Na segunda partida da decisão, Ajax conquistou o título ao vencer o time de Rio Azul, no tempo normal e na prorrogação. Equipe de Guarapuava garantiu vaga na Taça Paraná de 2023/Texto de Rodrigo Zub
O Ajax se sagrou campeão do Campeonato Regional Amador da Liga de Futebol de Guarapuava. O time guarapuavano superou o Independente, de Rio Azul.
No segundo jogo da final realizado no sábado, 17, no estádio Ruben de Mello, na Vila Madeirit, em Guarapuava, o Ajax abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo com o zagueiro Bahia, que marcou de cabeça. Cinco minutos depois, Ike Silvestre fez 2 a 0 para o Ajax. O Independente descontou em cobrança de pênalti de Giso aos 42 minutos do primeiro tempo. Durante o primeiro tempo, o Independente acertou duas bolas na trave com Giso e Russo. A equipe visitante ainda criou outras boas oportunidades, mas parou nas defesas do goleiro Robson.
Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?
No segundo tempo, o Independente teve oportunidades em jogadas individuais de Russo e Peterson, que chutaram próximo do gol de Robson. Porém, o placar permaneceu inalterado e levou a disputa para a prorrogação, pois o Independente havia vencido o confronto de ida em Rio Azul, por 4 a 2. Conforme o regulamento, o saldo de gols não era critério de desempate para definir o campeão. Na prorrogação, o Ajax jogava com a vantagem do empate por ter encerrado a primeira fase com a melhor campanha.
Thiaguinho aos 17 minutos do primeiro tempo da prorrogação fez o gol da vitória do Ajax. Após uma finalização na trave, ele aproveitou o rebote, driblou o marcador e chutou na saída de Gilsinho. No segundo tempo da prorrogação, o Independente levantou várias bolas na área em busca do empate, mas não conseguiu finalizar com perigo. O título garantiu a vaga do Ajax na Taça Paraná de 2023. Somente o campeão do Campeonato Regional de Guarapuava garantiu vaga na principal competição do futebol amador do Estado.
Edimar, do Guarapuava, foi o artilheiro do Campeonato com nove gols. Gilsinho, do Independente, e Robson, do Ajax, foram os goleiros menos vazados com apenas 12 gols sofridos.