Assessora de Arns garante que reforma de colégio reboucense sairá do papel

Rosecler Maria Dalpiere realizou uma visita técnica no colégio Júlio César. Objetivo foi verificar as…

24 de maio de 2012 às 12h24m

Rosecler Maria Dalpiere realizou uma visita técnica no colégio Júlio César. Objetivo foi verificar as condições da instituição de ensino reboucense que apresenta sérios problemas em sua estrutura
Rodrigo Zub, com reportagem de Clayton Burgath

© Clayton Burgath

Mobilização realizada no início do mês pede para que colégio seja reformado para garantir segurança dos alunos e professores
A manifestação do grêmio estudantil do Colégio Estadual Júlio Cesar surtiu efeito. O manifesto pedindo para que o governo estadual providencie as reformas do colégio chegou ao conhecimento do secretário de educação, Flávio Arns. Sensibilizado o vice-governador enviou sua assessora de gabinete, Rosecler Maria Dalpiere, para realizar uma visita técnica na última sexta-feira, 18. O objetivo foi verificar as condições da instituição de ensino reboucense que apresenta sérios problemas em sua estrutura.

Manifestação

Cansados de ver a falta de soluções por parte das autoridades, os alunos do Colégio Estadual Professor Júlio Cesar, liderados pelo grêmio estudantil, resolveram arregaçar as mangas e ir à luta. No dia 8 de maio eles realizaram um manifesto através de uma passeata pelas principais ruas de Rebouças.

Ao som de apitos e vestidos de preto, os estudantes exibiram faixas e cartazes retratando a realidade do colégio. Um deles exibia o sentimento comum de pais, alunos e professores. “Sendo educação prioridade, não podemos deixar nosso colégio cair”, dizia uma das mensagens.

Confira a matéria completa

Em sua primeira avaliação, Rosecler disse que o colégio necessita de um olhar diferenciado. Ela cita o fato que a situação precária do colégio causa mal estar tanto para alunos como para professores, que podem perder o estímulo para frequentar o local. “O secretário sendo uma pessoa extremamente comprometida com a educação ele vai com certeza dar essa atendimento a escola”, garantiu Rosecler.

Custos

A assessora afirmou que não sabe os motivos que levaram o governo estadual a reduzir pela metade o valor que será investido na reforma do colégio. Em 2009 uma planilha previa investimentos na ordem de R$ 740 mil.

“A planilha de 2009 estava com o valor bem significativo. Foi pedido para fazer um novo orçamento. O Flávio [Arns] ainda não deu sua posição sobre o que será feito. Por isso, ele pediu para que eu viesse porque nesse momento eu sou os olhos dele. A partir disso vai ser tomada uma decisão para atender a comunidade independente dos custos”, revela.

Segurança

© Clayton Burgath

Assoalho do colégio está bastante danificado
Um incidente como um dos alunos teria motivado o vice- governador a atender a comunidade e enviar a assessora para verificar a viabilidade da obra. “A foto que sensibilizou o secretário [Flávio Arns] foi de um menino que caiu numa sala e ficou com a perna presa. Ela só foi retirada depois que cerraram o assoalho”, conta.

© Clayton Burgath

Molinari ( à direita) acredita que governo irá providenciar a reforma do colégio
O diretor do Colégio, Weslei Molinari, afirma que a mobilização dos alunos deu resultado. Segundo ele, a esperança permanece grande de que as obras de revitalização tenham início ainda em 2012. “Por fotos muitas vezes não dá para ver a real dimensão do problema. Acreditamos que com esta visita o secretário [Flávio Arns] nos ajude porque a assessora irá mostrar a situação do colégio”, analisa Molinari.

No momento, os setores mais afetados do Colégio, são a estrutura elétrica, telhado, banheiros e principalmente as salas de aulas.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.