Depois de três anos, Irati registra primeira morte em decorrência da Gripe A

Paciente, de 55 anos, que não teve o nome divulgado, permaneceu internado durante nove dias…

12 de julho de 2012 às 12h28m
Paciente, de 55 anos, que não teve o nome divulgado, permaneceu internado durante nove dias na Santa de Casa de Irati, mas não resistiu e faleceu na quarta-feira, 11
Da Redação
© Ilustração
Em 2009 três pessoas morreram em função da Gripe A em Irati
Irati registrou a primeira morte em decorrência da Gripe A- H1N1. O paciente, de 55 anos, que não teve o nome divulgado, permaneceu internado durante nove dias na Santa de Casa de Irati, mas não resistiu e faleceu na quarta-feira, 11. A informação foi confirmada pelo setor de enfermagem da casa hospitalar e também pelo departamento de vigilância epidemiológica da secretária de Saúde de Irati. Lembrando que este foi o primeiro óbito em função do vírus desde 2009 no município.
Casos no PR
Na segunda-feira, 9, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou o último boletim semanal com os dados sobre a Gripe A no Paraná. Ao todo, foram confirmados 588 casos de contaminação. Com a morte registrada em Irati, na quarta-feira, 11, já são 15 óbitos em decorrência da doença. As mortes foram registradas a partir de março nos municípios de São José dos Pinhais, Curitiba, Irati, Ponta Grossa, São Mateus do Sul, Astorga, Apucarana, Cornélio Procópio, Tibagi, Capitão Leônidas Marques  e Siqueira Campos. Somente no mês de junho foram onze óbitos.
Entre os casos notificados, Curitiba teve o maior registro de pessoas contaminadas em todo o Estado (112), seguido de Ponta Grossa (48), Pato Branco (46), Foz do Iguaçu (44) e Campo Mourão (20). A faixa etária entre 20 e 49 anos concentra 240 casos e nove mortes.Os representantes dos dois órgãos fazem questão de enfatizar que a população não deve entrar em pânico, pois não há nenhum outro registro de contaminação pelo vírus em Irati. Nos outros municípios atendidos pela 4ª regional foram notificados oito casos em Imbituva e dois em Rio Azul, até o momento.
A enfermeira chefe do setor de epidemiologia, Andréia da Silva, lembra que o governo estadual já disponibilizou dozes extras da vacina contra a gripe para os grupos de risco: crianças de 6 meses a 2 anos; gestantes; idosos e profissionais de saúde, e também as crianças com menos de 5 anos das creches da região.
Além da vacinação, os hospitais, assim como os médicos da região, já foram orientados e estão preparados para atender pacientes suspeitos. A Secretária de Saúde da cidade recebeu recentemente o medicamento Tamiflu, para auxiliar no combate da doença.
A gerente do setor de enfermagem da Santa Casa, Cristina Maria Schvaidak, afirma que o melhor método de prevenção contra o vírus é manter as medidas de higiene pessoal. Lavar as mãos, evitar lugares fechados, não compartilhar copos e talheres, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar nos olhos, boca e nariz com as mãos entre outros.
Vale ressaltar que desde o início do ano 14 casos suspeitos de Gripe A foram notificados em Irati. No entanto, somente um deles- justamente o que resultou na morte de um homem, de 55 anos, na quarta-feira, 11-, foi confirmado até agora.  No ano passado 21 casos foram notificados, mas nenhum deles foi confirmado. Em 2009, no auge da epidemia do vírus H1N1, mais de 200 casos de Gripe A foram registrados em Irati, que resultaram na morte de três pessoas.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.