Vereadora de Irati relata cobrança indevida em cartão de loja

Vereadora Vera Gabardo contou sobre o episódio na sessão da Câmara de Vereadores de Irati/Texto…

29 de novembro de 2022 às 11h53m

Vereadora Vera Gabardo contou sobre o episódio na sessão da Câmara de Vereadores de Irati/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Jussara Harmuch

Vereadora Vera Maria Gabardo (PV) alertou sobre cobranças indevidas de itens em cartões de crédito de lojas. Foto: Jussara Harmuch

A vereadora Vera Maria Gabardo (PV) alertou os consumidores na sessão da Câmara de Vereadores de Irati sobre a cobrança indevida de itens nos cartões de créditos de lojas. A vereadora contou que recebeu em sua fatura um valor de R$ 149 a mais do que o contratado. Na sua fatura, a vereadora encontrou cobranças de serviços que nunca contratou.

Em entrevista à Super Najuá FM, a vereadora comentou que descobriu a cobrança indevida enquanto fazia um almoço. No horário, ela recebeu uma ligação da empresa informando o atraso do pagamento da fatura e pedia o agendamento do pagamento. A vereadora contou que se disponibilizou a pagar, mas que ficou surpresa quando soube do valor total da fatura. “Ela me falou o valor e eu falei: ‘Não, acho que você está enganada. Esse valor eu não comprei, não é esse. Então, me dá o que você está me cobrando’. E para minha surpresa, ela começou a relatar uma porção de coisa. Eu fiquei muito brava mesmo. E parei com meu almoço e falei: ‘Estou indo agora nessa empresa e vou tirar saber o que realmente está acontecendo’, disse.

Na fatura, a vereadora encontrou cobranças como plano odontológico, microsseguro residencial, assistência automóvel, seguro de proteção funeral, proteção financeira e até produtos como Débito Prime, Bolsa Protegida e Débito Cuidar Mais. “Ninguém me consultou, ninguém me questionou se realmente eu queria algum tipo de seguro. Eu falei: ‘Não, eu não vou pagar esses valores porque eu não contratei nenhum desse seguro. Até inclusive, quando eu compro um móvel e, geralmente, eles querem fazer uma garantia estendida e eu falo: ‘Não. Eu vivo só o presente’. Eu nunca compro uma garantia estendida”, explica.

Chegando à empresa, a vereadora comentou a dificuldade no atendimento. “Quando eu cheguei, como essa empresa não conhecemos o gerente. Não é você chegar na empresa nossa, daqui de Irati, que você conhece o proprietário, o gerente. Nessa empresa, você só conversa mesmo com os vendedores. E eu falei que eu queria falar com o gerente. O rapaz me falou que eu não podia, que ele poderia resolver a minha situação. Eu falei que eu queria pagar o que eu realmente devia. Eu falei, eu quero um extrato da fatura do meu cartão”, conta.

A vereadora conta que conseguiu atendimento apenas depois de ligar para uma central de fora de Irati. “Eles me passaram o número de uma pessoa de fora. Eu novamente, expliquei a situação e falei que eu queria pagar a minha fatura e quatro dias de atraso no cartão. Para minha surpresa foram descontados do meu cartão R$ 149”, disse.

Para Vera, o atendimento não foi o ideal para os consumidores. “Hoje é tão bom você chegar nas nossas lojas, que seu digo nossas porque são pessoas que convivemos, mas estamos dando espaço para redes grandes que não está dando o total respeito que merecemos como contribuinte e como morador de Irati”, explica.

A vereadora conta que ainda não entrou com um processo no Procon, mas deve denunciar a empresa. “O que eu quero ainda é ser ressarcida de todos esses anos que eu sou cliente nessa loja e que porventura, eles também estão me descontando há anos esse valor e eu não sabemos. Não sou só eu, porque a pessoa tem mania de chegar no balcão e falar: entrega o documento, eles dizem o valor, você paga e fica por isso”, conta.

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Orientação – O técnico do Procon de Irati, Guilherme Fillus, explica que as lojas que possuem cartão de crédito podem cobrar alguma taxa, mas ela não pode ser abusiva. “Existe a cobrança de taxa de cartão de crédito, mas não pode ser uma taxa abusiva também. O cartão de crédito cobra uma taxa ou fornecedor, a empresa pode repassar para o consumidor essa taxa, mas não pode ser nada exorbitante, tem que ser dentro dos limites”, conta.

Para as compras de fim de ano, o técnico orienta que os consumidores estejam atentos às promoções. “O Procon de Irati sempre orienta os consumidores a prestar atenção nos preços antes e após a Black Friday para ver se compensa realmente gastar. Se vai comprar, presta atenção nas formas de pagamento e condições de pagamento, parcelamento pelo cartão de crédito, parcelamento no carnê, parcelamento em boleto ou pagamento à vista. No pagamento à vista, sempre orientamos, tem aquele chorinho, o descontinho. Se você vai pagar à vista, pede desconto. Vai comprar pelo cartão de crédito, presta atenção nas condições de juro porque o parcelamento pela financeira, pelo cartão de crédito, ele gera juro normal. Só que é um juro que não pode ser abusivo”, explica.

No caso de juro abusivo no cartão, é preciso entrar em contato com o Procon. “Se você viu que tem juro abusivo, constatou, entre em contato com o Procon de Irati, vamos fazer o registro da tua reclamação e vai encaminhar a notificação para a empresa para que esse juro seja averiguado”, conta.

Quem se sentir lesado com alguma cobrança indevida, pode entrar em contato com o Procon de Irati. A sede está localizada na rua Doutor Corrêa, nº 115, centro de Irati. O horário de atendimento é das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. Em dias do jogo do Brasil na Copa do Mundo, o horário é reduzido.

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