Fazem o bem sem olhar a quem. Com esse lema, a Ordem Franciscana Secular e a AABB de Irati organizaram a 12ª edição do Futebol 7 Solidário no sábado, 18. Cada atleta doou cinco quilos de alimentos, que serão destinadas para os franciscanos e pastoral social do Clube de Mães da Capela São Francisco. No total, 45 atletas participaram dos dois jogos amistosos na AABB.
No primeiro jogo, o time da AABB venceu a Jufra, por 7 a 6. Já no segundo confronto, o combinado Jufra/AABB perdeu para a equipe do bairro Canisianas, por 8 a 5. Na primeira partida, o artilheiro foi Osmari Junior com cinco gols. Já William Borges e Matheus Kava marcaram três vezes cada um. No segundo confronto, o destaque foi o jovem Kenedy Silva, que fez seis gols para as Canisianas. Os destaques dos jogos receberam prêmios da Loja Zanoni e da Ordem Franciscana. Os goleiros menos vazados também foram contemplados com prêmios, como acessórios esportivos e varas de pesca.
No domingo, 19, outro amistoso solidário foi realizado no Seminário Mãe de Deus entre torcedores do Palmeiras e Corinthians. Somente no dia deste evento solidário foram arrecadados 100 quilos de alimentos para o Seminário, que é comandado pelo Padre Hélio Guimarães. As equipes foram dirigidas por Arlindo de Souza (Carazinho) (representando o Corinthians) e José Zarpellon (Palmeiras). A partida terminou empatada em 1 a 1, com gols de Amador Vidal Filho (Amadorzinho) para o Palmeiras e Vaquinha para o Corinthians.
“Parabéns a todos os atletas pela dedicação e respeito entre os colegas e amigos. Foi um show de solidariedade por parte de todos. Jogando bola, esses atletas ajudaram as famílias que mais precisam, com suas doações de alimentos e brinquedos. Agradecemos ao padre Hélio Guimarães, reitor do Seminário, por ceder espaço esportivo do seminário para esse evento de fim de ano”, disse um dos organizadores dos amistosos solidários, Vanderlei Kawa, que é coordenador do Conselho Pastoral da Capela São Francisco e também diretor social da AABB de Irati.
Segundo Vanderlei, a arrecadação de alimentos do futebol solidário da AABB superou os 300 quilos, pois também contou com a colaboração dos departamentos social e esportivo da AABB junto com a pastoral social da Capela São Francisco, zeladoras das capelinhas e franciscanos.