As principais obras executadas pela concessionária foram a construção do novo trevo de acesso à cidade de Irati e os reparos em cinco pontes localizadas entre os municípios de Irati e Palmeira
Rodrigo Zub com fotos Caminhos do PR
Novo trevo de acesso a Irati
Desde o ano passado, a concessionária Caminhos do Paraná tem realizado diversas melhorias nos cerca de 405,8 km que a empresa administra. Na região centro-sul, mais especificamente na BR-277, uma das quatro rodovias sob sua responsabilidade recentemente foi construído o novo trevo de acesso a cidade e também foram feitos reparos em cinco pontes localizadas entre os municípios de Irati e Palmeira.
Segundo o assessor de imprensa da Caminhos do Paraná, Jefferson Dittrich, o processo de alargamento e reforço estrutural nas pontes dos Rios Imbituvinha, Imbituvão, Anta Magra, Rio das Almas e Xaxim está praticamente finalizado.
Ponte Rio imbituvão
“Entre as obras executadas, foram construídas novas vigas e substituídos e reforçados alguns pilares. Tudo para que estas pontes possam suportar a quantidade de tráfego e peso maior. Já o alargamento consiste em colocar acostamento nas pontes, aumentando assim a segurança e a trafegabilidade sobre estes locais, explica Dittrich.
Já em relação ao trevo de acesso a Irati, principal via de acesso à cidade, localizado no entroncamento das rodovias BR-277 e BR-153 com a Avenida Virgílio Moreira, Dittrich diz que a obra do ponto de vista contratual da concessionária já está concluída, desde o dia 22 de dezembro quando o tráfego foi liberado. Por esse motivo, nenhuma inauguração formal ou uma solenidade será feita. No final do ano passado existia a possibilidade de uma inauguração formal, mas como era um período crítico, final de ano passado achamos melhor cancelar. Agora não haverá nenhuma solenidade, até porque não existe a necessidade já que o trevo já funciona a quase dois meses, conta.
De acordo com Dittrich as melhorias realizadas no trevo foram a colocação de gramíneas, drenagem, sinalização e construções da obra de arte em si, que é a parte de concreto do viaduto e dos aterros, que fez com que o nível da rodovia fosse elevado. Outras obras que foram realizadas foram a colocação de alças de acesso de aceleração e desaceleração, instalação de duas rotatórias, uma de cada lado da obra de arte, para facilitar e organizar o trânsito, ou seja, para quem vem de Imbituva e quem está entrando Curitiba sentido Irati por exemplo, vai ter uma rotatória para poder organizar para ver qual usuário tem a preferência no tráfego, diz Dittrich.
Para o assessor, o objetivo desta medida foi eliminar o cruzamento em nível, já que no sistema antigo havia um trevo do tipo rotatória aberta pelo qual passavam os veículos pelo centro dessa rotatória em ambos os sentidos de tráfego.
Necessariamente quem vinha de Curitiba e precisava entrar em Irati ou sair de Irati em direção a Guarapuava precisa obrigatoriamente cruzar os dois sentidos de tráfego. Por isso, eventualmente aconteciam alguns acidentes, então para eliminar essa possibilidade de contato entre os veículos foi deslocado o nível, ou seja, uma das pistas passa por cima e a outra por baixo, afirma.
Obras previstas para 2011
Dittrich ainda comentou durante a entrevista sobre as outras obras que estão na pauta da concessionária para o ano de 2011. Segundo ele, neste ano será realizado um processo de restauração na BR-277, entre os quilômetros 263 e 280, trecho entre Irati e Prudentopólis, que inclui pavimentação, drenagem e estabilização.
Além disso, será feito o reforço estrutural e alargamento de três pontes (Rios dos cochos, Ponte Alta e Rio dos Patos) todos localizados na BR-277 entre os municípios de Irati e Prudentópolis. Próximo de Irati também teremos obras no perímetro urbano de Guarapuava, em torno de 1,3km que serão duplicados. Além disso, teremos o início das obras de duplicação do trecho entre Guarapuava e o trevo do relógio e a implantação de aproximadamente 3,5km de terceiras faixas na serra da esperança, conta Dittrich.
De acordo com ele, tanto a duplicação do perímetro urbano de Guarapuava como a implantação de terceiras faixas na serra da esperança servem para ampliar a capacidade de tráfego da rodovia, o que significa que mais veículos poderão trafegar simultaneamente na rodovia. Porque a terceira faixa possibilita que veículos leves e caminhões tenham uma harmonia maior no tráfego. Claro que tem a ver também com o escoamento da safra, circulação de caminhões que tem aumentando, por isso é necessário implantação dessas terceiras faixas, confirma.