Além do edital com o resultado definitivo das provas de títulos, também foi publicado o gabarito oficial da prova objetiva com novas atualizações/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) publicou neste sábado (17) um novo edital com as notas de prova de títulos do concurso da prefeitura de Irati. No edital 14, o candidato poderá verificar as notas definitivas das provas objetivas e as notas válidas da prova de títulos.
Em entrevista à Najuá, a presidente da Comissão do Concurso Público da Prefeitura de Irati, Joby Ayub, explicou que o edital anterior, publicado na quinta-feira (15), trouxe a homologação das notas da prova objetiva, mas possuía uma coluna com as informações sobre a prova de títulos que não era a definitiva. “Existe uma coluna que se chamou títulos. Essa coluna que veio a criar toda essa polêmica. A nota que está ali desses títulos é a mesma de quando foi lançado aquele edital lá atrás, que homologou o que cada candidato incluiu do título. Ela trouxe essa mensagem como sendo uma mensagem automática do sistema. Não precisava, naquele momento, naquele dia, ter essa informação. Aquele edital seria exclusivo para as notas das provas objetivas. Isso que o candidato deve considerar naquele edital, ou seja, o Edital 12, as notas das provas objetivas como sendo oficial”, afirma Joby.
O candidato poderá entrar com recurso em relação ao resultado da prova de títulos até janeiro. “As pessoas que olharem as suas notas de títulos, que virem que faltou alguma questão ou que dentro do que está lá, que foi anexado, não foi contemplado, eles vão ter até o dia 5 de janeiro para entrar com recurso, num item específico dentro do site da Unioeste”, explica a presidente da Comissão do Concurso Público.
A alteração também ocorre porque a prova de títulos muda a classificação. “É uma somatória de notas que se a pessoa tiver graduação, pós-graduação, mestrado, isso conta como pontuação e vai alterar a média final do candidato. Isso vai fazer com que ele tenha mais pontuação e consiga estar melhor classificado dentre todos os concorrentes”, disse Joby.
As notas de prova de títulos são definidas após o candidato passar pela prova objetiva. Somente atingindo a nota de corte que a pontuação da prova de títulos é adicionada à classificação final. “Dentro do próprio edital está estabelecendo qual é a nota. Sabemos que tem a média 5 de corte e a média 6 também para alguns cargos, então, somente quem atingiu a nota superior e está considerado como aprovado que realmente vai ter esses títulos analisados. Senão, eles nem vão entrar nesse critério”, conta.
Neste sábado, foi ainda adicionado o Edital 13, que complementa o gabarito definitivo da prova. O gabarito sofreu algumas alterações após recursos sobre o resultado. “Quando foi feito a parte de homologação de recursos, ou seja, várias pessoas entraram com recurso em relação às questões consideradas válidas ou inválidas no concurso. A banca examinadora da Unioeste fez a verificação e ela deferiu ou indeferiu as questões que as pessoas entraram com recurso. Após deferido e indeferido saiu essa listagem que a pessoa pode considerar se a sua questão foi considerada ou não. Depois disso, essas questões deveriam passar para o gabarito oficial, com já o deferimento lá do professor da Unioeste. Nesse caso de hoje, que saiu esse mais esse edital retificando isso, foi exatamente nesse contexto de ter sido deferido alguma questão lá naquele momento dos recursos e não ter sido transcrito por gabarito oficial”, disse.
Os novos editais podem ser conferidos no site da Unioeste ou no site da Prefeitura de Irati, pelo link https://irati.pr.gov.br/concursosView/?id=222.