Stoklos é homenageado pela PM do Paraná

Assessoria da Prefeitura de Irati © Assessoria da Prefeitura de Irati Stoklos recebendo a medalha…

18 de maio de 2011 às 13h21m

Assessoria da Prefeitura de Irati

© Assessoria da Prefeitura de Irati

Stoklos recebendo a medalha que leva o nome do Patrono da PM-PR, Coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento
O prefeito de Irati, Sergio Stoklos, recebeu na manhã de terça-feira (17), uma medalha que leva o nome do Patrono da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), Coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento. A homenagem foi realizada na sede do 1º Batalhão da PM, em Ponta Grossa, e contou com a presença de diversas autoridades locais e regionais.

De acordo com o comandante da 8ª Companhia Independente da PM, Major Renato dos Santos Taborda, a medalha é entregue a pessoas que se destacam no apoio a segurança pública do estado do Paraná.

A solenidade é realizada todos os anos. Além de Stoklos, receberam medalhas o comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, General José Luiz Dias Freitas, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes,  e o prefeito de Castro e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Moacyr Fadel.

O prefeito de Irati disse se sentir honrado em receber a medalha e agradeceu ao Major Taborda pela indicação de seu nome. “Quero dividir essa importante homenagem com toda a população. Agradeço ao comando da Companhia e a todo o seu efetivo pelo trabalho exemplar que desenvolvem no nosso município”, comenta.

Stoklos, na oportunidade, também falou sobre o apoio que o município continuará dando a PM, inclusive com o anúncio, em breve, do terreno que será doado pela prefeitura para a instituição. “Continuaremos com a parceria que tem trazido bons resultados. A polícia tem trabalhado de forma efetiva e inteligente, combatendo a criminalidade e proporcionando mais segurança para a população de Irati e região”.   

O comandante do 4º Comando Regional da PM, que tem sede em Ponta Grossa, Tenente-Coronel Marco Aurélio Czerwonka, também ressaltou a importância do trabalho conjunto entre o município e a polícia. “O prefeito Sergio Stoklos é nosso parceiro há anos e continua nos ajudando. Logo entregaremos oficialmente a 8ª Companhia Independente, que está em fase de estruturação”. Czerwonka disse que em poucos dias virá até Irati para fazer a entrega de uma viatura para a Patrulha Rural Comunitária, que será reativada no município.

O Major Taborda contou que a Companhia Independente está ampliando a sua estrutura física e que o efetivo de policiais já foi aumentado. “Os resultados a população tem testemunhado todos os dias com a ação efetiva da PM em Irati e na região”. Ele também falou sobre a parceria das prefeituras da região, que colaboram com o desenvolvimento dos trabalhos dos policiais.

© Assessoria da Prefeitura de Irati

Cabo Beloto
Do efetivo da 8ª Companhia Independente foi homenageado o Cabo Beloto, que recebeu uma medalha de honra ao mérito pelos bons serviços prestados a comunidade. Segundo Taborda, no próximo ano o evento será realizado em Irati.

Patrono

O Dia do Patrono foi instituído para marcar o dia do nascimento do coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento, que neste ano comemoraria 129 anos. Foi escolhido patrono da corporação militar do Paraná por defender com bravura os interesses do Estado em importantes batalhas, como a Campanha do Contestado, em 1912, e comandar as tropas paranaenses na Revolução de 1924.

Nascido no Ceará em 1882, Sarmento ingressou no Regimento de Segurança do Paraná no ano de 1907. O patrono é reconhecido na Polícia Militar pela dedicação absoluta ao trabalho e o sentimento de amor à causa pública. Ele faleceu no dia 21 de abril de 1934.

© Assessoria Prefeitura de Irati

Homenageados da esquerda para direita: Freitas, João Carlos Gomes, Moacyr Fadel e Sérgio Stoklos

Sugestão de correção

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.