Inscrições para vestibular do Centro Universitário Campo Real estão abertas

Candidato pode agendar vestibular presencial ou on-line; novidades do ano são só cursos de Medicina…

30 de dezembro de 2022 às 09h36m

Candidato pode agendar vestibular presencial ou on-line; novidades do ano são só cursos de Medicina Veterinária e Fisioterapia/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava

Daniel Gonzáles, diretor-geral do campus Irati do Centro Universitário Campo real. Foto: João Geraldo Mitz

O Centro Universitário Campo Real, campus Irati, está com o vestibular aberto para os cursos de graduação. O vestibular é agendado no site da faculdade, podendo ser feito presencialmente ou on-line.
A principal novidade para 2023 são os cursos de Medicina Veterinária e Fisioterapia.

O diretor geral do Centro Universitário Campo Real, campus Irati, Daniel Gonzáles, explica que a escolha dos cursos ocorreu devido à procura pela área. “Nós temos uma expectativa de atender necessidades e as expectativas da população. Nós tínhamos um número muito grande de acadêmicos e acadêmicas, candidatos que iam para Ponta Grossa, Guarapuava, União da Vitória. Medicina Veterinária e Fisioterapia foram dois cursos que se destacaram para nós porque as pessoas buscavam na região”, conta.

Um dos principais interesses é a demanda regional de colocação profissional nessa área. “São cursos que agregam bastante para a região na questão de profissionais qualificados para atender as expectativas. Estamos numa região onde Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Agrárias, tem bastante campo de atuação. Vamos falar um pouco de empregabilidade desses cursos. A Fisioterapia também que é um curso da área da saúde que vem agregar já os demais cursos da Saúde que nós estamos ofertando, que vai ser mais um curso para fazer um fechamento da oferta do ensino superior da área da saúde”, disse.

Medicina veterinária – O curso de Medicina Veterinária contará com uma formação generalista, mas que tenha preocupações locais. “Ele é um curso generalista, mas a extensão que é a universidade dentro da sociedade, nós vamos estar preocupados em atender essas necessidades, seja ele de pequenos animais, sejam eles de grandes animais, sejam animais equinos, bovinos, pode ser qualquer tipo de animais de granja. Nós temos aqui bastante também a questão de fornecimento para frigoríficos e há uma necessidade muito grande de terem profissionais na área de Medicina Veterinária para fazer a parte de inspeção animal, a inspeção sanitária, então, atendendo também a nossa região nesse sentido”, explica.

A duração dos dois cursos é de cinco anos e, no caso de Medicina Veterinária, a faculdade irá construir uma clínica de atendimento à população, para trazer serviços para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Outros cursos – Além de Fisioterapia e Medicina Veterinária, a Campos Real oferece outros cursos. O diretor destaca que os cursos possuem empregabilidade na região, especialmente Administração e Ciências Contábeis. “O curso de Administração e Ciências Contábeis são dois cursos que tem uma alta procura, mas quando nós colocamos no curso de Biomedicina, nós falamos que ele vai para tanto pra área de estética, que é uma parte bastante procurada, tanto por homens como mulheres hoje em dia, mas também, de análises clínicas. Nós vimos a Covid, por exemplo, na questão de testes de sangue, fazer exames de urina, exame de fezes, então, para atender essa necessidade também da região, de atender a população, que não precisa ir para fora. Nós temos aqui excelentes laboratórios e que precisam de profissionais qualificados para trabalhar em análises clínicas”, conta.

A busca por atender as necessidades da região também está em outros cursos. “Nós temos Agronomia e Medicina Veterinária que são dois cursos da Agrária que, principalmente, as pessoas mais do interior, os produtores rurais, a agricultura familiar, muitas vezes ficam desassistidos pelas grandes instituições de ensino superior porque quem faz a Agronomia, por exemplo, quer trabalhar numa agrária, num grande latifundiário, quer trabalhar em Mato Grosso e nós estamos fazendo cursos que vai atender as necessidades dos produtores rurais da região”, disse.

Estrutura – Para atender os cursos, a Campos Real está construindo um prédio com laboratórios. “Nós estamos fazendo um prédio de aproximadamente 2.500 metros quadrados para ficar pronto no começo do ano. Mas os nossos laboratórios específicos para os primeiros anos de todos os cursos citados já estão prontos, já estão ativos, já estão melhorados, já estão ampliados também. As salas de aulas também estão sendo melhoradas para essa nova demanda de alunos. Nós temos uma expectativa de 600 alunos começando o ano”, conta.

O vestibular pode ser agendado no site www.camporeal.edu.br, clicando em um banner do vestibular. No momento da inscrição, o candidato deve selecionar se fará a prova presencial ou on-line.

Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?

Castramóvel – O Centro Universitário Campos Real firmou uma parceria com a Prefeitura de Irati para a prestação de serviços para o castramóvel, que ainda está aguardando homologação por parte do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) para começar a operar. A parceria está sendo questionada no Ministério Público porque não há o curso presencial de Medicina Veterinária em Irati.

O diretor explica que a Campo Real será responsável pela parte prática de castração dos animais de Irati. “A responsabilidade técnica é da própria Prefeitura Municipal, onde nós fornecemos os nossos profissionais, ou seja, serão professores, médicos veterinários, capacitados experientes que vão fazer a cirurgia e os alunos, o último período que são obrigados a fazer também a parte de estágio, ou seja, vai ter acadêmico acompanhando, mas sempre sob supervisão e trabalho de um docente médico veterinário que vai ser o responsável por executar as cirurgias”, conta.

O curso de Medicina Veterinária em Irati começa apenas em 2023. No entanto, Daniel esclarece que a parceria não foi firmada com o campus Irati, mas com o campus de Guarapuava, onde já há o curso de Medicina Veterinária. “Esperamos que daqui a quatro a cinco anos, quando os alunos tiverem indo para os estágios, nós possamos fazer aqui na nossa própria clínica. Vai reduzir o curso também para prefeitura. Lembrando que para nós o custo, nós não estamos tendo a cobrança de qualquer tipo de custo. Nós não temos lucros com esse tipo de trabalho. É pago apenas os valores referentes ao médico veterinário, ao transporte ou alimentação dos profissionais que vão estar por aqui”, disse.

Os estágios no curso de Medicina Veterinária iniciam a partir do terceiro ano. O planejamento é que a partir da metade de 2025, a clinica veterinária já entre em funcionamento e comece a realizar castrações. Até lá, o objetivo da Campos Real é fechar parcerias para o oferecimento do serviço.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.