Casas populares são entregues a 34 famílias em Rio Azul

Famílias viviam em locais de risco ou em situação precária. Entrega de casas contou com…

14 de dezembro de 2022 às 21h16m

Famílias viviam em locais de risco ou em situação precária. Entrega de casas contou com a presença do governador Ratinho Junior, deputados, prefeitos da região, secretários e demais autoridades/Texto de Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub

Prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, ao lado de família beneficiada com casa própria. Foto: Rodrigo Zub

A oportunidade de sair do aluguel e conquistar o próprio imóvel virou realidade para 34 famílias beneficiadas com casas populares em Rio Azul na sexta-feira (9). A cerimônia de entrega das casas aconteceu no Conjunto Habitacional Rio Azul III, no bairro Santa Terezinha, e contou com a presença do governador Ratinho Junior e do prefeito de Rio Azul Leandro Jasinski.

As famílias beneficiadas moravam em casas em situação precária ou em locais de risco. A escolha seguiu a renda das famílias, que precisava ser de até três salários mínimos, e também o atendimento a pessoas vulneráveis, como idosos, pessoas com deficiência, mulheres chefes de famílias ou enquadradas na lei Maria da Penha. Todas as titulares das casas são mulheres.

As residências foram construídas por meio de um projeto habitacional do Governo do Paraná. Foram R$ 3 milhões de investimento do programa Casa Fácil Paraná, coordenado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), com recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. A Prefeitura de Rio Azul doou os terrenos como contrapartida. Já as famílias tiveram o valor das residências isentado, ou seja, sem nenhum custo.

Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?

Cada unidade possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, além da possibilidade de ampliar futuramente o imóvel. O conjunto habitacional possui casas com modelos de 32 a 38 metros quadrados, além de unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência.

A conquista das casas foi um grande passo para Ivete Portela, que morava na Vila Girardi e vai deixar de pagar aluguel depois de dez anos. “É uma alegria grande conseguir a casa própria da gente”, contou Ivete. Ela irá morar no local com seus dois filhos e o marido.

No total, foram entregues 34 casas que foram construídas com toda a infraestrutura necessária. Foto: Gilson Abreu/AEN

Para a diarista Elisangela de Andrade, de 30 anos, a nova casa representa a possibilidade de viver em um local mais seguro. Há oito anos, ela vivia em uma residência próximo de uma encosta. “Quando chove, eu não dormia direito de noite por medo do barranco. Eu imagino que há qualquer hora a casa pode desabar junto com o barranco. Há algum tempo, teve bastante chuva e dava bastante medo”, disse Elizangela, que foi entrevistada pela reportagem da Agência Estadual de Notícias.

Com a nova casa, a família terá uma residência com um banheiro dentro do imóvel, algo que antes não tinham acesso. “Principalmente o banheiro, que é para fora. Os filhos não vão ter medo de ir no banheiro porque as crianças têm medo dentro do banheiro de noite. É para dentro de casa e é uma segurança a mais, que aqui [antiga casa] não tem segurança nenhuma, e lá já vai ser mais seguro”, conta.

A mudança para a nova casa também representa uma melhoria na qualidade de vida para Maria da Luz, de 50 anos. Ela tem dois filhos, sendo que um é deficiente, e vivia em uma casa precária que alugava por R$ 400. “Nossa! É muito bom, a sensação que você vai morar no que é da gente. Tudo bonitinho, como está. Nós fomos lá e é um sonho de casa. Para a gente que não tem, aquilo lá é um palácio”, destaca.

Durante a entrega das casas em Rio Azul, Ratinho Junior destacou que o estado possui um dos maiores programas habitacionais do País. “Hoje, nós, paranaenses, temos o orgulho de ter o maior programa de construção de casa própria do Brasil. Nós estamos construindo e entregando para população mais de 35 mil casas. Hoje, nós estamos aqui em Rio Azul, entregando para essas famílias são 34 casas. Essa é uma modalidade que nós criamos, que é um recurso, que é uma casa que é doada para as famílias mais humildes. Temos o programa Casa Fácil, onde nós damos a entrada para as pessoas. Entregamos essa semana, em Londrina, aproximadamente 800 casas num bairro planejado que também é uma outra maneira moderna de se fazer bairros, com esse programa Casa Fácil. Para nós, hoje é um dia de muita alegria, de festividade”, disse Ratinho Junior.

Ivete Portela um das contempladas com a casa própria ao lado do marido e da filha. Foto: Rodrigo Zub

De acordo com o governador, o plano é expandir o programa. “Nós temos já em construção essas 35 mil casas e o meu compromisso, que no próximo mandato, é fazermos mais 40 mil casas. Nós temos hoje já o maior programa habitacional do Brasil e a ideia é continuar fortalecendo. Isso junto com a construção de moradia, que é para as pessoas que não têm a sua casa própria, e também junto com o Programa de Regularização Fundiária que a Cohapar também está fazendo no estado. Nós estamos fazendo a regularização fundiária de 16 mil imóveis aqui no estado do Paraná. A ideia é que nos próximos quatro anos, possamos continuar fazendo para justamente dar a oportunidade, a documentação, para aquelas famílias que estão há 20, 30, até 40 anos, já no seu imóvel, não tem a documentação e não pode chamar seu”, afirmou.

