Previsão é que a obra seja concluída em 12 meses. No ano passado, os serviços foram paralisados após a empresa licitada ter o contrato rescindido/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub
As obras do SESC/SENAC foram retomadas em Irati. As novas instalações ficam na BR-153, em Irati, próximo ao trevo de acesso ao bairro Ouro Verde e o Loteamento Village Solaris. No espaço serão construídos um ginásio de esportes, um auditório, salas de aula, biblioteca, laboratórios para os cursos e estacionamento com mais de 200 vagas.
A área total da construção é de 4.688 metros quadrados, sendo 3.398 metros quadrados dedicados para o SESC e 1.289 metros quadrados para o SENAC. O investimento na obra é realizado com recursos próprios do sistema Fecomércio, do qual as duas instituições são filiadas, sendo orçado em R$ 17 milhões com recursos do SESC e R$ 8 milhões com recursos do SENAC. O prazo de execução da obra é de 12 meses.
Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?
Inicialmente, a empresa Oikos havia vencido o processo licitatório para executar a obra. Contudo, o contrato foi reincidido em 2022 e uma nova empresa foi licitada para finalizar a obra. Agora, a empresa Tangran Engenharia Ltda, de Campo Largo, que executa o projeto.
Em entrevista à Najuá, o gerente do SENAC, de Irati, João Guilherme Baggio de Oliveira, destacou que a empresa apresentou comprovação técnica de que terá condições de terminar a obra. “No edital, eles apresentam os acervos técnicos. Existe toda uma comprovação que faz com que tenhamos segurança para contratar, da mesma forma que aconteceu com a outra empresa também. Sabemos que são inúmeros fatores que tiveram envolvidos nesse processo, que, inclusive, não entendemos a fundo porque não estamos dentro da empresa que está fazendo a execução, mas entendemos que ela tem capacidade, essa capacidade técnica é comprovada e que daqui por diante, vamos ter um ‘deslanchamento’ que vai ser de vento em poupa e assim Deus vai querer”, disse o gerente.
Confira o vídeo da situação atual da obra
A empresa Tangran iniciou os trabalhos no fim do ano passado, mas passou a realizar obras mais “visíveis” neste ano. “Nós tivemos a entrada da empresa no mês de novembro. A retomada da obra para nós ela já se deu naquele mês, quando tivemos essa nova empresa que assumiu os trabalhos em novembro. A partir disso, talvez não fica muito claro para a população porque são serviços que ficam fechados dentro daquele tapume e, por vezes, não conseguimos enxergar. Agora isso ficou mais claro ainda porque passamos nas margens da BR-153 e conseguimos verificar isso acontecendo de maneira efetiva porque os trabalhos já tomam um vulto maior e as medições de obras já estão acontecendo”, conta.
Além de uma infraestrutura que contará com laboratórios para os cursos do SENAC, a nova obra possibilitará a instalação dos serviços do SESC. “O grande benefício de tudo isso é que nós fazemos junto com isso, uma unidade do SESC. A unidade do SESC vai estar agindo em todas as frentes dela, na saúde, educação, bem-estar, que trazem muitos benefícios para a população. Atendimento odontológico, rotinas de educação infantil. São possibilidades que se apresentam com essa nova unidade também do SESC, que complementam a ação do SENAC. Quando pensamos na ação do SENAC, estamos falando da educação profissional, uma educação bem focada, bem voltada para o mercado de trabalho, com os nossos cursos. O nosso índice de colocação no mercado é superior a 90% em todos os nossos cursos”, revela João Guilherme.
As estruturas para os cursos do SENAC contarão com diferentes laboratórios, como o de informática, de enfermagem e radiologia, além de um espaço de beleza. O técnico de Relação com o Mercado do SENAC, Denilson Alessi, conta que as novas estruturas ampliarão as possibilidades pedagógicas. “[Estrutura atual] é uma estrutura que nos serve hoje, mas nós visamos trazer uma melhor infraestrutura, melhor acessibilidade e tudo isso essa nova unidade vai trazer. Tecnologia de ponta, salas que atendam às necessidades dos nossos alunos, pedagógicas. Um sonho que nós temos que é fortalecer a área de gastronomia, nós vamos ter uma cozinha didática. Hoje nos limita muito isso. É a concretização de um sonho”, disse Denilson.
Com a ampliação do espaço existe a previsão de contratar mais funcionários. “Nós temos uma previsão de contratação. Vamos ter contratação, provavelmente de instrutores. Estamos ainda avaliando esse corpo técnico para entender como é que isso vai acontecer dentro desse espaço. Mas eu vou dizer para você que hoje nós já conseguimos tocar essa operação, iniciar ela e a partir disso conforme forem surgindo as demandas, também vamos fazendo as contratações”, conta João.
As pessoas interessadas em uma colocação profissional devem acessar o site www.pr.senac.br para verificar as vagas. “É importante sempre ficar de olho no nosso site, na opção “Trabalhe Conosco”. Nós temos vagas abertas, inclusive, isso é muito importante que digamos, temos vagas abertas para instrutores da área da saúde, da área da beleza. Se você tem interesse em trabalhar com o SENAC, consulte o nosso site. São várias oportunidades”, explica o gerente.
As contratações no SESC/SENAC são realizadas por meio de processos seletivos que contam com análise de currículo, prova e entrevista.
Confira mais fotos do prédio do SESC/SENAC. Imagens: Paulo Sava