Câmara de Irati inaugura galeria de ex-presidentes

22 de dezembro de 2022 às 11h13m

Galeria conta com fotos dos ex-presidentes da casa a partir do ano 2000 até agora e foi colocada no hall de entrada da Câmara, onde foi colocada uma placa com os nomes de todos os ex-presidentes desde 1907/Paulo Henrique Sava, com reportagem de Sidnei Jorge

Galeria de ex-presidentes da Câmara de Irati foi inaugurada nesta semana. Foto: Assessoria Câmara

A Câmara de Irati inaugurou nesta semana uma galeria com fotos dos ex-presidentes da casa desde o ano 2000 até agora. A galeria foi colocada no hall de entrada da Câmara. No local, também foi colocada uma placa com os nomes de todos os ex-presidentes desde o ano de 1907, quando Irati se emancipou de Imbituva.

Em conversa com nossa reportagem, Luiz Antônio Andreassa, o Ico, que presidiu a Câmara entre os anos de 2003 e 2004, período em que foi elaborado o projeto para construção do prédio próprio do Legislativo, destacou que a inauguração da galeria de ex-presidentes é um momento histórico para a casa. “É histórico e ficamos satisfeitos com os pares que já passaram, vários presidentes que passaram pela casa, e estamos felizes”, frisou.

Laudelino Antônio Filipus, o Toninho Filipus, presidiu a Câmara entre 2011 e 2012. Ele afirmou que a inauguração da galeria é importante por destacar o trabalho de cada um dos vereadores que passaram pela presidência da Câmara. “Cada presidente teve sua gestão por dois anos, alguns assumiram outras vezes, é muito importante este momento porque mostra que, no passado, cada um deixou a sua marca e é importante esta lembrança para que, quando as crianças vierem aqui, vejam os presidentes. Agradeço por esta oportunidade”, comentou.

Hélio de Mello, atual presidente da Câmara, contou que a iniciativa de criar a galeria visa contar um pouco da história do Poder Legislativo de Irati. “Assim, estamos utilizando uma parede desta casa de leis onde (fotos dos ex-presidentes) estão expostas para aqueles que visitam a Câmara ou acompanham as sessões do Legislativo possam saber quem foi o 1º e o último presidente e o que houve neste meio tempo. Precisamos contar a nossa história, e eu acredito que é muito importante. A relevância de tudo isto se dá pelo fato de que a nossa história não pode ficar fechada em livros dentro de salas em um departamento público”, ressaltou.

Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?

Nei Cabral – Hélio também destacou a importância da presença de Jonathan Cabral da Silva, filho do vereador e ex-presidente da Câmara, Valdenei Cabral da Silva, o Nei Cabral, que faleceu em setembro em virtude de um câncer. “Procurei conversar com todos que fizeram parte da presidência do Legislativo, em especial com esta família que marcou muito. Ainda é recente, o nosso sentimento está aflorado e confesso que foi emocionante e gratificante ter a presença deles aqui representando o pai. Com certeza, ele representou muito bem e o Nei está lá em cima nos ajudando no trabalho desta casa de leis”, comentou.

Jonathan Cabral da Silva, filho do vereador e presidente da Câmara Nei Cabral, falecido em setembro, ladeado pelo presidente da Câmara, Hélio de Mello, e pelo prefeito Jorge Derbli. Foto: Assessoria Câmara

O prefeito Jorge Derbli ressaltou que a história da cidade é construída por pessoas, incluindo os presidentes da Câmara. “A Câmara, como sendo um dos três poderes, nas pessoas dos ex-presidentes que por ela passaram, cada um, no seu período, deu a sua contribuição. Portanto, nada mais justo do que, na presidência do Hélio de Mello, ser prestada esta homenagem e fazer a galeria dos ex-presidentes da Câmara de Vereadores que passaram ao longo deste período. São pessoas que construíram, contribuíram e trabalharam para o bem de Irati. É uma justa homenagem, pois é a história do município que vai ficar para a eternidade e mais tarde netos e bisnetos vão passar por aqui e conhecer pessoas que contribuíram pela cidade”, frisou.

Projeto de recuperação de atas antigas – Recentemente, a Câmara firmou parceria com o Centro de Documentação (CEDOC) da Unicentro para a realização de um trabalho de recuperação e digitalização das atas antigas da Câmara, desde a fundação do município. Assim que o trabalho esteja concluído, o material será publicado no site da Câmara. Para isto, a universidade está aguardando a entrega de um equipamento específico para este trabalho. Com isso, a comunidade poderá ver como funcionava a elaboração das leis desde a fundação do município.

Fotos: Sidnei Jorge e Assessoria Câmara

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.