Para o presidente da Cohapar, Jorge Lange, o programa habitacional é uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas. “A habitação é o início de tudo. Quem tem casa, tem para onde voltar, tem como ir trabalhar, tem como criar sua família, como criar seus filhos e como ser feliz”, disse Lange durante o evento.

O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, destaca que as casas representam um desenvolvimento para o município. “Não é só a casa, é o bairro completo, com toda a infraestrutura, com asfalto, com calçada, com iluminação, com urbanismo, com grama plantada. Algumas casas, os próprios familiares já plantaram até flor. Enfim, uma vila muito bonita”, conta.

Apesar do benefício para as 34 famílias, o prefeito revelou que há demanda na construção de mais casas populares. Por isso, Leandro destacou que a gestão tem procurado atender essa necessidade da população. “Nós fazemos o possível aqui para dar o atendimento com recurso próprio, com recurso livre da prefeitura, fazendo casa de madeira, mas casa bem aconchegante, casa bem-feitinha. Fazendo o que podemos para dar uma melhor qualidade de vida. Durante esse um ano e meio de mandato, foram mais de 50 casas que foram feitas pelo Departamento de Habitação, com recurso próprio da prefeitura. Muitas casas que foram atendidas com a prefeitura cedendo o material, para a família fazer um banheiro, para trocar o forro, trocar o assoalho, trocar o telhado e assim por diante”, explica.

Para a primeira-dama de Rio Azul e secretária de Assistência Social, Ghessi Bucco, a entrega das casas para as mulheres é uma forma de valorização. “Para nós é uma alegria muito grande poder entregar hoje 34 casas e, principalmente, 34 casas para 34 mulheres, chefes de família. Nosso município valoriza muito as mulheres e para nós ver hoje alegria no rosto dessas mulheres, é uma felicidade imensurável”, conta.

Ghessi explica que essas mulheres foram selecionadas a partir de critérios estabelecidos pela Cohapar. “São critérios estaduais e nacionais. A Cohapar tem um esquema de pontuação. Cada pessoa que pontuou aqui tem algum critério que foi avaliado pela Cohapar. Dentre os critérios tem mulheres vítimas de Maria da Penha, mulheres chefes de família, ônus excessivo de aluguel. São vários critérios que a Cohapar avalia e pontua. Todas as pessoas aqui pontuaram o nível máximo de pontos. Foi avaliado, a Cohapar veio, fez visita, conversou com as famílias. É bem burocrático e sigiloso também”, disse.

Na cerimônia de entrega das casas, a deputada federal, Leandre Dal Ponte, enfatizou que as novas moradias trarão mais segurança às famílias. “Eu acredito que não há nada mais importante para uma família do que o seu lar. Para que ela possa ter segurança, para que ela possa criar seus filhos num lugar saudável, seguro e cheio de oportunidades. Tenho certeza que essa nova moradia, que percebemos o capricho com que ela foi feita, parabenizando o Jorge Lange pelo grande trabalho. Poder receber a casa como um presente de natal é uma benção de Deus”, afirma.

O deputado estadual, Hussein Bakri, contou que, durante a visita em uma das casas, relembrou quando construiu a sua residência e destacou o desafio de ter um imóvel. “Eu quando entrei naquela casa e vi aquelas crianças, sem nenhum tipo de demagogia, eu lembrei de quando eu casei, quando eu tinha 22 anos de idade. O meu sonho era financiar uma casa. Eu financiei na Caixa Econômica, paguei 15 anos. Então, valorizem muito o que vocês estão recebendo. Esse é um programa fantástico do Governo do Estado, que nós devemos avançar ainda muito mais”, disse.

O prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Junior Benato, afirma que a entrega das casas representa dignidade para as famílias beneficiadas. “Quem vai habitar dentro dessas casas é o projeto de Deus, que é a família, são as pessoas. Hoje foi muito elegante. O prefeito de Rio Azul e o governador do Estado do Paraná, trouxeram praticamente toda a Amcespar aqui para prestigiar este momento que é importante na vida das pessoas, projeto de Deus que habitará que são as pessoas. As mulheres hoje contempladas, que essas casas estão no nome delas. O principal é a dignidade e essas pessoas estão recebendo hoje a dignidade que é habitação”, afirma.

O evento contou ainda com a presença de outros prefeitos da região como Jorge Derbli, de Irati, Osnei Stadler, de Prudentópolis, Moacir Szinvelski, de Mallet, Luiz Everaldo Zak, de Rebouças, Marcelo Leite, de Guamiranga, Celso Kubaski, de Imbituva, e Cleonice Schuck, de Fernandes Pinheiro. Além de Leandre Dal Ponte e Hussein Bakri, também acompanharam o governador Ratinho Junior os deputados Alexandre Curi e Sandro Alex. O evento ainda foi prestigiado pelos secretários e servidores municipais de Rio Azul.

Confira mais fotos da cerimônia de inauguração

Ratinho Junior durante entrevista à imprensa antes da entrega das casas em Rio Azul. Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro-Sul
Moradora de Rio Azul contemplada com casa própria. Foto: Gilson Abreu/AEN
Foto: Gilson Abreu/AEN
Foto: Rodrigo Zub
Foto: Rodrigo Zub
Foto: Rodrigo Zub
Foto: Rodrigo Zub
Foto: Rodrigo Zub
Autoridades retirando placa de inauguração de casas populares em Rio Azul. Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro-Sul
Foto: Gilson Abreu/AEN
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.