Inscrições para PSS da Secretaria de Estado da Educação estão abertas até dia 7 de dezembro

Processo Seletivo Simplificado (PSS) contratará professores para atuar na rede estadual do Paraná; vagas incluem…

29 de novembro de 2022 às 11h35m

Processo Seletivo Simplificado (PSS) contratará professores para atuar na rede estadual do Paraná; vagas incluem profissionais para cursos técnicos que não possuem licenciatura/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rose Harmuch

Lisa Marie Czelusniak e Cristiane Jacumasso Gil, funcionárias do NRE de Irati. Foto: João Geraldo Mitz

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) aberto para o Governo do Estado. A previsão é que o edital contrate no mínimo 200 profissionais em 32 Núcleos Regionais de Educação para atuar durante o próximo ano letivo. As inscrições terminam no dia 7 de dezembro.

O edital seleciona professores e profissionais para atuar como tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (TILS), professor para atuar na Educação Profissional, professor e professor pedagogo para atuar em Escolas Itinerantes, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, professor para atuar em Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) e professor para atuar no Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (Dancep).

O processo seletivo neste ano tem novidades. “Esse edital tem um diferencial. Por ser um edital em caráter de emergência, para suprir a necessidade de demanda de professores que precisamos para Educação Profissional, para os cursos técnicos e formação de docentes, é um edital sem taxa de inscrição. Não é necessário fazer o vídeo e não é necessário também a prova, que no outro edital anterior, do outro semestre, nós tivemos”, conta a técnica de educação profissional do NRE de Irati, Lisa Marie Czelusniak.

Também podem participar pessoas que não possuem licenciatura. “O próprio estudante que está concluindo a graduação, já pode se inscrever. Ele tendo a graduação recentemente, ele já pode se inscrever. Na Educação Profissional, não precisa ser licenciatura. O bacharel também pode se inscrever para dar aulas nos nossos cursos técnicos”, explica embaixadora dos cursos técnicos, Cristiane Jacumasso Gil.

Na região de Irati, a maior necessidade está em preencher vagas para professores em cursos técnicos. “Temos bastante cursos. Aqui em Irati tem Desenvolvimento de Sistemas, tem a Administração, Agronegócio, Enfermagem, Estética, Segurança do Trabalho, Florestas. Vários cursos que precisam desses professores técnicos. Às vezes, fica um pouco esquecido que o professor não precisa ter a licenciatura na Educação Profissional. Ele pode ser um professor de sala de aula, quem está se formando em veterinária, administração, na área de informática, isso abrange várias áreas também”, disse Cristiane.

Só pode dar aula para os cursos técnicos quem possuir um diploma de nível superior. “Na Educação Profissional, vão ser os bacharéis, tecnólogos. Não é o curso técnico. Muitas pessoas confundem. ‘Eu sou técnico, posso ser docente?’. Não. Tem que ser tecnólogo, que é nível de terceiro grau, superior e também pedagogos para a formação de docentes”, explica Lisa.

Além disso, cada cargo poderá ser preenchido por profissionais de diferentes cursos. “Dentro de um curso são vários profissionais de diferentes formações e habilitações que podem estar participando daquele curso. Por exemplo, o curso Técnico em Administração. Pode ser na área de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Psicologia. Então, depende muito da disciplina que vai ter dentro do curso”, conta Lisa.

O aumento de vagas na área de cursos técnicos é resultado da implementação do Novo Ensino Médio e do programa de expansão de cursos técnicos. “Com o programa de expansão da Educação Profissional pelo Governo do Estado, então abriu muitos cursos técnicos novos e formação de docentes, que a intenção é que todos os municípios e colégios de Ensino Médio tenham essa possibilidade de o aluno ter a chance de sair com a formação de nível médio e mais a formação profissional”, explica Lisa.

As vagas para professores são de até 40 horas semanais, mas no caso dos cursos técnicos, os profissionais também podem verificar a disponibilidade de uma vaga à noite. “Um profissional que trabalha de dia e à noite ele pode estar trabalhando nos cursos subsequentes. Ou algum dia que ele também tem alguma vaga, algum horário sobrando, pode pegar também a aula de dia”, disse Lisa.
No caso das vagas para professores para atuar em Escolas Itinerantes, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, é preciso que o profissional seja da Pedagogia ou licenciatura. “Nessa área dos quilombolas, dos indígenas, tem que ver a habilitação que é necessário, porque são para vários componentes”, explica Lisa.

A inscrição é feita por meio do site www.pss.pr.gov.br, onde é feito um cadastro com dados pessoais e a indicação para qual área ela quer se inscrever. “Pode se inscrever para dois municípios e para várias áreas em cada município. Na dúvida, se inscreve para mais uma área, para não perder a inscrição”, disse Cristiane.

O edital nº 70, com todas as informações das vagas e requisitos, está disponível no site www.educacao.pr.gov.br/pss. É importante ler o edital completo antes de fazer a inscrição.

A entrega da documentação ocorre após um determinado tempo. “Vai ter um outro momento em que vai ter a entrega desses títulos, dessa titulação. Vai ser depois convocado pelo site do Núcleo Regional de Educação, vai ter uma data própria para isso. Apresentando os documentos, estando tudo de acordo, já tem a distribuição de aulas. Mas isso tudo são datas posteriores. Ainda vem outras resoluções e orientações”, conta Lisa.

Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?

Matrículas abertas – Ainda há vagas remanescentes para os cursos técnicos subsequentes na rede estadual. Os cursos subsequentes são os cursos técnicos para quem já terminou o Ensino Médio. Todos os cursos técnicos oferecidos nos colégios da rede estadual são gratuitos.

Há vagas remanescentes nos cursos de Administração, Floresta, Agronegócio e Segurança do Trabalho. O curso técnico subsequente de Administração é realizado no Colégio Antônio Xavier, no período da noite e tem duração de um ano e meio. Os cursos técnicos subsequentes de Agronegócio e Segurança do Trabalho ocorrem no Colégio Florestal, à noite e também com duração de um ano e meio. Ainda no Colégio Florestal, há vagas para o curso de Floresta, que tem a duração de um ano.

As inscrições são realizadas nos próprios colégios e é preciso levar documentos pessoais, como RG e CPF, além de uma conta de água ou luz e o histórico escolar do Ensino Médio. Como são vagas remanescentes, não há classificação e quem se inscreve já garante vaga para o próximo ano.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.