Criação do museu de Irati volta à discussão

Jussara Harmuch Bendhack O vereador Rafael Felipe Lucas (PSB) levantou novamente a discussão em torno…

06 de abril de 2011 às 09h32m

Jussara Harmuch Bendhack

O vereador Rafael Felipe Lucas (PSB) levantou novamente a discussão em torno da criação do Museu de Irati. Durante a sessão da última segunda-feira (4), ele relembrou que solicitou através de requerimento ao executivo em 2010, a criação do museu. Posteriormente, depois da constatação da existência de uma lei anterior que já havia instituído o museu em 1980 – Decreto 5/80, retificou o requerimento para pedir o restabelecimento da lei.

© Site da Prefeitura de Irati

Fachada da Casa da Cultura
Rafael falou dos esforços para viabilizar o museu. Contou que pediu ajuda ao Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM para interceder na liberação de recursos. Em resposta o Instituto recomendou que o vereador incentivasse a população a colaborar com a doação de objetos e promovesse a visitação ao local que hoje abriga peças e exposições na cidade. Diante da recomendação, Rafael fez um apelo para os cidadãos conhecerem o “começo de museu” que está abrigado na Casa da Cultura a fim de com isso conseguir investimentos federais futuros. “Quanto mais visitas, mais capacita o município a tentar, no futuro, ter investimentos do governo federal no município,” disse o vereador.
Hoje existe um trabalho de revitalização na Casa da Cultura, explica o responsável pelo setor de Patrimônio Histórico, José Maria Grácia de Araújo. “Criamos espaços diferenciados para exposições temáticas. A visitação tem aumentado a cada ano. No ano passado, com a exposição da Rosa Cruz sobre o Egito Antigo, tivemos mais de mil visitas”. No entanto, o registro das visitas é restrito a Casa da Cultura, não há encaminhamento a outro órgão. “O registro talvez não chegue até as autoridades, ficam restritos, a não ser que seja estabelecido um intercâmbio,” disse.

Perguntado sobre a legislação, Araújo tem conhecimento que desde 1957 já existe uma regulamentação do legislativo. “O que falta não é a lei, mas o apoio”, desabafa.

Capacitação pessoal

Hoje na Casa da Cultura trabalham 4 funcionários, um deles possui pós-graduação na área. O próprio Araújo dá expediente no local e mais dois outros funcionários antigos que, segundo o que informa, estão familiarizados com o acervo.

Serviço:

A Casa da Cultura fica na Rua XV de Julho, 329.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.