Solenidade ocorreu na noite de segunda-feira/Informe da assessoria da Câmara de Irati
A proposta para entrega de Moção de Aplausos à Alacs – Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná partiu do presidente da Mesa Diretora, Helio de Mello, e dos vereadores Amauri Cezar Jacumasso, José Ronaldo Ferreira e Leomar Jacumasso. A honraria reconhece o papel social, educacional e cultural da entidade no município. A aprovação foi por unanimidade de votos e a entrega foi realizada na noite de segunda-feira, dia 12, mediante a presença dos membros da Academia.
De acordo com o Presidente Helio de Mello, a homenagem a esta relevante entidade cultural, se justifica especialmente em razão dos 20 anos de sua instalação celebrado no dia 23 de novembro. O reconhecimento estende-se a todos os integrantes da Academia, que possui representantes nos municípios de Imbituva, Prudentópolis, Rio Azul, Mallet, Teixeira Soares, Guamiranga, Fernandes Pinheiro, Ivaí, São João do Triunfo, Ipiranga, Inácio Martins e Irati.
O presidente da Alacs, Herculano Batista Neto, fez um relato da história da Academia e agradeceu pela lembrança e homenagem. “Saibam que, uma vez recebia a notícia desta Moção, relativa aos 20 anos da Academia, ficamos muito felizes e estamos orgulhosos pela esta lembrança e pelo entendimento que já se passaram 20 anos que nossa Academia representa a região, conhecida como Terra dos Pinheirais. Registro o agradecimento e abraço fraterno de todos os acadêmicos”. Herculano ainda falou que a Academia procura resgatar e valorizar a história da nossa região, suas memórias, buscando a partir dos representantes da sua área de abrangência, assegurar que os valores da entidade nunca se percam: Letras, Artes e Ciências e tudo o que concerne aos valores humanitários. “Nossa aldeia é na Terra dos Pinheirais e aqui buscamos, dentro do nosso alcance, assegurar esse patrimônio”, agradeceu.
Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que, em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem e reconhecimento mediante aplausos. Helio reafirmou que a honraria representa o reconhecimento à importância do relevante trabalho prestado pela Alacs, a qual promove arte e cultura, orgulhando e engrandecendo o nome de Irati.