Rogério Carlos Born assume chefia da Seção de Jornalismo do TRE-PR

Rogério teve seu nome indicado pela coordenadora de Comunicação Social do órgão, Rubiane Barros Barbosa…

28 de janeiro de 2023 às 11h00m

Rogério teve seu nome indicado pela coordenadora de Comunicação Social do órgão, Rubiane Barros Barbosa Kreuz, e foi nomeado pelo presidente do Tribunal, Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura/Paulo Henrique Sava, com reportagem de Rodrigo Zub

Rogério durante palestra sobre Ciência Política e Eleições ministrada para os cadetes da PM-PR no Auditório do TRE-PR em 10/3/22. Foto: Vilmar Chequeleiro- Comunicação Social TRE-PR

O professor iratiense Rogério Carlos Born assumiu a chefia da Seção de Jornalismo do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A nomeação foi feita pelo presidente do órgão, Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. Quem convidou o professor para assumir o cargo foi a coordenadora de Comunicação Social do TRE-PR, jornalista Rubiane Barros Barbosa Kreuz.

Rogério tem experiência em comunicação institucional, eleitoral e política e já trabalhou na antiga Assessoria de Comunicação Social do TRE-PR (atual Secretaria de Comunicação Social) entre os anos de 2011 e 2016.

Entre suas atribuições, Rogério terá a incumbência de divulgar matérias institucionais e de serviço e conscientização dos eleitores. Entre os programas realizados pelo setor, está o “Gralha Responde”. O professor explicou como funciona este programa em áudio enviado à nossa reportagem. “Ele identifica as fake news e depois denuncia as notícias falsas”, frisou.

Rogério também prestará atendimento direto aos jornalistas e outros profissionais da imprensa. Ele disse que procurará aperfeiçoar o trabalho deixado pelos jornalistas que o antecederam no cargo. Seu maior desafio será dar continuidade aos esclarecimentos sobre a segurança das urnas eletrônicas aos eleitores, que, segundo ele, foram injustamente atacadas nas eleições de 2022.“Já tenho desenvolvido muitos trabalhos neste sentido. A urna eletrônica é uma conquista da democracia brasileira que acompanhei desde sua criação e seus níveis de segurança são reconhecidos internacionalmente”, frisou.

Rogério também prestará auxílio ao programa “Universidade Amiga da Justiça Eleitoral”, que faz convênios com as faculdades para oportunizar a participação de acadêmicos nas eleições em troca de atividades complementares. Outro programa que ficará sob responsabilidade do setor de comunicação será o TRE Desenvolve.

Perfil – Rogério é servidor de carreira do TRE-PR há 28 anos, tendo atuado na Secretaria de Orçamento e Finanças, na Assessoria de Comunicação e na Escola Judiciária Eleitoral, onde foi assistente de publicações e projetos de aperfeiçoamento entre 2016 e 2023. Ele foi editor da revista Paraná Eleitoral no período de 2016 a 2022 e entregou a publicação com o selo “Qualis B2”, que corresponde ao nível de excelência nacional. Em breve, a publicação lançará uma edição comemorativa aos seus 67 anos.
O professor também fundou e coordenou os Grupos de Pesquisa em Direito Eleitoral, Ciência Política e Geografia Política do TRE-PR, com os quais trabalhou entre 2015 e 2022.

Rogério Carlos Born é cientista político, jurista, jornalista e internacionalista, doutorando e mestre em Direitos Fundamentais e Democracia, especialista em direito eleitoral, militar e em metodologia do Ensino Superior. Atua como professor de Ciência Política, Direito e Gestão Pública nos centros universitários UniDomBosco e Uninter, de Curitiba, e pela Faculdade Republicana de Brasília.

Em Irati, Rogério ocupa a cadeira de nº 3 da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), cujo patrono é Dom Pedro Filipak. O jornalista também é autor de 12 livros sobre Direito e Ciência Política e tem artigos publicados no Brasil, Portugal, Espanha e Alemanha. É membro consultor convidado da Comissão de Educação e Políticas Públicas Educacionais e já integrou a Comissão de Direito Internacional da OAB-PR entre os anos de 2012 e 2018.

Rogério também ajuda a elaborar a Cartilha de Orientação Política da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) há 12 anos, juntamente com os bispos do Paraná.

Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?

Foto: Anne Rabelo
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.