Movimentação em prol da duplicação continua, apesar das chuvas
Da redação, com informações de Paulo Secco
Os problemas ocasionados pelas chuvas não impediram que o movimento em prol da duplicação da BR 277 tivesse continuidade. A despeito das goteiras na sede do legislativo iratiense, a reunião, agendada na semana passada, aconteceu ontem (26) à tarde, na Câmara Municipal. O encontro reuniu vereadores e lideranças da comunidade preocupados em elaborar um ofício pela duplicação para ser entregue ao governador Orlando Pessuti durante a Escola de Governo Escolinha- que acontecerá no dia 29, na cidade de Ponta Grossa.
Estavam presentes Laudelino Antônio Filipus (PSDB), Marcelo Rodrigues (PP), Sidnei Jorge (PSDB), Vilson Menon (PMDB) e Enezito Rupel representando a Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP. Não houve comparecimento de representante pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Irati – ACIAI e a ausência do engenheiro chefe do 15º distrito do Departamento de Estradas de Rodagem DER, Dr. Pedro Binsfield, foi justificada devido ao problema ocasionado pelas chuvas na estrada de Imbituva.
O repórter da Rádio Najuá, Paulo Secco, participou da reunião e também contribuiu com informações. Dentre os fatos citados para justificar o pedido de duplicação está o grande número de veículos que transitam pela rodovia – 4.200 veículos passam por dia na BR 277, entre o trecho de Palmeiras e Relógio. A importância da rodovia como corredor de exportação na rota do Mercosul é um forte argumento que também foi utilizado para fundamentar o conteúdo.
A câmara de Irati, que anteriormente havia estabelecido contato com as câmaras das outras cidades do Centro-Sul, recebeu moções de apoio que serão anexadas ao documento. Também a FIEP, ACIAI e Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná – AMCESPAR se comprometeram em elaborar um oficio, com base no documento principal, dizendo da importância da duplicação e também do desenvolvimento que ela vai proporcionar a região.
No documento que vai ser entregue ao governador consta que a reivindicação de Ponta Grossa para a duplicação da BR 373 é legítima e os municípios do Centro-Sul não se opõe a ela, porém a situação exposta demonstra que a prioridade no momento seria duplicar a BR 277.
Caravana de Irati
Todos os presentes confirmaram presença na Escolinha do Interior. Devido à proximidade com o governador pela ligação partidária, Vilson Menon foi eleito o porta voz do movimento. A presença do prefeito Sérgio Stoklos também está sendo esperada, porém devido a problemas familiares, ainda não foi confirmada. Na última reunião da Câmara, o presidente Sidnei Jorge havia comentado da disponibilidade de estar fretando um ônibus ou uma van para transportar o grupo de pessoas até Ponta Grossa.