No total, foram sorteados R$ 150 mil em prêmios. Entre eles, um carro e uma moto zero km, além de refrigeradores, fornos micro-ondas, Smart TVs, notebooks, lavadoras de roupas e prêmios em dinheiro/Paulo Henrique Sava
A Prefeitura de Irati sorteou os prêmios da campanha “IPTU dá Sorte” na manhã desta terça-feira, 20, no salão nobre. No total, foram sorteados R$ 150 mil em prêmios, que foram adquiridos com recursos próprios do município. Entre eles, um carro e uma moto zero km, 3 Smart TVs de 50 polegadas, 2 fornos micro-ondas de 30 litros, 2 notebooks, 2 refrigeradores frost free de 375 litros, 2 lavadoras de roupas de 12 kg e 9 prêmios de R$ 1 mil.
O sorteio foi acompanhado pela Comissão Organizadora da promoção, por secretários e vereadores do município, além de algumas pessoas da comunidade. A ganhadora do carro foi Elisandra Aparecida Fonseca, moradora da Colina Nossa Senhora das Graças.
Ganhadores – Confira os ganhadores dos prêmios de R$ 1 mil: Lauro Polak, do Conjunto Santa Mônica; Ivy Fernanda Pauluk Araújo; Carlos Orley Gappo, do bairro DER; Joares José Emiliano, do Pinho de Cima, que é dono de um imóvel no Rio Bonito; Aurora Bruch Ribeiro, da Vila Matilde; Ângelo Parteka, de Engenheiro Gutierrez; Élio Miguel Stroparo, do bairro Fósforo; Amilton Juchok, do bairro Lagoa; Murilo Pavelski, da Colina Nossa Senhora das Graças; e Marcelo Boutin Andrade, do bairro Gomes.
Das lavadoras de 12 kg, uma delas foi para a Indústria e Comércio de Óleos Irati e a outra saiu para Matilde Vouk, do centro. Os fornos micro-ondas de 30 litros foram para Ineiz Lubachevski, de Engenheiro Gutierrez, e Zílza Maria Sedausli, do Alto da Lagoa.
Os notebooks foram sorteados para Lídia Pabis, do Alto da Glória, e Marino Antônio Gasparello. Já os refrigeradores frost free saíram para Hugo César Iantas, do bairro Fósforo, e Verônica Terluk, do bairro Canisianas.
As três Smart TVs de 50 polegadas foram sorteadas para Paulo R. Carneiro Raffo, da Vila Verde, João Francisco Gadens, do centro, e Wenceslau Vitcoski Filho, do bairro Canisianas. A moto zero km foi sorteada para Adalberto Sczypior, do bairro Camacuã.
Entrega dos prêmios – A entrega dos prêmios começou a ser feita ontem à tarde. Em entrevista coletiva, o prefeito Jorge Derbli ressaltou que a antecipação da entrega dos prêmios é para fazer com que as pessoas passem o natal com os presentes que ganharam da campanha. “Nós queremos fazer a coisa bem objetiva, tem que ser bem transparente e ao mesmo tempo instantânea. Se você ganha um prêmio, não pode ficar esperando, e justamente no Natal do final de semana, nada melhor do que você estar com sua moto ou carro na garagem, a geladeira, os notebooks, as TVs e os prêmios de R$ 1mil, é uma coisa imediata”, frisou.
Derbli avaliou a realização da campanha de forma positiva para a população e a prefeitura. “É uma maneira que, para nós, foi boa para o município, que aumentou a arrecadação, para as pessoas que foram sorteadas e para aqueles que estavam em débito, conseguiram fazer um esforço a mais e deixar o seu imposto em dia”, comentou.
A realização da campanha representou um incremento de quase R$ 3 milhões na arrecadação do município, segundo Derbli. “Historicamente, em anos passados, vimos este aumento da arrecadação, que gerou quase em torno de R$ 3 milhões. Isto é muito bom porque ajuda o município, ainda mais no final de ano, quando a despesa aumenta com o pagamento do 13º, folha de pagamento, muitas obras a serem realizadas na cidade. Este dinheiro incrementa para nós porque a única arrecadação que o município tem vem do ISS e do IPTU, que são impostos municipais. Este 1% que foi dado em premiação na verdade resultou em 20% ou 30% a mais na arrecadação”, pontuou o prefeito.
Investimentos – Derbli garantiu que todos os recursos serão revertidos em serviços e obras para a comunidade iratiense. “Este recurso vai ser investido em asfalto, em melhoramento de ruas, iluminação, praças, enfim, todo o serviço que a Prefeitura tem obrigação de fazer será feito com este recurso. Não tem especificamente esta verba destinada a uma obra, e sim para um conjunto de obras que a gestão tem que fazer no município”, ressaltou.
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Campanha – O secretário de Fazenda, Juarez Miguel da Silva, comentou que a ideia inicial da campanha era de premiar os contribuintes que pagam seus impostos em dia. Ele ressaltou que o incremento de quase R$ 3 milhões nos cofres do município comprova o sucesso da campanha. “Isto prova o sucesso da campanha. Hoje, vocês acabaram de ver que foi um sorteio de forma bem simples, mas transparente, todo mundo pode acompanhar aqui de forma rápida o nosso sorteio. Graças a Deus premiamos várias pessoas com aproximadamente R$ 150 mil em prêmios”, frisou.
O valor gasto com os prêmios (R$150 mil) representa 1% do total de lançamento do IPTU 2022, que ficou na casa dos R$ 15 milhões, segundo Juarez. “Tiramos um pouquinho do dinheiro que cada um paga para voltar como prêmio para estas pessoas e valorizar o contribuinte que paga seus impostos em dia”, afirmou Juarez.
Cada imóvel dava direito ao contribuinte de obter um cupom. Para o próximo ano, Juarez garantiu que a campanha será mantida, inclusive com a possibilidade de aumentar a quantidade de prêmios e a realização de um sorteio eletrônico. “Nós gostamos deste corpo a corpo para vermos esta transparência. Mas esta é uma das possibilidades de estabelecermos um sistema eletrônico de sorteio, para que a pessoa não precise vir até a prefeitura para preencher um cupom. A partir do momento em que ela está com o imposto em dia, já tem o direito de participar da campanha. Estamos amadurecendo (a ideia) e veremos a melhor forma possível para que fique bom para os contribuintes”, finalizou.
Fotos: Paulo Henrique Sava