em duplas. “O cuidador ou cuidadora que entrar, ele não trabalha sozinho. São duplas, são profissionais que acabam fazendo uma escala de plantão porque esses serviços de acolhimento, dizemos que são serviços ininterruptos. Eles funcionam 24 horas por dia. Nesse período é feito um regime de escala e plantão desse trabalho”, conta.
A escolaridade mínima para o preenchimento das vagas é o Ensino Médio. É possível que o candidato se inscreva no processo sem estar com o Ensino Médio completo, mas no momento da convocação, será preciso apresentar o diploma. Se não tiver o Ensino Médio completo até o momento da convocação, o candidato é desclassificado. “Esse nível de escolaridade é exigido no ato da convocação. Se a pessoa fizer o processo seletivo e ela for convocada, ela tem que comprovar que ela tem o Ensino Médio completo. Se ela não tiver, ela é inabilitada”, conta o presidente da comissão que organiza o PSS.
Para se inscrever, é preciso entregar um envelope lacrado contendo uma cópia do RG e CPF, além de um gabarito que está no edital e que deve estar preenchido. As informações preenchidas devem estar acompanhadas de documentos que comprovem essas informações. “A pessoa tem que preencher esse gabarito porque o que conta vai ser a titulação da pessoa. O nível de pontuação que ela atingir vai ser de acordo com a sua titulação. Junto com o preenchimento, anexar os documentos comprobatórios. Uma atenção que fazemos é que é importante anexar todos os documentos que comprovam o que a pessoa preencher no gabarito. Por exemplo, se ela tem uma capacitação, se ela tem experiência. Ela precisa anexar junto os documentos que comprovem. O fato dela preencher esse Anexo I não garante que ela terá aquela pontuação. Irá de acordo com os documentos que ela comprovar e a comissão analisar”, disse Denis.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente na Casa dos Conselhos Municipais, localizada na rua Coronel Pires, nº 826, no centro de Irati, anexo ao Centro Administrativo Municipal (CAM). O período de inscrição será do dia 6 de fevereiro, às 8h30, até o dia 24 de fevereiro, às 16 h. A vigência do processo seletivo é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.
O edital do processo seletivo está no site da Prefeitura de Irati, por meio deste link https://irati.pr.gov.br/concursosView/?id=224. Também é possível ter acesso ao edital pessoalmente na Secretaria de Assistência Social. O telefone para mais informações sobre o processo seletivo é (42) 3132-6205.